Buscar

Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo. "A manufatura padrão na transição do artesanato para a manufatura é a têxtil. É ...

Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo.
"A manufatura padrão na transição do artesanato para a manufatura é a têxtil. É nesse setor de produção que ocorreram as transformações mais significativas. A produção baseada na cooperação desaparece quando se instalam as manufaturas nas cidades européias e são elas que responderão pela separação entre capital e trabalho, acelerando a divisão do trabalho complexo nas grandes indústrias no capitalismo".
(C.R. Oliveira, 95)


a) Sem dúvida a divisão do trabalho e a produção de mercadorias são fundamentais para explicar o papel das manufaturas na transição mesmo se vários fatores são imbricados sem poder dizer que um é dominante.
b) A partir do século XVI o trabalho artesanal começa a modificar-se. O aumento da demanda exige a expansão das oficinas e a melhoria qualitativa dos tecidos – o algodão e a seda convivem com a lã. Neste momento, altera-se a condição do trabalhador.
c) A transição do artesanato para a manufatura significou a urbanização da produção de mercadorias. As oficinas expandem-se e instalam-se nos subúrbios das cidades, livrando-se gradativamente das regulamentações feudais.
d) A lógica das corporações era suficientemente sólida para se adaptar com agilidade às novas condições da economia européia de então. Mesmo reagindo contra a divisão do trabalho, as corporações sobreviveram diante da nova realidade econômica.
e) A divisão do trabalho é organizada para atender ao aumento da demanda com maior produtividade. Nesses casos, a divisão profissional do trabalho é substituída pela divisão técnica do trabalho.

Essa pergunta também está no material:

Prova_A2_MTB98
21 pág.

Concursos Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa falsa que pode decorrer da reflexão apresentada é a letra d) "A lógica das corporações era suficientemente sólida para se adaptar com agilidade às novas condições da economia europeia de então. Mesmo reagindo contra a divisão do trabalho, as corporações sobreviveram diante da nova realidade econômica." Isso porque a reflexão menciona que as manufaturas nas cidades europeias responderam pela separação entre capital e trabalho, acelerando a divisão do trabalho complexo nas grandes indústrias no capitalismo, o que indica que as corporações não conseguiram se adaptar com agilidade às novas condições econômicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina