Buscar

Sobre competência tributária podemos afirmar que: I - competência tributária: é a repartição do poder de tributar, constitucionalmente atribuído a...

Sobre competência tributária podemos afirmar que:

I - competência tributária: é a repartição do poder de tributar, constitucionalmente atribuído aos diversos entes públicos, de modo que cada um tenha o poder de instituir e arrecadar os tributos de sua exclusiva responsabilidade; envolve o poder de fiscalizar e cobrar tributos, e o de legislar a respeito, não tem competência o ente público desprovido de poder de legislar.
II - Poder de tributar: aptidão para ser titular do pólo ativo da obrigação, vale dizer, para figurar como credor na relação jurídica tributária.
III - capacidade tributária é a atribuição legalmente conferida ao Estado, em caráter de exclusividade, para criar, aumentar, diminuir ou extinguir tributos, de forma a arrecadar recursos para a consecução de suas finalidades.
IV – A diferença entre parafiscalidade e sujeição ativa é: que na sujeição ativa auxiliar o órgão que delega a capacidade tributária recebe o valor arrecadado de volta, já na parafiscalidade, aquele que foi incumbido de cobrar fica com os valores.
a) Todas as alternativas estão corretas
b) Todas as alternativas estão incorretas
c) As alternativas I e II estão incorretas
d) As alternativas II e III estão incorretas
e) As alternativas III e IV estão incorretas
f) As alternativas I e IV estão incorretas
g) As alternativas II e IV estão incorretas

Essa pergunta também está no material:

3atividade78862
1 pág.

Direito Tributário I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Todas as alternativas estão corretas". Todas as afirmações apresentadas estão corretas em relação à competência tributária. A competência tributária é a repartição do poder de tributar entre os diversos entes públicos, envolvendo o poder de instituir, arrecadar, fiscalizar e legislar sobre tributos. O poder de tributar refere-se à aptidão para ser titular do polo ativo da obrigação tributária. A capacidade tributária é a atribuição legalmente conferida ao Estado para criar, aumentar, diminuir ou extinguir tributos. Quanto à diferença entre parafiscalidade e sujeição ativa, na sujeição ativa auxiliar o órgão que delega a capacidade tributária recebe o valor arrecadado de volta, enquanto na parafiscalidade, aquele que foi incumbido de cobrar fica com os valores.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais