Buscar

Sobre competência tributária podemos afirmar que: I - competência tributária: é a repartição do poder de tributar, constitucionalmente atribuído ao...

Sobre competência tributária podemos afirmar que:

I - competência tributária: é a repartição do poder de tributar, constitucionalmente atribuído aos diversos entes públicos, de modo que cada um tenha o poder de instituir e arrecadar os tributos de sua exclusiva responsabilidade; envolve o poder de fiscalizar e cobrar tributos, e o de legislar a respeito, não tem competência o ente público desprovido de poder de legislar.

II - Poder de tributar: aptidão para ser titular do pólo ativo da obrigação, vale dizer, para figurar como credor na relação jurídica tributá­ria.

III - capacidade tributária é a atribuição legalmente conferida ao Estado, em caráter de exclusividade, para criar, aumentar, diminuir ou extinguir tributos, de forma a arrecadar recursos para a consecução de suas finalidades.

IV – A diferença entre parafiscalidade e sujeição ativa é: que na sujeição ativa auxiliar o órgão que delega a capacidade tributária recebe o valor arrecadado de volta, já na parafiscalidade, aquele que foi incumbido de cobrar fica com os valores. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas afirmações apresentadas, podemos afirmar que: I - Competência tributária: é a repartição do poder de tributar, constitucionalmente atribuído aos diversos entes públicos, de modo que cada um tenha o poder de instituir e arrecadar os tributos de sua exclusiva responsabilidade; envolve o poder de fiscalizar e cobrar tributos, e o de legislar a respeito, não tem competência o ente público desprovido de poder de legislar. Essa afirmação está correta. II - Poder de tributar: aptidão para ser titular do pólo ativo da obrigação, vale dizer, para figurar como credor na relação jurídica tributária. Essa afirmação está correta. III - Capacidade tributária é a atribuição legalmente conferida ao Estado, em caráter de exclusividade, para criar, aumentar, diminuir ou extinguir tributos, de forma a arrecadar recursos para a consecução de suas finalidades. Essa afirmação está correta. IV - A diferença entre parafiscalidade e sujeição ativa é: que na sujeição ativa auxiliar o órgão que delega a capacidade tributária recebe o valor arrecadado de volta, já na parafiscalidade, aquele que foi incumbido de cobrar fica com os valores. Essa afirmação está incorreta. A diferença entre parafiscalidade e sujeição ativa não está corretamente descrita nessa afirmação. Portanto, as afirmações I, II e III estão corretas, enquanto a afirmação IV está incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais