Buscar

4) Existem no mundo da filosofia vários tipos de "dialética". Os mais famosos deles são a dialética socrática, a dialética hegeliana e a dialética ...

4)

Existem no mundo da filosofia vários tipos de "dialética". Os mais famosos deles são a dialética socrática, a dialética hegeliana e a dialética de Marx. Há elementos comuns entre eles? Certamente: nesses diferentes sentidos de dialética, em todos eles, há um processo de apresentação e de desvelamento da verdade. Assim, a dialética tem menos a ver com o processo famigerado de unificação e síntese de posições opostas e mais com o processo de auferição de uma verdade escondida por uma ilusão. Esse também é o sentido geral da Dialética transcendental kantiana: a exposição de uma ilusão que, no caso de Kant, produz o efeito positivo de deixar claros os limites da ciência.

 

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Devo poder passar do phaenomenon ao noumenon, ainda que este último seja incognoscível.

II. A pensabilidade da liberdade só se estabelece por causa da capacidade natural da razão de procurar as primeiras das causas.

III. O conceito de noumenon, remetendo a uma coisa “enquanto não é objeto de nossa intuição sensível” leva a razão, naturalmente, a ultrapassar os limites da experiência possível.

IV. A dialética transcendental, como uma lógica da ilusão, mostra os argumentos que levam a razão a se limitar à experiência sensível, pois não há uso metafísico que seja racional.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Selecione uma alternativa:

a)

II, III e IV, apenas.

b)

I, III e IV, apenas.

c)

I, II e III, apenas.

d)

I, II e IV, apenas.

e)

I, II, III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir das informações apresentadas, podemos analisar as afirmativas da seguinte forma: I. Devo poder passar do phaenomenon ao noumenon, ainda que este último seja incognoscível. II. A pensabilidade da liberdade só se estabelece por causa da capacidade natural da razão de procurar as primeiras das causas. III. O conceito de noumenon, remetendo a uma coisa “enquanto não é objeto de nossa intuição sensível” leva a razão, naturalmente, a ultrapassar os limites da experiência possível. IV. A dialética transcendental, como uma lógica da ilusão, mostra os argumentos que levam a razão a se limitar à experiência sensível, pois não há uso metafísico que seja racional. Analisando as afirmativas, podemos concluir que a alternativa correta é a letra d) I, II e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais