Buscar

A alteridade para Faustino Teixeira (2002), não deve ser uma dicotomia entre o ‘nós” e o “outro”. Para o autor, isso seria um etnocentrismo que no ...

A alteridade para Faustino Teixeira (2002), não deve ser uma dicotomia entre o ‘nós” e o “outro”. Para o autor, isso seria um etnocentrismo que no caso das religiões tem o perigo de criar a sensação de uma autossuficiência e muitas vezes a insensibilidade e incomunicabilidade com as outras crenças. A atitude etnocêntrica também leva a relativização da variedade cultural e religiosa pela deslegitimação e demonização de outras práticas que não as nossas. O esforço do ecumenismo é iniciado justamente com a superação desse entrave etnocêntrico para permitir a abertura dialogal com o diferente. Nesse sentido, marque a alternativa correta o que significa o processo de diálogo para Teixeira (2002): Escolha uma opção: a. Diálogo é um processo central é a ideia de alteridade, ou seja, a percepção da diferença que possibilita a distinção entre o “eu” e o “outro” através da qual a nossa própria identidade é construída. b. Diálogo é um processo que suscitar o medo ou a aversão para com o desconhecido. c. Diálogo é um processo construído ao longo do tempo com etapas de tolerância, coexistência, aprendizado com o diferente e, por fim, a promoção de ações em comum. Para isso, em primeiro lugar é necessário olhar a diversidade religiosa existente ao nosso redor. d. Diálogo é um processo é o reconhecimento do papel da religião enquanto importante espaço de produção de valores morais e identitários que contribui para formar a consciência de seus praticantes. e. Diálogo é um processo que passa pela diversidade, mas não reconhece a convicção religiosa do outro e não tomá-la como falsa.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que representa o significado do processo de diálogo para Teixeira (2002) é a opção c. Diálogo é um processo construído ao longo do tempo com etapas de tolerância, coexistência, aprendizado com o diferente e, por fim, a promoção de ações em comum. Para isso, em primeiro lugar é necessário olhar a diversidade religiosa existente ao nosso redor.

1
Dislike0
User badge image

Miguel Cristiane


Diálogo é um processo construído ao longo do tempo com etapas de tolerância, coexistência, aprendizado com o diferente e, por fim, a promoção de ações em comum. Para isso, em primeiro lugar é necessário olhar a diversidade religiosa existente ao nosso redor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais