Buscar

Os princípios da publicidade, da busca da verdade e da inadmissibilidade de provas ilícitas são outros três princípios do direito processual penal ...

Os princípios da publicidade, da busca da verdade e da inadmissibilidade de provas ilícitas são outros três princípios do direito processual penal que objetivam a garantia de direitos fundamentais dos acusados. Sobre esses direitos, analise as afirmações a seguir. I. O princípio da publicidade determina que todo processo deve ser público, permitindo o controle e a fiscalização dos atos e decisões do Poder Judiciário pela sociedade. Em razão de sua importância, mesmo em matéria penal, não é possível a determinação de sigilo dos autos. II. Na busca da verdade, muitos autores destacam a importância do papel ativo do magistrado, apesar da doutrina considerar, em geral, que a verdade absoluta e objetiva seja um ideal, não sendo possível a reprodução perfeita da "realidade plena dos fatos". III. A Constituição Federal e o Código de Processo Penal estabelecem expressamente que não são admissíveis no processo provas obtidas por meios ilícitos. Em razão da literalidade desses textos, a doutrina e a jurisprudência ratificam a impossibilidade absoluta de uso de provas ilícitas no processo penal. Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmação(ões) correta(s): Escolha uma opção: a. Afirmação III. b. Afirmações II e III. c. Afirmação II. d. Afirmações I e III. e. Afirmações I e II.

💡 5 Respostas

User badge image

Evelyn Tonon

A alternativa correta é:

b. Afirmações II e III.

Justificativa:

I. O princípio da publicidade, embora seja importante para a transparência e accountability do sistema de justiça, não é estritamente verdadeiro que o processo penal nunca possa ser sigiloso. Há casos em que o sigilo é permitido, como em situações que envolvem segredo de justiça para proteção de interesses da vítima, testemunhas ou do próprio acusado.

II. A afirmação está correta. O princípio da busca da verdade não significa necessariamente que o magistrado deve desempenhar um papel ativo na busca da verdade a qualquer custo. Pelo contrário, o magistrado deve agir como um árbitro imparcial, aplicando as regras do processo penal e assegurando que as provas sejam apresentadas e analisadas de acordo com o devido processo legal.

III. A afirmação está correta. Tanto a Constituição Federal quanto o Código de Processo Penal brasileiro estabelecem expressamente a inadmissibilidade de provas obtidas por meios ilícitos. No entanto, é importante ressaltar que a doutrina e a jurisprudência têm discutido sobre a possibilidade de flexibilização desse princípio em certos casos, como quando a exclusão da prova ilícita resultaria em impunidade.

Portanto, a alternativa correta é a b. Afirmações II e III.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d. Afirmações I e III.

0
Dislike1
User badge image

Lucas Vasconcelos

Afirmação II.

O princípio da publicidade tem um papel extremamente importante de permitir o controle e a fiscalização dos atos e decisões do Poder Judiciário por toda a sociedade. Porém, admite-se em caráter excepcional o sigilo do processo ou de atos processuais para a proteção da intimidade ou do interesse social de acesso à informação. A verdade absoluta, conceituada como aquela que corresponde exatamente ao que aconteceu faticamente, é um ideal que muitos autores destacam que deve ser perseguido no processo penal, apesar de considerarem que essa reprodução perfeita é impossível, pois envolve argumentos e a própria interpretação da provas produzidas, havendo, com isso, elementos subjetivos inerentes ao convencimento no processo penal. A Constituição Federal e o Código de Processo Penal rechaçam expressamente a admissibilidade de provas obtidas por meios ilícitos. Porém, por aplicação do princípio da proporcionalidade e observando, muitas vezes, a relevância das provas, em especial quando favorecem o réu, existem concepções doutrinárias e jurisprudenciais que defendem a admissibilidade da prova ilícita em casos específicos a partir da ponderação do direito a que se pretende preservar.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais