I – Os hotéis estância, que são lugares que frequentemente contratam profissionais da área de recreação, têm atividades que diferem de outras também realizadas em hotéis, porém inseridas em contextos diferentes – praia e campo. II – Os clubes também são um caminho para desenvolver aulas de recreação, sendo que os fins de semana e os períodos de férias são os momentos em que os profissionais da área são mais procurados. Bem como nos hotéis, o público presente já é sabido (faixa etária e quantidade), e por isso permite uma organização prévia das atividades que serão desenvolvidas. III – Pensando no período de férias, um outro caminho que pode ser seguido é o das atividades de recreação em academias e condomínios. Isso porque é um período que os pais querem continuar suas práticas e afazeres, e ao mesmo tempo colocar as crianças para se movimentar. IV – O contexto escolar também é onde a recreação se faz presente, e essas atividades podem ser realizadas em diferentes datas e momentos. Independente disso, as atividades devem ter como objetivo principal o desenvolvimento de aspectos psicomotores e culturais dos alunos. I, II, III e IV. I e III, apenas. II e IV, apenas. III e IV, apenas. I e IV, apenas.
Leia o texto a seguir: A realização da avaliação física é de suma importância para que o profissional responsável pelo programa de treinamento tenha ciência e possa comparar futuramente as medidas dos alunos. Porém, antes disso, é preciso um olhar atento para o aluno, no sentido de saber se ele apresenta algum tipo de sintoma, alguma limitação articular, e outros aspectos que influenciam diretamente no bom desenvolvimento do programa de treino. Quando um aluno ingressa num programa de atividade física, o primeiro passo que deve ser dado pelo profissional responsável por esse treinamento é a aplicação da anamnese, que é um questionário investigativo sobre o histórico do aluno. Correto! A alternativa está correta, pois a anamnese é entendida como um questionário investigativo sobre o histórico do aluno, contendo questões sobre sintomas, histórico familiar, a presença de patologias e possíveis fatores que possam acarretar doenças.
questionário investigativo para medidas antropométricas. questionário investigativo sobre o nível de atividade física dos indivíduos. questionário investigativo de composição corporal. questionário investigativo sobre as possíveis doenças e acometimentos dos indivíduos.
A alternativa está correta, pois apenas as afirmacoes I e III são verdadeiras. A afirmação I é verdadeira, porque para saber quais são as condições de treinamento do aluno, em relação a seus aspectos corporais, o profissional deve fazer uma avaliação física que mensure as medidas de circunferência e as dobras cutâneas – sendo que como parâmetro comparativo, esses testes devem ser repetidos no máximo a cada três meses. A afirmação III é verdadeira, pois pelo fato de o aluno estar a um certo tempo sem praticar qualquer tipo de modalidade, é necessário dar novamente os estímulos necessários para que capacidades como força e resistência sejam desenvolvidas; assim, considerando que o teste de 1RM mensura a capacidade de força máxima e de resistência muscular, ele deve ser utilizado como uma saída para a progressão de treino. A afirmação II é falsa, pois a mensuração das circunferências pode ser feita de quatro formas: maior circunferência, ponto pré-determinado, ponto médio e menor circunferência. Em relação a prevalência de gordura ou de massa corporal, esse seria um problema quando da avaliação com o adipômetro, que mensura as dobras cutâneas.