Leia o texto a seguir: Eduardo tem 18 anos de idade e ingressou na academia com o objetivo de ganhar massa muscular. Ele relatou, durante o primeiro contato com o Profissional de Educação Física, que já teve outras experiências com musculação, mas que não duraram muito, pois ele não observava resultados – fazendo com que ele desistisse dessa atividade. Porém, depois de 6 meses, ele decidiu voltar aos treinos, alinhar sua alimentação e seu sono, e enfim focar na sua meta que é a hipertrofiar. Considerando as informações apresentadas, avalie as seguintes afirmacoes: I – Para fazer uma programação de treino condizente com os objetivos de Eduardo, o profissional em questão deverá fazer testes avaliativos, especificamente, em relação as medidas de circunferência e dobras cutâneas. II – O profissional responsável pelo aluno, deverá considerar que as medidas de circunferência são realizadas na maior circunferência da região analisada – isso faz com que essa medida não seja tão fidedigna, pois essa região pode ter prevalência de gordura, e não de músculos. III – No caso de Eduardo, num primeiro momento não é necessário fazer uma avaliação neuromuscular a partir do teste de 1RM, isso porque ele vem de um período considerável sem nenhum tipo de treinamento. Esse tipo de teste seria utilizado para progressão de treino, quando as capacidades de força e de resistência já estão consideravelmente treinadas. É correto o que se afirma em:
Leia o texto a seguir: A realização da avaliação física é de suma importância para que o profissional responsável pelo programa de treinamento tenha ciência e possa comparar futuramente as medidas dos alunos. Porém, antes disso, é preciso um olhar atento para o aluno, no sentido de saber se ele apresenta algum tipo de sintoma, alguma limitação articular, e outros aspectos que influenciam diretamente no bom desenvolvimento do programa de treino. Quando um aluno ingressa num programa de atividade física, o primeiro passo que deve ser dado pelo profissional responsável por esse treinamento é a aplicação da anamnese, que é um questionário investigativo sobre o histórico do aluno. Correto! A alternativa está correta, pois a anamnese é entendida como um questionário investigativo sobre o histórico do aluno, contendo questões sobre sintomas, histórico familiar, a presença de patologias e possíveis fatores que possam acarretar doenças.
questionário investigativo para medidas antropométricas. questionário investigativo sobre o nível de atividade física dos indivíduos. questionário investigativo de composição corporal. questionário investigativo sobre as possíveis doenças e acometimentos dos indivíduos.
A alternativa está correta, pois apenas as afirmacoes I e III são verdadeiras. A afirmação I é verdadeira, porque para saber quais são as condições de treinamento do aluno, em relação a seus aspectos corporais, o profissional deve fazer uma avaliação física que mensure as medidas de circunferência e as dobras cutâneas – sendo que como parâmetro comparativo, esses testes devem ser repetidos no máximo a cada três meses. A afirmação III é verdadeira, pois pelo fato de o aluno estar a um certo tempo sem praticar qualquer tipo de modalidade, é necessário dar novamente os estímulos necessários para que capacidades como força e resistência sejam desenvolvidas; assim, considerando que o teste de 1RM mensura a capacidade de força máxima e de resistência muscular, ele deve ser utilizado como uma saída para a progressão de treino. A afirmação II é falsa, pois a mensuração das circunferências pode ser feita de quatro formas: maior circunferência, ponto pré-determinado, ponto médio e menor circunferência. Em relação a prevalência de gordura ou de massa corporal, esse seria um problema quando da avaliação com o adipômetro, que mensura as dobras cutâneas.