Buscar

A governança do portfólio inclui os processos necessários para a seleção e investimento no portfólio, o monitoramento e o controle dos investimento...

A governança do portfólio inclui os processos necessários para a seleção e investimento no portfólio, o monitoramento e o controle dos investimentos realizados, a comunicação de decisões referentes a esses investimentos e a segurança de que os mesmos continuem alinhados aos objetivos estratégicos. Cabe destacar que na área de conhecimento dos processos de portfólio, temos processos ligados ao monitoramento e controle, que atuam na verificação periódica dos indicadores de desempenho do projeto, para garantir o alinhamento dos componentes em relação aos objetivos estratégicos da organização. Depois que o projeto está sendo executado, cabe à governança do projeto monitorá-lo e controlá-lo. Neste contexto, associe os elementos da Área de Conhecimento dos Processos - Grupo de processo de monitoramento e controle, na Coluna A com as suas respectivas finalidades na Coluna B.


I. Revisão e o relato do desempenho do portfólio
II. Monitoramento de mudanças estratégicas
III. Comunicação dos ajustes feitos no portfólio
A) Permite que o processo de gerenciamento do portfólio responda às mudanças significativas nas estratégias, que podem impactar a categorização de componentes e/ou a sua priorização (geralmente, elas vão requerer um novo balanceamento do portfólio).
B) O grupo de gerenciamento do portfólio comunica aos interessados as mudanças ocorridas por motivo do balanceamento, de modo a nivelar as expectativas e prover o claro entendimento do impacto dessas mudanças. São elementos-chave desse processo: comunicar aos envolvidos as inclusões e exclusões do portfólio; e comunicar, também, o resultado real versus o resultado esperado, identificando variações e ações corretivas.
C) Nessa fase, é preciso levantar os resultados do desempenho de indicadores-chave como, por exemplo: atingimento da meta estratégica, atingimento do ganho previsto, tempo da execução dos projetos, uso de recursos escassos etc., promovendo, assim, o relato dos resultados. Além disso, deve-se reavaliar a atualidade e o valor do portfólio que está sendo executado, numa frequência apropriada, de modo a assegurar o alinhamento com as estratégias organizacionais. Ainda nessa fase, é preciso mensurar o progresso do alcance dos objetivos estratégicos, e avaliar a utilização efetiva de recursos.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Aap4 - Gestão de Projetos - B
1 pág.

D Gestão de Projetos Escola Colegio Estadual Barao Do Rio BrancoEscola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A governança do portfólio inclui os processos necessários para a seleção e investimento no portfólio, o monitoramento e o controle dos investimentos realizados, a comunicação de decisões referentes a esses investimentos e a segurança de que os mesmos continuem alinhados aos objetivos estratégicos. Na área de conhecimento dos processos de portfólio, temos processos ligados ao monitoramento e controle, que atuam na verificação periódica dos indicadores de desempenho do projeto, para garantir o alinhamento dos componentes em relação aos objetivos estratégicos da organização. Agora, vamos associar os elementos da Área de Conhecimento dos Processos - Grupo de processo de monitoramento e controle, na Coluna A com as suas respectivas finalidades na Coluna B: I. Revisão e o relato do desempenho do portfólio - C) Nessa fase, é preciso levantar os resultados do desempenho de indicadores-chave como, por exemplo: atingimento da meta estratégica, atingimento do ganho previsto, tempo da execução dos projetos, uso de recursos escassos etc., promovendo, assim, o relato dos resultados. Além disso, deve-se reavaliar a atualidade e o valor do portfólio que está sendo executado, numa frequência apropriada, de modo a assegurar o alinhamento com as estratégias organizacionais. Ainda nessa fase, é preciso mensurar o progresso do alcance dos objetivos estratégicos, e avaliar a utilização efetiva de recursos. II. Monitoramento de mudanças estratégicas - A) Permite que o processo de gerenciamento do portfólio responda às mudanças significativas nas estratégias, que podem impactar a categorização de componentes e/ou a sua priorização (geralmente, elas vão requerer um novo balanceamento do portfólio). III. Comunicação dos ajustes feitos no portfólio - B) O grupo de gerenciamento do portfólio comunica aos interessados as mudanças ocorridas por motivo do balanceamento, de modo a nivelar as expectativas e prover o claro entendimento do impacto dessas mudanças. São elementos-chave desse processo: comunicar aos envolvidos as inclusões e exclusões do portfólio; e comunicar, também, o resultado real versus o resultado esperado, identificando variações e ações corretivas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais