Sobre o Poder Judiciário, assinale a alternativa correta:
a) As decisões proferidas pelo Poder Judiciário não são de observância obrigatória para as partes. b) O órgão de cúpula do Poder Judiciário é o Supremo Tribunal Federal. c) O órgão superior de maior hierarquia do Poder Judiciário é o Tribunal Superior do Trabalho. d) O órgão superior de maior hierarquia do Poder Judiciário é o Tribunal de Justiça de cada estado. e) Todas as assertivas estão corretas.
Existe uma norma rígida que define o assento no plenário do STF. O presidente se senta na ponta central do balcão. Ao seu lado direito tem assento o procurador-geral da República e do lado esquerdo o secretário da seção. O último ministro nomeado senta-se na cadeira mais distante, à esquerda do presidente. O penúltimo, na cadeira mais distante, à direita. Alternam-se os demais até a cadeira mais próxima, à direita do presidente, onde
a) o presidente se senta na ponta central do balcão. b) o procurador-geral da República se senta ao lado direito do presidente. c) o secretário da seção se senta ao lado esquerdo do presidente. d) o último ministro nomeado se senta na cadeira mais distante, à esquerda do presidente. e) o penúltimo ministro nomeado se senta na cadeira mais distante, à direita do presidente.
Qual é a sequência correta para a eleição de deputados federais no Brasil?
a) I, II, III, IV b) II, I, III, IV c) III, II, I, IV d) IV, III, II, I e) IV, I, II, III
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I - O número de deputados federais varia de acordo com a população do estado representado. A Constituição determina, todavia, que nenhum estado terá menos que 8 ou mais que 70 deputados. II - A Câmara Federal é composta por 513 deputados. O mandato a deputado federal é de 4 anos, sendo que sua eleição se dá no âmbito estadual pelo sistema proporcional. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Ambas as afirmativas estão corretas. d) Nenhuma das afirmativas está correta.