Buscar

Mulheres com incontinência urinária (IU) geralmente apresentam sintomas como aumento da frequência miccional, urgência, esvaziamento vesical incomp...

Mulheres com incontinência urinária (IU) geralmente apresentam sintomas como aumento da frequência miccional, urgência, esvaziamento vesical incompleto e gotejamento pós-miccional. Nesse contexto, disserte sobre os principais objetivos do tratamento fisioterapêutico nas pacientes com IU.


Essa pergunta também está no material:

prova discursiva fisioterapia na saúde da mulher
1 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A incontinência urinária é uma condição que pode afetar a qualidade de vida das mulheres. O tratamento fisioterapêutico tem como principais objetivos: 1. Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico: Através de exercícios específicos, a fisioterapia busca fortalecer os músculos do assoalho pélvico, responsáveis pelo controle da urina. Isso ajuda a melhorar a sustentação dos órgãos pélvicos e a controlar a incontinência. 2. Treinamento da musculatura do assoalho pélvico: A fisioterapia também pode incluir técnicas de treinamento da musculatura do assoalho pélvico, como os exercícios de Kegel. Esses exercícios ajudam a fortalecer e a melhorar o controle dos músculos responsáveis pela continência urinária. 3. Reabilitação do assoalho pélvico: Além do fortalecimento muscular, a fisioterapia pode incluir técnicas de reabilitação do assoalho pélvico, como a eletroestimulação e o biofeedback. Essas técnicas auxiliam no treinamento e na conscientização dos músculos do assoalho pélvico, contribuindo para o controle da incontinência. 4. Educação e orientação: A fisioterapia também desempenha um papel importante na educação e orientação das pacientes com incontinência urinária. O fisioterapeuta pode fornecer informações sobre hábitos saudáveis de micção, posturas adequadas, uso correto dos músculos do assoalho pélvico e estratégias para evitar episódios de incontinência. É importante ressaltar que o tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado, levando em consideração as características e necessidades de cada paciente. Além disso, é fundamental que seja realizado por um profissional especializado na área de uroginecologia ou fisioterapia pélvica.

0
Dislike0
User badge image

Izabella Oliveira

O tratamento fisioterapêutico para incontinência urinária em mulheres tem como principais objetivos o fortalecimento e treinamento da musculatura do assoalho pélvico, a melhoria da coordenação entre os músculos e a bexiga, e a promoção da consciência corporal. Além disso, inclui educação sobre hábitos saudáveis, técnicas de biofeedback, tratamento de pontos-gatilho e busca melhorar a qualidade de vida da paciente. O tratamento é personalizado de acordo com a causa e gravidade da incontinência e pode evitar intervenções cirúrgicas mais invasivas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais