Buscar

é constitucional a pena de cassação de aposentadoria. Precedentes do STF e STJ. III - Não há, na espécie, bis in idem, porquanto, da análise dos a...

é constitucional a pena de cassação de aposentadoria. Precedentes do STF e STJ.

III - Não há, na espécie, bis in idem, porquanto, da análise dos autos, depreende-se que o Processo Administrativo Disciplinar n. 35.439.0.000136/2003-13 teve como objeto a apuração de falta disciplinar do Impetrante, consubstanciada no não lançamento de créditos previdenciários devidos pela empresa Indústria e Comércio de Carnes Minerva LTDA., enquanto que no PAD n. 16302.000162/2013-14, no qual foi aplicada a sanção disciplinar objeto do presente feito, apurou-se irregularidades concernentes à inserção de dados falsos no sistema ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. NULIDADES NÃO RECONHECIDAS PELA CORTE DE ORIGEM. INVERSÃO DAS CONCLUSÕES DO TRIBUNAL A QUO QUE DEMANDA A INCURSÃO NO ACERVO FÁTICO-PROBATÓRIO DOS AUTOS. AGRAVO INTERNO DO MILITAR DESPROVIDO.
1. As supostas nulidades apontadas no PAD foram afastadas pela Corte a quo ao fundamento de que foi dada efetiva oportunidade ao Servidor investigado para manifestar-se, em alegações finais, ao final da fase instrutória. Porém, preferiu quedar-se silente durante o prazo legal. Assim, procedeu acertadamente a Administração, ao determinar nomeação de defensor ad hoc. Ou seja, a defesa foi assegurada. Se o Apelante optou por não exercê-la da melhor maneira, seja por estratégia, seja por omissão, não pode o Administrador ser obrigado a conceder qualquer pleito de seu administrado (fls. 217/218).
2. A alteração dessas conclusões, na forma pretendida, demandaria, necessariamente, a incursão no acervo fático-probatório dos autos. Contudo, tal medida é inviável na via estreita do Especial.
(AgInt no AREsp n. 291.515/SP, relator Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, Primeira Turma, julgado em 20/2/2018, DJe de 7/3/2018.)

Essa pergunta também está no material:

FALTA GRAVE
20 pág.

Direito Processual Penal II Centro Universitário do Distrito FederalCentro Universitário do Distrito Federal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pena de cassação de aposentadoria é um tema complexo e controverso. Não sou um especialista em direito constitucional, mas posso te fornecer algumas informações gerais. A Constituição Federal não prevê expressamente a pena de cassação de aposentadoria. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) têm entendimentos divergentes sobre o assunto. Alguns precedentes do STF e STJ têm reconhecido a constitucionalidade da pena de cassação de aposentadoria em determinadas situações, como nos casos de cometimento de falta grave ou de atos de improbidade administrativa. No entanto, é importante ressaltar que cada caso deve ser analisado individualmente, levando em consideração as circunstâncias específicas e os princípios constitucionais envolvidos. Para uma resposta mais precisa e atualizada sobre a constitucionalidade da pena de cassação de aposentadoria, é recomendado consultar um advogado especializado ou pesquisar jurisprudências mais recentes dos tribunais superiores.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais