Buscar

Considerando a finalização do processo de auditoria, o auditor contábil deve reunir todas as informações, provas e confirmações com terceiros sobre...

Considerando a finalização do processo de auditoria, o auditor contábil deve reunir todas as informações, provas e confirmações com terceiros sobre o objeto de auditoria e elaborar o seu parecer, também conhecido como a opinião do auditor. Nessa etapa, o auditor escreve sobre o que se realizou, como foram executadas as análises e, ao final, determina se existem distorções ou não em relação à elaboração dos demonstrativos contábeis, se há algum tipo de erro nos controles internos ou quaisquer outras necessidades de ajustes. Essa opinião do auditor pode ser sem ressalvas (ou não modificadas) quando se constata que não há distorções relevantes ou, então, uma opinião com opinião modificada, em que são necessários ajustes que podem conter distorções relevantes ou não, a depender da modificação necessária.Sobre os relatórios com modificação de opinião, analise e disserte sobre a sua importância sob o ponto de vista empresarial e de suas partes interessadas, isto é, como esse relatório pode impactar as operações da organização auditada.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os relatórios com modificação de opinião são de extrema importância tanto para a empresa auditada quanto para suas partes interessadas. Esses relatórios indicam que foram encontradas distorções relevantes nos demonstrativos contábeis ou nos controles internos da organização. Para a empresa auditada, o relatório com modificação de opinião pode ter impactos negativos, pois indica que existem problemas em sua elaboração dos demonstrativos contábeis ou em seus controles internos. Isso pode afetar sua credibilidade perante investidores, clientes e fornecedores, além de gerar desconfiança em relação à gestão financeira da empresa. Já para as partes interessadas, como acionistas, investidores, credores e órgãos reguladores, o relatório com modificação de opinião é uma informação importante para avaliar a situação financeira e a transparência da empresa. Essas partes interessadas podem tomar decisões com base nesse relatório, como reduzir investimentos, exigir ajustes na gestão financeira ou até mesmo tomar medidas legais. Portanto, o relatório com modificação de opinião tem um impacto significativo nas operações da organização auditada, podendo afetar sua reputação, sua capacidade de obter financiamentos e até mesmo sua continuidade no mercado. É fundamental que a empresa tome as medidas necessárias para corrigir as distorções identificadas e melhorar seus processos internos, visando restabelecer a confiança de suas partes interessadas.

1
Dislike0
User badge image

Rubia. Dariele

Os relatórios com modificação de opinião são muito importantes, tanto para a empresa que esta sendo auditada, quanto para as partes interessadas. Esses relatórios indicam que foram encontradas distorções relevantes nos demonstrativos contábeis ou nos controles internos da organização. Para a empresa auditada, o relatório com modificação de opinião pode ter impactos negativos, pois indica que existem problemas em sua elaboração dos demonstrativos contábeis ou em seus controles internos. Isso pode afetar sua credibilidade perante investidores, clientes e fornecedores, além de gerar desconfiança em relação à gestão financeira da empresa. Já para as partes interessadas, como acionistas, investidores, credores e órgãos reguladores, o relatório com modificação de opinião é uma informação importante para avaliar a situação financeira e a transparência da empresa. Essas partes interessadas podem tomar decisões com base nesse relatório, como reduzir investimentos, exigir ajustes na gestão financeira ou até mesmo tomar medidas legais. Portanto, o relatório com modificação de opinião tem um impacto significativo nas operações da organização auditada, podendo afetar sua reputação, sua capacidade de obter financiamentos e até mesmo sua continuidade no mercado. É fundamental que a empresa tome as medidas necessárias para corrigir as distorções identificadas e melhorar seus processos internos, visando restabelecer a confiança de suas partes interessadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais