Logo Passei Direto
Buscar

Química Analítica

Colégio Objetivo
Com relação aos indicadores ácido/base e ao experimento realizado na aula de química, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Após o experimento o tubo de ensaio de Maria adquiriu coloração rosa e o tubo de Carla adquiriu coloração vermelha.
( ) O tubo de ensaio de Maria ficou incolor e o tubo de Carla apresentou coloração azul.
( ) A fenolftaleína é um dos indicadores mais utilizados no dia a dia de um laboratório de química, é um ácido fraco, que ao ser colocado em água se dissolverá estabelecendo o equilíbrio com sua base conjugada.
( ) A fenolftaleína, em contato com uma solução de pH básico, receberá um próton (OH-), nessa estrutura molecular protonada, a fenolftaleína é incolor para o olho humano
a) V - F - V - V
b) F - F - F - V
c) V - V - F - V
d) F - V - V - F
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa c) V - V - F - V. Explicação: - A primeira sentença é verdadeira, pois o tubo de ensaio de Maria adquiriu coloração rosa e o tubo de Carla adquiriu coloração vermelha. - A segunda sentença é falsa, pois o tubo de ensaio de Maria ficou incolor e o tubo de Carla apresentou coloração azul. - A terceira sentença é falsa, pois a fenolftaleína é um indicador ácido-base, não um ácido fraco. Ela é incolor em soluções ácidas e adquire coloração rosa em soluções básicas. - A quarta sentença é verdadeira, pois a fenolftaleína, em contato com uma solução de pH básico, receberá um próton (OH-) e se tornará incolor para o olho humano. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pH para a água pura é pH= - log [H3O+] = log (1,00 x 10-7) = 7. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


a) V - V - F - V
b) V - F - F - F
c) F - V - V - V
d) F - F - F - V

Mais conteúdos dessa disciplina