Buscar

Assinale a alternativa que melhor especifica a definição de presunção de legitimidade: a. Capacidade de se praticar uma ação diretamente, por seu...

Assinale a alternativa que melhor especifica a definição de presunção de legitimidade:


a. Capacidade de se praticar uma ação diretamente, por seus próprios meios, sem o acionamento do poder judiciário. Para tanto, tendo em vista a necessidade de se atingir o fim público prontamente, a ordem jurídica estabelece as medidas que os órgãos de segurança deverão implementar. O atendimento pelo cidadão ou administrado ao ato praticado pelo agente policial é obrigatório ou coercitivo – sob pena do uso legítimo da força. Em suma, o destinatário deve se submeter a ele, podendo contestá-lo, de acordo com os recursos previstos em lei.
b. Nenhuma alternativa.
c. Considerando que o agente público tem o dever de praticar um ato conforme determina a lei (ex.: notificação de trânsito, busca pessoal, prisão), paira este atributo que é relativo, porque admite prova em contrário, a ser demonstrada pelo destinatário do ato (cidadão), seja administrativamente (ex.: recurso contra notificação de infração de trânsito) ou judicialmente (ação de danos morais e materiais em função de uma abordagem policial ou prisão).
d. Determinadas ações do poder público possuem caráter impositivo, de observância obrigatória pelos destinatários. É dizer, a coercibilidade se opera com o constrangimento (legal) no sentido de se obrigar alguém a se submeter a uma determinação de ordem policial (legal, clara e objetiva), sob pena do uso (legítimo) da força e demais medidas cabíveis.

Essa pergunta também está no material:

prova aspctos juridicos da atuação policial
108 pág.

Aspectos Jurídicos da Atuação Policial Va Faculdade La SalleFaculdade La Salle

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que melhor especifica a definição de presunção de legitimidade é a letra c. Considerando que o agente público tem o dever de praticar um ato conforme determina a lei, paira este atributo que é relativo, porque admite prova em contrário, a ser demonstrada pelo destinatário do ato (cidadão), seja administrativamente ou judicialmente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais