Buscar

No âmbito da atuação dos profissionais de segurança pública, a fim de assegurar a regularidade administrativa, havendo notícia de transgressão da d...

No âmbito da atuação dos profissionais de segurança pública, a fim de assegurar a regularidade administrativa, havendo notícia de transgressão da disciplina, a autoridade deve exercer o dever-poder disciplinar, adotando providências para apurar os fatos e eventualmente impor sanção disciplinar. Diante disso, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:

A Administração Pública não tem liberdade de escolha para apurar ou deixar de apurar, punir ou deixar de punir. O exercício do dever-poder disciplinar é ato vinculado, em benefício do bem comum. Assim, tomando conhecimento da falta praticada, cumpre instaurar procedimento adequado para esclarecer os fatos e eventualmente aplicar a sanção, após o devido processo legal, com resguardo da ampla defesa e contraditório. Não observando essa determinação, o superior hierárquico estará passível de responder por condescendência criminosa, infração administrativa e civil.
Uma só conduta pode ensejar a instauração de distintos processos ou procedimentos (penal, civil, disciplinar), sem que configure o bis in idem, com imposição de punição, respeitados o devido processo legal, ampla defesa e contraditório. Com efeito, no exercício das atribuições, durante a realização de uma abordagem policial, o profissional de segurança pública, que praticar desvio de conduta, poderá se ver responsabilizado em diferentes esferas (disciplinar, civil ou penal).
A responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
A independência entre as instâncias penal e administrativa, consagrada na doutrina e na jurisprudência, permite à Administração impor punição disciplinar ao servidor faltoso à revelia de anterior julgamento no âmbito criminal, mesmo que a conduta imputada configure crime em tese.
É possível que haja absolvição em uma esfera e condenação em outra, sem comunicação entre elas. Entretanto, excepcionalmente, poderá ocorrer a comunicação entre os processos, quando provada a inexistência do fato ou a negativa de autoria no processo penal. Por exemplo, se ficar comprovado no processo penal que o servidor não se beneficiou pecuniariamente, ou ainda, se realmente o fato não existiu, de forma vinculada, as demais instâncias serão atingidas.
V, V, F, V, V
V, V, V, F, F
V, V, V, V, V

Essa pergunta também está no material:

prova aspctos juridicos da atuação policial
108 pág.

Aspectos Jurídicos da Atuação Policial Va Faculdade La SalleFaculdade La Salle

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: V, V, F, V, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais