Buscar

Quando a distribuição de cargas apresenta alta simetria a Lei de Gauss é operacionalmente útil (embora possa ser usada em qualquer situação) por to...

Quando a distribuição de cargas apresenta alta simetria a Lei de Gauss é operacionalmente útil (embora possa ser usada em qualquer situação) por tornar mais simples o cálculo do fluxo do campo elétrico.
Considere que exista um amontoado de cargas Q uniformemente distribuídas em uma superfície no formato de uma casca vazia não simétrica, conforme a figura a seguir:

Figura 1 - Exemplo de simetria esférica – casca carregada.
Fonte: SILVA, Rafael Schincariol. Eletromagnetismo. Adaptado.

Admitindo-se uma superfície gaussiana S no interior dessa casca vazia, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O campo elétrico na superfície S é igual a zero.

PORQUE

II. A carga interna a superfície S é nula.


a)
b)
c)
d)
e)

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Av - Subst 1 - Eletromagnetismo
5 pág.

Eletromagnetismo Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é: Alternativa: a) Verdadeiro, Verdadeiro. Explicação: Quando a distribuição de cargas apresenta alta simetria, como no caso de uma casca esférica carregada, a Lei de Gauss é operacionalmente útil. Nesse caso, o campo elétrico na superfície gaussiana S é igual a zero, pois as cargas estão distribuídas de forma simétrica e se anulam. Além disso, a carga interna à superfície S também é nula, pois todas as cargas estão distribuídas na superfície externa da casca. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e estão relacionadas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais