Buscar

Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta para o conceito de taxonomia no Tainacan? Escolha uma opção: a. As taxonomias no Taina...

Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta para o conceito de taxonomia no Tainacan? Escolha uma opção: a. As taxonomias no Tainacan são equivalentes a vocabulários controlados e são conjuntos estruturados de termos geralmente de forma hierárquica que indexam os itens do acervo. b. As taxonomias no Tainacan são elementos específicos para utilização em acervos digitais cuja temática aborda objetos do contexto ambiental, biológico ou animal. c. As taxonomias no Tainacan são conjuntos de objetos do acervo que pertencem a um tema específico relacionado ao próprio contexto do acervo. d. As taxonomias no Tainacan são um conjunto de termos simples utilizados para indexar os objetos, permitindo somente sua seleção através dos filtros na interface de busca. e. As taxonomias no Tainacan são funcionalidades que permitem filtrar os objetos através de características específicas, como local de produção ou estado de conservação.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta para a definição do conceito de taxonomia no Tainacan é a opção A: "As taxonomias no Tainacan são equivalentes a vocabulários controlados e são conjuntos estruturados de termos geralmente de forma hierárquica que indexam os itens do acervo."

1
Dislike0
User badge image

Gilmar Constantino

Exercício avaliativo - Módulo 3

Iniciado emsegunda-feira, 5 fev. 2024, 21:27EstadoFinalizadaConcluída emsegunda-feira, 5 fev. 2024, 21:37Tempo empregado10 minutos 10 segundosNotas5,00/6,00Avaliar20,83 de um máximo de 25,00(83,33%)

Questão 1

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão


Qual alternativa abaixo apresenta a definição correta para o conceito de repositório digital?

Escolha uma opção:

a.

Repositório digital é um sistema onde são armazenados arquivos como PDFs, imagens, Word e vídeo.

b.

Repositório digital é um sistema de tecnologia da informação utilizado para armazenar representações dos objetos do acervo físico em formato digital.

c.

Repositório digital é um sistema de computador que permite armazenar informações sobre a conservação e a guarda dos objetos do acervo, em busca de resguardar a memória dos objetos.

d.

Repositório digital é uma ferramenta utilizada para armazenar, para gerenciar e para preservar conteúdos informacionais no formato eletrônico.


e.

Repositório digital é um programa de computador conectado à internet que permite reproduzir o acervo do museu e gerar um banco de dados para controle das informações dos objetos.

Feedback


Sua resposta está correta.


A alternativa D está correta pois, como mencionado no primeiro parágrafo da página 5, define o repositório digital como uma ferramenta para conteúdos informacionais no formato eletrônico.


As demais alternativas estão erradas pois mencionam repositórios digitais como sistemas ou programas, e não uma ferramenta, como referenciado no texto apresentado.


A resposta correta é: Repositório digital é uma ferramenta utilizada para armazenar, para gerenciar e para preservar conteúdos informacionais no formato eletrônico.

Questão 2

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão


Qual das alternativas abaixo define corretamente o que é o Tainacan?

Escolha uma opção:

a.

O Tainacan é um sistema de informação utilizado para a gestão e a publicação de acervos culturais indígenas.

b.

O Tainacan é um projeto de gestão de acervos digitais que promove a conscientização da digitalização e da divulgação de acervos dos museus brasileiros.

c.

O Tainacan é um projeto de pesquisa em desenvolvimento pela Universidade Federal de Goiás que promove pesquisas acadêmicas sobre a publicação de acervos digitais de museus no Brasil.

d.

O Tainacan é um sistema fomentado pelo Ibram e produzido pela Universidade Federal de Goiás, utilizado para criar base de dados sobre os acervos dos museus brasileiros.

e.

O Tainacan é uma opção nacional baseada em software livre e é utilizado para a organização dos acervos de diversas instituições culturais nacionais e internacionais.


Feedback


Sua resposta está correta.


A alternativa E está correta pois, de acordo com o mencionado do primeiro parágrafo da página 7, o define como um software livre para organização de acervos.


As demais alternativas estão incorretas pois não citam o Tainacan como software livre para organização de acervos.


A resposta correta é: O Tainacan é uma opção nacional baseada em software livre e é utilizado para a organização dos acervos de diversas instituições culturais nacionais e internacionais.

Questão 3

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão


Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta para o conceito de coleção no Tainacan?

Escolha uma opção:

a.

Uma coleção no Tainacan é um campo da ficha catalográfica do acervo museológico que permite identificar a qual categoria determinado objeto pertence no acervo.

b.

Uma coleção no Tainacan é a representação do acervo, que pode ser feita utilizando somente uma coleção, como o Acervo Museológico, ou várias coleções, uma para o acervo e outra para as autoridades/entidades, com relacionamento entre os itens das duas coleções.


c.

Uma coleção no Tainacan é uma representação de um conjunto de objetos da mesma categoria; normalmente um acervo é composto por várias coleções, cada uma referente a um tipo de conjunto.

d.

Uma coleção no Tainacan é um termo de um vocabulário controlado que indica de qual grupo temático os objetos do acervo fazem parte.

e.

Uma coleção no Tainacan é um aglomerado de objetos com características semelhantes, por exemplo, assunto ou material de fabricação, e serve como indicador de objetos que fazem parte de um mesmo conjunto.

Feedback


Sua resposta está correta.


A alternativa B está correta pois, como mencionado no primeiro parágrafo da página 24, indica que coleções no Tainacan são a representação do acervo.


As demais alternativas estão erradas pois mencionam repositórios digitais como sistemas ou programas, e não uma ferramenta, como referenciado no texto apresentado.


A resposta correta é: Uma coleção no Tainacan é a representação do acervo, que pode ser feita utilizando somente uma coleção, como o Acervo Museológico, ou várias coleções, uma para o acervo e outra para as autoridades/entidades, com relacionamento entre os itens das duas coleções.

Questão 4

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão


Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta para o conceito de taxonomia no Tainacan?

Escolha uma opção:

a.

As taxonomias no Tainacan são equivalentes a vocabulários controlados e são conjuntos estruturados de termos geralmente de forma hierárquica que indexam os itens do acervo.


b.

As taxonomias no Tainacan são elementos específicos para utilização em acervos digitais cuja temática aborda objetos do contexto ambiental, biológico ou animal.

c.

As taxonomias no Tainacan são conjuntos de objetos do acervo que pertencem a um tema específico relacionado ao próprio contexto do acervo.

d.

As taxonomias no Tainacan são um conjunto de termos simples utilizados para indexar os objetos, permitindo somente sua seleção através dos filtros na interface de busca.

e.

As taxonomias no Tainacan são funcionalidades que permitem filtrar os objetos através de características específicas, como local de produção ou estado de conservação.

Feedback


Sua resposta está correta.


A alternativa A está correta pois, como mencionado no primeiro parágrafo da página 20, indica que taxonomias no Tainacan, são como vocabulários controlados que permitem a indexação hierárquica dos objetos do acervo.


As demais alternativas estão incorretas pois não indicam a versatilidade das taxonomias no Tainacan, que permitem a representação de vocabulários controlados para indexação hierárquica do acervo.


A resposta correta é: As taxonomias no Tainacan são equivalentes a vocabulários controlados e são conjuntos estruturados de termos geralmente de forma hierárquica que indexam os itens do acervo.

Questão 5

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão


Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta para o que são páginas informativas do acervo com o Tainacan?

Escolha uma opção:

a.

As páginas informativas do acervo com o Tainacan são páginas do site onde as informações de contato do museu e dos curadores do acervo são armazenadas.


b.

As páginas informativas do acervo com o Tainacan são locais no site que permitem escrever o histórico do museu e de construção do acervo.

c.

As páginas informativas do acervo com o Tainacan são locais onde é possível criar uma navegação virtual no espaço físico do museu.

d.

As páginas informativas do acervo com o Tainacan são páginas do Tainacan que exibem os objetos do acervo e seus campos descritivos.

e.

Páginas do site personalizadas que permitem adicionar diferentes tipos de conteúdo (textos, imagens, vídeos, gráficos, etc.), inclusive suas coleções armazenadas no Tainacan.

Feedback


Sua resposta está incorreta.


A alternativa E está correta pois, como mencionado no terceiro parágrafo da página 31, indica que páginas informativas do acervo com o Tainacan, são páginas do site com possibilidade de personalização utilizando diferentes tipos de conteúdo.


As demais alternativas estão incorretas pois, não mencionam a capacidade de personalização das páginas informativas utilizando diferentes tipos de conteúdo.


A resposta correta é: Páginas do site personalizadas que permitem adicionar diferentes tipos de conteúdo (textos, imagens, vídeos, gráficos, etc.), inclusive suas coleções armazenadas no Tainacan.

Questão 6

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questão

Texto da questão


Quais das alternativas abaixo apresenta corretamente as mídias sociais com as quais o Tainacan se conecta nativamente?

Escolha uma opção:

a.

Facebook, Instagram e Flickr.

b.

Instagram, TripAdvisor, Youtube.

c.

Twitter, Facebook, Pinterest.

d.

Facebook e Twitter.


e.

Instagram e Pinterest.

Feedback


Sua resposta está correta.


A alternativa D está correta pois, como mencionado no tópico 3.2 da unidade 3 deste módulo, as redes sociais que o Tainacan atualmente permite conexão são somente o Facebook e o Twitter.


As demais alternativas estão incorretas pois citam redes sociais com as quais o Tainacan não permite conexão.


A resposta correta é: Facebook e Twitter.

Terminar revisão


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais