Buscar

Questão 1 – Após a leitura do texto “Estado da Arte da pesquisa sobre conflitos ambientais: dissertações e teses do banco Earte”, responda: a) Com...

Questão 1 – Após a leitura do texto “Estado da Arte da pesquisa sobre conflitos ambientais: dissertações e teses do banco Earte”, responda:

a) Como se configura um conflito por uso de recursos naturais? (2,5)
A partir de interesses distintos entre pessoas e/ou grupos sociais sobre o uso de recursos naturais, que podem ocasionar na degradação do meio ambiente e prejudicar o acesso aos recursos naturais pelas pessoas que dependem deles para a sua sobrevivência. Por exemplo, as grandes corporações retiram a riqueza dos locais gerando sofrimento para a população que depende dos recursos naturais e que, em sua maioria, já é atingida por gressões ao meio ambiente.
b) Como a Educação Ambiental pode contribuir para minimizar os conflitos ambientais? (2,5)
Colaborando para a construção de valores sociais e da cidadania, através do despertar da consciência dos indivíduos de que a população em vulnerabilidade social é a mais prejudicada pela destruição do meio ambiente, além de promover atitudes de responsabilidade com o meio ambiente por meio de ações coletivas, a fim de destinar a população para uma vida saudável, de qualidade e sustentável.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Um conflito por uso de recursos naturais se configura a partir de interesses distintos entre pessoas e/ou grupos sociais sobre o uso desses recursos. Isso pode levar à degradação do meio ambiente e prejudicar o acesso aos recursos naturais por parte das pessoas que dependem deles para sua sobrevivência. Por exemplo, grandes corporações podem explorar os recursos naturais de uma região, causando sofrimento para a população local que depende desses recursos e que já é afetada por agressões ao meio ambiente. b) A Educação Ambiental pode contribuir para minimizar os conflitos ambientais ao colaborar na construção de valores sociais e da cidadania. Ela desperta a consciência dos indivíduos para o fato de que a população em vulnerabilidade social é a mais prejudicada pela destruição do meio ambiente. Além disso, a Educação Ambiental promove atitudes de responsabilidade com o meio ambiente por meio de ações coletivas, visando proporcionar uma vida saudável, de qualidade e sustentável para a população.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais