Buscar

desafio O MOSFET-E é amplamente utilizado em chaves digitais. Apesar de ainda ser possível esse tipo de aplicação para chaveamento de potência, seu...

desafio

O MOSFET-E é amplamente utilizado em chaves digitais. Apesar de ainda ser possível esse tipo de aplicação para chaveamento de potência, seu uso mais comum será para operação de lógicas digitais por conta do avanço que se tem conseguido com esse componente em termos de miniaturização.

Veja mais:Na sua profissão de engenheiro é comum, em circuitos digitais, que se monte uma tabela para elencar todas as possibilidades decorrentes de um determinado circuito antes de montá-lo. Nela são apresentados apenas valores baixo (0) e alto (1).

A partir do circuito apresentado, desenvolva a tabela-verdade esperada para todas as combinações de entradas, justificando sua resposta.​​​​​



💡 1 Resposta

User badge image

Robson Fabricio

No circuito apresentado são utilizados dois transistores em série, porém de canais diferentes, o que significa que a entrada alta para um deles irá significar condução; e para o outro, corte.

Considerando o funcionamento ideal, em que ambos os transistores atuem apenas entre corte e saturação sem um momento de transição, pode-se dizer que jamais haverá corrente diretamente de +VDD para GND, pois, em momento algum, ambos os transistores estarão em condução.

O transistor superior é de canal P, o que significa que entrada alta irá colocá-lo em corte; e entrada baixa, em condução. Porém, quando estiver em condução, o transistor inferior, por ser de canal N, estará em corte. Nesta situação, porém, a corrente poderá fluir através do terminal de saída. Quando a situação for invertida, o primeiro transistor estará em corte, enquanto a função do segundo será apenas de drenar a carga ainda acumulada no terminal de saída para o GND e fornecer uma referência estável.

Considerando que existem apenas uma entrada e uma saída, a tabela-verdade fica assim:


O circuito é bem comum e leva o nome de inversor CMOS. Inversor, porque uma entrada alta resultará em uma saída baixa e vice-versa; CMOS, por utilizar dois transistores de canais diferentes em série, de forma a complementar o comportamento um do outro.

A grande vantagem dos circuitos CMOS é a baixa corrente envolvida que só terá valores mais consideráveis durante a transição de estados quando ambos os transistores estarão em condução por um curtíssimo período de tempo.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais