Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Suponha que, em uma planta, os genes que determinam bordas lisas das folhas e flores com pétalas lisas sejam dominantes em relação a seus alelos que condicionam, respectivamente, bordas serrilhadas e pétalas manchadas. Uma planta diíbrida foi cruzada com uma de folhas serrilhadas e de pétalas lisas, heterozigota para esta característica. Foram obtidas 320 sementes. Supondo que todas germinem, o número de plantas, com ambos os caracteres dominantes, será de:


a) 120.
b) 160.
c) 320.
d) 80.
e) 200.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver esse problema, podemos usar o cruzamento de diíbridos. Vamos chamar os genes que determinam bordas lisas das folhas de "B" e bordas serrilhadas de "b", e os genes que determinam flores com pétalas lisas de "P" e pétalas manchadas de "p". Sabemos que a planta diíbrida é heterozigota para ambas as características, então seus genótipos são BbPp. Ao cruzar essa planta com outra de folhas serrilhadas e pétalas lisas, que é bbPp, podemos montar um quadro de Punnett para determinar as possíveis combinações genéticas nas sementes: | Bb | bP | ---------------------------- Bb | BB | Bb | bP | Bb | bb | Agora, vamos calcular a proporção de plantas com ambos os caracteres dominantes (bordas lisas e pétalas lisas). Essas plantas terão genótipo BBPp. Na tabela, vemos que há 1/4 de chance de uma semente gerar uma planta com esse genótipo. Portanto, se tivermos 320 sementes, podemos calcular: 320 * 1/4 = 80 Portanto, o número de plantas com ambos os caracteres dominantes será de 80. A resposta correta é a alternativa d) 80.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Maria Sanmira Silva Santana

há 2 anos

Resposta : 120

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O cruzamento entre duas linhagens de ervilhas, uma com sementes amarelas e lisas (VvRr) e outra com sementes amarelas e rugosas (Vvrr), originou 800 indivíduos. Quantos indivíduos devem ser esperados para cada um dos fenótipos obtidos?


a) amarelas-lisas = 80; amarelas-rugosas = 320; verdes-lisas = 320; verdes-rugosas = 80.
b) amarelas-lisas = 100; amarelas-rugosas = 100; verdes-lisas = 300; verdes-rugosas = 300.
c) amarelas-lisas = 200; amarelas-rugosas = 200; verdes-lisas = 200; verdes-rugosas = 200.
d) amarelas-lisas = 300; amarelas-rugosas = 300; verdes-lisas = 100; verdes-rugosas = 100.
e) amarelas-lisas = 450; amarelas-rugosas = 150; verdes-lisas = 150; verdes-rugosas = 50.

A figura abaixo esquematiza dois dos sete pares de cromossomos homólogos de uma célula de ervilha. A cor da pétala da ervilha é determinada pelos alelos dominante (B) para púrpura e recessivo (b) para cor branca. O alelo dominante (R) determina a forma lisa da ervilha, enquanto o recessivo (r) gera formato rugoso. Com relação aos conceitos fundamentais em genética e mendelismo, assinale V ou F. ( V ) A frequência e tipos de gametas formados a partir da célula representada na figura é de 25% BR, 25% Br, 25% bR e 25% br. ( V ) O número 2 aponta a condição heterozigota para a característica da cor da pétala da ervilha. ( F ) O loco gênico para a forma da ervilha é mostrado em 3. ( V ) A combinação genotípica demonstrada na figura resulta em fenótipo de cor da pétala branca e forma da ervilha rugosa. ( F ) Em 1, as linhas apontam o par de cromossomos homólogos.