Logo Passei Direto
Buscar

Questão 105 Ao planejar uma viagem entre as cidades de Catanduva e Ibirá, um motorista observou o mapa das rodovias e traçou seu trajeto conforme m...

Questão 105
Ao planejar uma viagem entre as cidades de Catanduva e Ibirá, um motorista observou o mapa das rodovias e traçou seu trajeto conforme mostra o diagrama a seguir.
km 0
km 51,5
Trecho duplicado
Catanduva
Ibirá
Trecho com pista simples
km 27,5
Planejando chegar ao seu destino exatamente no horário marcado, o motorista pretende manter uma velocidade média de 55 km/h no trecho duplicado e de 48 km/h no trecho com pista simples. Durante seu trajeto na pista duplicada, começou a chover e, por isso, o motorista percorreu 15 minutos a 40 km/h nesse trecho. Dessa forma, buscando chegar no horário marcado, o motorista aumentou sua velocidade somente na pista duplicada e manteve a velocidade planejada na pista simples.
Qual deve ser a velocidade média do motorista após os 15 minutos para finalizar o trecho com pista duplicada para que a viagem siga normalmente e seja finalizada com a mesma duração que tinha planejado?
A 60 km/h.
B 65 km/h.
C 70 km/h.
D 80 km/h.
E 85 km/h.


User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular a velocidade média, podemos usar a fórmula: Velocidade média = Distância total / Tempo total No trecho duplicado, o motorista percorreu 51,5 km a uma velocidade média de 55 km/h. Portanto, o tempo gasto nesse trecho é: Tempo duplicado = Distância duplicada / Velocidade duplicada Tempo duplicado = 51,5 km / 55 km/h No trecho com pista simples, o motorista percorreu 27,5 km a uma velocidade média de 48 km/h. Portanto, o tempo gasto nesse trecho é: Tempo simples = Distância simples / Velocidade simples Tempo simples = 27,5 km / 48 km/h Sabemos que o motorista percorreu 15 minutos (ou 0,25 horas) a uma velocidade de 40 km/h no trecho duplicado. Portanto, o tempo gasto nesse trecho é: Tempo chuvoso = 0,25 horas A duração total da viagem é a soma dos tempos em cada trecho: Tempo total = Tempo duplicado + Tempo simples + Tempo chuvoso Agora, podemos calcular a velocidade média após os 15 minutos no trecho duplicado para que a viagem seja finalizada com a mesma duração planejada: Velocidade média = Distância total / Tempo total Velocidade média = (51,5 km + 27,5 km) / (Tempo duplicado + Tempo simples + Tempo chuvoso) Substituindo os valores conhecidos: Velocidade média = (51,5 km + 27,5 km) / ((51,5 km / 55 km/h) + (27,5 km / 48 km/h) + 0,25 horas) Após realizar os cálculos, encontramos que a velocidade média do motorista após os 15 minutos deve ser de aproximadamente 65 km/h. Portanto, a alternativa correta é a letra B) 65 km/h.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na prova masculina, os atletas esquiam 15 km em um plano inclinado de 10º com a horizontal e cada parada consiste em uma bateria de cinco tiros realizados a 50 metros de distância. Os tiros perdidos tornam-se penalidades. Considerando que a aceleração da gravidade local vale 10 m/s2, que cos 10º = 0,98 e sen 10º = 0,17 e dXXXX 5,1 = 2,26 e desconsiderando o atrito com o ar ou com a neve, qual é a velocidade final de um atleta de Biatlo, supondo que ele inicia seu movimento a partir do repouso e não realiza qualquer parada?


A 50 m/s.
B 115 m/s.
C 162 m/s.
D 226 m/s.
E 251 m/s.

O esquema a seguir representa de modo simplificado o experimento de J. J. Thomson. Um feixe de partículas sai do cátodo, seguindo a trajetória indicada por linhas pontilhadas, e passa por um orifício no ânodo. Ao passar pelo orifício, sua trajetória pode ser modificada devido à influência das placas metálicas A e B. De acordo com esse esquema, considerando o sentido do movimento dos elétrons, o feixe se aproximará de A quando a(s) placa(s)


A A e B forem negativas.
B A for negativa e a placa B for positiva.
C A for positiva e a placa B for negativa.
D A e B forem neutras.
E A e B forem positivas.

Bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência apresentam seus pedais movimentados pelas mãos e seu funcionamento é análogo ao de uma bicicleta convencional. Suponha que um ciclista movimente os pedais com as mãos a uma frequência constante f = 3 Hz, sendo o raio da coroa RC = 4 cm, o da catraca RR = RC/2 e o diâmetro da roda dianteira equivalente a D = 80 cm. Considerando p = 3,14, a velocidade da bicicleta em relação a um referencial fixo na superfície terrestre será de


A 24,60 m/s.
B 17,80 m/s.
C 15,07 m/s.
D 18,60 m/s.
E 34,60 m/s.

No Reino Animal, há uma grande variedade de modelos de desenvolvimento embrionário, desde a formação do zigoto até a fase de gástrula (e, em alguns grupos, a nêurula). No reino animal, existe uma variedade considerável de tipos embrionários, mas a maioria dos padrões de embriogênese compreende variações em três etapas principais que se iniciam após o processo de fertilização e a consequente formação do zigoto. Considerando essas etapas ou fases da embriogênese animal, a gastrulação é caracterizada


A por sucessivas divisões mitóticas do

Questão 101
Zigoto, que se inicia após a fertilização e dá origem a inúmeras células denominadas blastômeros.
B por intensa movimentação e reorganização celular, formando regiões do embrião chamadas folhetos embrionários.
C pela formação do blastocisto, o qual, na espécie humana, estará totalmente implantado no útero materno ao final da segunda semana de gestação.
D pela formação do tubo neural, a partir da mesoderme, e migração de células da crista neural.
E por ser um processo evolutivamente conservado que acontece por um único mecanismo de migração celular denominado embolia ou invaginação.


Questão 103
Em um laboratório de química, um grupo de alunos misturou em um recipiente aberto, à temperatura ambiente, quatro substâncias diferentes:
Substância Quantidade Densidade (g/cm3)
polietileno em pó 5 g 0,9
água 20 mL 1,0
etanol 5 mL 0,8
grafite em pó 0,8 g 2,3
Nas anotações dos alunos, consta a informação correta de que o número de fases formadas no recipiente e sua ordem crescente de densidade foram, respectivamente,
A 2; mistura de água e etanol; mistura de grafite e polietileno.
B 3; polietileno; mistura de água e etanol; grafite.
C 3; mistura de polietileno e etanol; água; grafite.
D 4; etanol; polietileno; água; grafite.
E 4; grafite; água; polietileno; etanol.


Questão 104
A imagem apresenta um segmento de uma molécula de DNA. Nesse segmento,
A as interações de hidrogênio determinam a orientação 5’ → 3’ do DNA.
B o fosfato da extremidade 5’ liga-se diretamente ao carbono 1 do nucleotídeo.
C a hidroxila liga-se ao carbono 3 da ribose do nucleotídeo de adenina.
D a orientação 5’ → 3’ está relacionada às extremidades livres nos nucleotídeos das pontas das fitas do DNA.
E a extremidade 5’ é a hidroxila, enquanto a extremidade 3’ é o fosfato.


podem ocasionar problemas como


A aumento da pressão sanguínea, devido a grandes quantidades de colesterol nos vasos linfáticos.
B aumento excessivo na produção de hormônios esteroides.
C problemas na circulação, verificados pelo depósito de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos.
D acúmulo de compostos energéticos no fígado, reduzindo o tamanho deste órgão.
E grandes quantidades de triglicérides nos músculos, causando problemas na movimentação das articulações e seu consequente desgaste.

Questão 116
As máquinas térmicas estão muito presentes no cotidiano, como nos ônibus e na geração de eletricidade. Um dos cientistas que estudou esses conceitos foi Carnot, que achou uma maneira de calcular o rendimento máximo de uma máquina térmica, dado por R = 1 – TF/TQ, em que TQ é a temperatura da fonte que fornece calor e TF é a temperatura da fonte que recebe calor, ambas na escala absoluta de temperatura.

Uma máquina de Carnot é projetada para operar com 400 W de potência entre fontes de calor a 0 ºC e 273 ºC. A quantidade de calor absorvida por essa máquina, a cada segundo, é de, aproximadamente,


A 100 J.
B 200 J.
C 400 J.
D 600 J.
E 800 J.

Questão 117
Uma pessoa gera em média 160 litros de esgoto por dia; esse valor é obtido pelo consumo de água usada pela população. No Brasil, 47,8 % dos municípios não têm coleta de esgoto e dos outros 52,2% dos municípios que têm esgotamento sanitário, 32% têm serviço de coleta e 20,2% coletam e tratam o esgoto. Em volume, diariamente, 14,5 milhões de m3 de esgoto são coletados, sendo que 5,1 milhões de m3 são tratados. O Sudeste é a região do país em que a quantidade de municípios com esgoto coletado e tratado é maior. O tratamento de 1 m3 de esgoto produz em média 0,070 m3 de biogás, que tem como principal componente o metano, cerca de 60% além de H2S, CO2 e outros. O metano, quando usado como combustível de automóveis, tem a proporção de consumo de 1 m3 de metano para 1 L de gasolina.

Biomassa → decomposição em biogestor →
→ Biogás (CH4, H2S, CO2 ...) + Resíduo
(combustível) (fertilizante)

Utilizando as informações do texto, quantos litros de gasolina seriam economizados por dia, aproximadamente, se todo esgoto coletado fosse utilizado para produzir biogás?


A 394800 L.
B 658000 L.
C 214200 L.
D 426200 L.
E 609000 L.

Mais conteúdos dessa disciplina