Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Outros
Conhecemos um pouco da história e da evolução da Citologia como meio de diagnóstico, assim como os marcos que a definiram a Citopatologia como uma ciência. Assinale a alternativa a seguir que não representa um desses marcos:


Os estudos de Papanicolaou sobre as alterações celulares na mucosa vaginal, ocasionada pela variação hormonal, a partir de esfregaços vaginais de animais de laboratório e mulheres.
A criação, na década de 40, de método de coleta com auxílio de um swab. Essa técnica é utilizada até hoje para coletar amostras de secreção vaginal.
Os estudos de Aurel Babes, que apresentam detalhadamente todas as alterações celulares encontradas no câncer cervical e reafirmam a importância dessa técnica como método de prevenção, pela possibilidade de identificação de células pré-malignas.
A invenção do microscópio óptico no século XVII e a descoberta das células pelo Robert Hooke.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que não representa um dos marcos da Citopatologia é: A invenção do microscópio óptico no século XVII e a descoberta das células pelo Robert Hooke.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

sergio augusto de miranda

há 2 anos

A resposta correta é : "A criação na década de 40 do método de coleta com auxílio de Swab. ..."

É uma tecnica importanyte mas não é um marco da histórico da citopatologia

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a coloração de Papanicolaou, marque a alternativa correta.


a) A coloração do citoplasma remete ao grau metabólico da célula, com a fixação em etanol e a coloração pelo Papanicolaou, as células intermediárias e parabasais apresentam citoplasma rosa (eosinofílico) ou azul-esverdeado (cianofílico) e o citoplasma das células epiteliais escamosas é cianofílico (células metabolicamente ativas).
b) A coloração do citoplasma remete ao grau metabólico da célula, com a fixação em etanol e a coloração pelo Papanicolaou. As células intermediárias e parabasais apresentam citoplasma cianofílico (células metabolicamente ativas) e o citoplasma das células epiteliais escamosas apresenta cor rosa (eosinofílico) ou azul-esverdeado (cianofílico).
c) A coloração do citoplasma remete ao grau metabólico da célula, com a fixação em etanol e a coloração pelo Papanicolaou. As células intermediárias e parabasais apresentam citoplasma rosa (eosinofílico) ou azul-esverdeado (cianofílico) e o citoplasma das células epiteliais escamosas é cianofílico (células metabolicamente ativas).

Sobre a anatomia e a histologia do trato genital, é correto afirmar que:


a) O trato genital feminino anatomicamente pode ser dividido em órgãos internos e externos. São órgãos internos útero, ovários, trompa de falópio, vagina e vestíbulo.
b) A vagina é um órgão tubular musculomembranoso, com comprimento que varia de 7 a 9 cm que se estende do óstio externo do útero até o vestíbulo da genitália externa, e é revestida pelo epitélio colunar simples.
c) O útero é um órgão fibromuscular divido em duas áreas: o corpo e o colo do útero. O colo do útero é formado por duas camadas, a endocérvice (endocérvix) e ectocérvice (ectocérvix). A ectocérvice é a porção externa do colo uterino, está localizada na parte externa do orifício cervical e é revestida pelo tecido epitelial escamoso estratificado não queratinizado.
d) O canal cervical (endocérvice) é revestido pelo epitélio colunar simples com raras células que possuem estruturas ciliares secretoras de muco. Esse tipo de epitélio também é encontrado revestindo a vagina.

Mais conteúdos dessa disciplina