Buscar

Identificação dos RN expostos à infecção materna pelo HIV e instituição da profilaxia antirretroviral (ARV) PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUT...

Identificação dos RN expostos à infecção materna pelo HIV e instituição da profilaxia antirretroviral (ARV)
PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DE HIV, SÍFILIS E HEPATITES VIRAIS (BRASIL, 2018)
O RN deve receber AZT solução oral, preferencialmente ainda na sala de parto, logo após os cuidados imediatos, ou nas primeiras 4 horas após o nascimento, devendo ser mantido o tratamento durante as primeiras 4 semanas de vida.
Para mães com CV-HIV maior que 1.000 cópias/mL registrada no último trimestre ou com CV-HIV desconhecida, a Nevirapina (NVP) deverá ser acrescentada ao AZT e deve ser iniciada até 48 horas após o nascimento.
 4mg/Kg/dose de 12/12h por 4 semanas.

2º caso
Sem uso de ARV durante a gestação
 Sem utilização de ARV durante a gestação independentemente do uso de AZT periparto; OU
 Uso de ARV na gestação, mas CV desconhecida ou acima de 1000 cópias /mL no 3º trimestre;
OU
 Histórico de má adesão mesmo com CV menor que 1000 cópias no 3º trimestre; OU
 Mãe com IST, especialmente sífilis; OU
 Parturiente com resultado reagente no momento do parto.
Zidovudina (AZT) VO associado com Nevirapina (NVP) VO

Excepcionalmente, quando a criança não tiver condições de receber o medicamento por VO, pode ser utilizado o AZT injetável, nas seguintes doses:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites virais (Brasil, 2018) estabelece que o recém-nascido (RN) exposto à infecção materna pelo HIV deve receber AZT (Zidovudina) solução oral, preferencialmente ainda na sala de parto, logo após os cuidados imediatos, ou nas primeiras 4 horas após o nascimento. O tratamento com AZT deve ser mantido durante as primeiras 4 semanas de vida. No caso de mães com carga viral de HIV maior que 1.000 cópias/mL registrada no último trimestre ou com carga viral desconhecida, a Nevirapina (NVP) deve ser acrescentada ao AZT e deve ser iniciada até 48 horas após o nascimento, com a dose de 4mg/Kg/dose de 12/12h por 4 semanas. No segundo caso, quando não houve uso de ARV durante a gestação, o protocolo indica a utilização de Zidovudina (AZT) via oral associada à Nevirapina (NVP) via oral. Excepcionalmente, quando a criança não tiver condições de receber o medicamento por via oral, pode ser utilizado o AZT injetável, nas doses adequadas. É importante ressaltar que essas informações são baseadas no protocolo mencionado e é fundamental consultar um profissional de saúde para obter orientações específicas e atualizadas sobre o assunto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais