Logo Passei Direto
Buscar
O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, 2016, p.74). Sobre o modelo de Hawthrne, analise as seguintes afirmativas:


I- Na primeira fase, identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação.
II- A segunda fase não trouxe respostas referentes ao ambiente de trabalho, mas, sim, a forma como eram realizados o pagamento e os intervalos.
III- A terceira fase da experiência trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da organização.
IV- Na quarta fase foi verificado que os funcionários, utilizando métodos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, continuavam mantendo o ritmo de trabalho.
User badge image
Debate de Fundamentos e Teoria Organizacional

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas sobre o modelo de Hawthorne, temos: I- Na primeira fase, identificou-se que a parte psicológica do operário estava sendo afetada pelo fator iluminação. Essa afirmativa está correta. Na primeira fase da experiência de Hawthorne, foi constatado que a iluminação no ambiente de trabalho influenciava o desempenho e a satisfação dos trabalhadores. II- A segunda fase não trouxe respostas referentes ao ambiente de trabalho, mas, sim, a forma como eram realizados o pagamento e os intervalos. Essa afirmativa está incorreta. Na segunda fase da experiência de Hawthorne, foram realizadas mudanças no ambiente de trabalho, como a redução da jornada de trabalho e a introdução de pausas, além de alterações nos métodos de pagamento. Portanto, a segunda fase abordou tanto o ambiente de trabalho quanto a forma de remuneração e intervalos. III- A terceira fase da experiência trouxe para a organização um novo modelo de coordenação e a criação de entrevistas para identificar os problemas que eram gerados dentro da organização. Essa afirmativa está correta. Na terceira fase da experiência de Hawthorne, foi introduzido um novo modelo de coordenação, com maior participação dos trabalhadores nas decisões, além da criação de entrevistas para identificar os problemas e necessidades dos funcionários. IV- Na quarta fase foi verificado que os funcionários, utilizando métodos convencionais, após chegarem ao seu objetivo de produção, continuavam mantendo o ritmo de trabalho. Essa afirmativa está incorreta. Na quarta fase da experiência de Hawthorne, foi constatado que os funcionários, mesmo após atingirem suas metas de produção, reduziam o ritmo de trabalho. Isso ocorreu devido à influência dos grupos informais e das relações sociais no ambiente de trabalho. Portanto, as afirmativas corretas são I e III.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre alguns possíveis princípios básicos do Benchmarking, analise as sentenças a seguir:


I- Reciprocidade: ao se solicitar informações, tem-se, automaticamente, a disponibilização a contrapartida.
II- Analogia: o benchmarking só é útil se puder manter uma analogia com os processos da organização.
III- Medição: apesar de obter índices de desempenho, não é necessário o levantamento de dados sobre os processos, desde que se tenham os resultados favoráveis.
IV- Validação: para o benchmarking funcionar, é necessário examinar de forma precisa os dados coletados, avaliar as reais necessidades da organização, fazendo todas as adequações, pois o que serve para uma empresa não necessariamente serve para outra.

A burocracia determinada por Weber é uma forma racional de dominar as pessoas, funcionários ou uma nação com autoridade. Busca-se a precisão na obediência, continuidade, disciplina rigorosa e confiança. Mesmo após guerras e revoluções, o conceito indicado para a burocracia e seu funcionamento continuavam igualmente ao governo anterior, ou seja, o controle rigoroso de situações. Estas são representadas pelas normas e regras que cada cidadão deveria apresentar e corresponder ao sistema controlado por pessoas poderosas. Com isso, Weber considerava que a burocracia não é um sistema social, mas um tipo da busca pelo poder (RICHTER, 2016). Assim, tem-se alguns tipos de autoridades. Sobre esses tipos de autoridade e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:

( ) Nesse tipo de autoridade, os subordinados aceitam todas as ordens como legítimas, pela confiança e credibilidade que a pessoa do líder possui. Este não é hereditário, não possui base racional e é muito instável.
( ) Essa forma de autoridade é na forma patriarcal, está na própria pessoa, vem de herança de pai para filho, os subordinados apenas seguem as ordens porque sempre foi dessa maneira. Esse poder não é racional, possuindo um comportamento mais conservador.
( ) Está baseada em leis e normas que a figura autoritária possui. Nesse caso, os subordinados atendem às ordens, mas com crença em seus direitos e deveres.
I- Carismática.
II- Tradicional.
III- Burocrática.

Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.


( ) Esse sistema de autoridade não está ligado a heranças, e sim por regras e normas estabelecidas e aceitas por todas as pessoas do país ou da organização.

A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Esse estilo pode ser projetado e modificado conforme o passar do tempo e de situações adversas que a organização enfrenta (CHIAVENATO, 2011). A teoria X tem como base descrever situações não desejadas e ineficientes do comportamento humano. Com relação às situações do comportamento humano observadas pela


A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

teoria X, analise as afirmativas a seguir:
I- As pessoas são consideradas como preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos ou tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais.
II- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
III- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver os objetivos que lhe foram confiados.
IV- Falta de ambição: muitas dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. O egocêntrico pensa mais no seu bem do que no bem de toda organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

I- As pessoas são consideradas como preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos ou tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais.
II- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
III- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver os objetivos que lhe foram confiados.
IV- Falta de ambição: muitas dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. O egocêntrico pensa mais no seu bem do que no bem de toda organização.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina