Buscar

Questão 7 As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Na grande maioria dos casos os fatores d...

Questão 7
As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Na grande maioria dos casos os fatores de risco são conhecidos e bem estabelecidos. Muito estudos têm demonstrado o papel das dislipidemias, particularmente níveis baixos de HDL-colesterol e elevação do LDL-colesterol, hipertensão arterial, NOME: TURMA:

tabagismo, idade, sexo masculino, sedentarismo, obesidade e diabetes mellitus como fatores de risco independentes para o desenvolvimento da aterosclerose e da doença cardíaca isquêmica. Estudos populacionais demonstram claramente a estreita correlação entre os níveis elevados de colesterol total e o risco de doença coronariana aterosclerótica. A grande maioria dos pacientes com níveis elevados de colesterol apresenta uma combinação de fatores relacionados à dieta, à inf luência do meio ambiente e ao comportamento, os quais se interagem e induzem o desenvolvimento da doença aterosclerótica. A aterosclerose é uma doença crônica, inf lamatória, que ocorre em resposta à agressão do endotélio vascular, acometendo principalmente a camada íntima de artérias de médio e grande calibre. No Brasil, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou em 2013 a V Diretriz Brasileira sobre dislipidemias e prevenção da aterosclerose. O documento discute a f isiologia, a f isiopatologia, os aspectos clínicos e laboratoriais relacionados ao processo de desenvolvimento da aterosclerose, além do tratamento, baseada em evidências científ icas.
A respeito das dislipidemias, analise as assertivas abaixo.
1. Hipercolesterolemia isolada é caracterizada pela elevação isolada do LDL-C ( 160 mg/dL).
2. Hipertrigliceridemia isolada ocorre quando há elevação isolada dos TGs ( 150 mg/dL) que ref lete o aumento do número e/ou do volume de partículas ricas em TG, como VLDL, IDL e quilomícrons.
3. Hiperlipidemia mista são encontrados valores aumentados de LDL-C ( 160 mg/dL) e TG ( 150 mg/dL).
4. O HDL-C baixo se caracteriza pela redução do HDL-C isolado ou em associação a um aumento de LDL-C ou de TG.
É correto o que se af irma em:

a) I e II, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I, II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) II e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

PROVA BQS
3 pág.

Fisiologia I Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) I, II e IV, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais