Buscar

José, João Júlio trabalham em uma construtora. Todos são engenheiros mas de tipos diferentes, um deles é civil, outro é elétrico, o outro é de segu...

José, João Júlio trabalham em uma construtora. Todos são engenheiros mas de tipos diferentes, um deles é civil, outro é elétrico, o outro é de segurança do trabalho. Com base nisso analise as seguintes proposições:
I) ou José é engenheiro civil, ou Júlio é engenheiro civil;
II) ou José é engenheiro elétrico, ou João é engenheiro de segurança do trabalho;
III) ou Júlio é engenheiro de segurança do trabalho, ou João engenheiro de segurança do trabalho;
IV) ou João é engenheiro elétrico, ou Júlio é engenheiro elétrico.
Portanto, as profissões de José, João e Júlio são, respectivamente, engenheiros:


a) Elétrico, civil, segurança do trabalho.
b) Civil, elétrico, segurança do trabalho.
c) Elétrico, segurança do trabalho, civil.
d) Segurança do trabalho, civil, elétrico.
e) Civil, segurança do trabalho, elétrico.

Essa pergunta também está no material:

Av1 - Ed - Lógica Matemática
4 pág.

Matemática Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as proposições apresentadas, podemos chegar à seguinte conclusão: I) Se José é engenheiro civil, então Júlio não pode ser engenheiro civil. II) Se José é engenheiro elétrico, então João não pode ser engenheiro de segurança do trabalho. III) Se Júlio é engenheiro de segurança do trabalho, então João não pode ser engenheiro de segurança do trabalho. IV) Se João é engenheiro elétrico, então Júlio não pode ser engenheiro elétrico. Com base nessas informações, podemos concluir que: - José não pode ser engenheiro civil, pois Júlio também não pode ser. - José não pode ser engenheiro elétrico, pois João também não pode ser engenheiro de segurança do trabalho. - Júlio não pode ser engenheiro de segurança do trabalho, pois João também não pode ser engenheiro de segurança do trabalho. - João não pode ser engenheiro elétrico, pois Júlio também não pode ser engenheiro elétrico. Portanto, a única opção que atende a todas as proposições é a alternativa: c) Elétrico, segurança do trabalho, civil.

0
Dislike0
User badge image

alex.ts

Resposta:

José = Engenheiro Civil

Julho = Engenheiro Elétrico

João = Engenheiro do Trabalho

Explicação:

Primeiro é necessário isolar as alternativas com a mesma profissão no caso I, III e a IV podemos ter o seguinte diagrama:


Eng Civil -> José ou Julho

Eng. Elétrica -> João ou Julho

Eng. Trabalho -> Julho ou João


Em seguida observamos a única alternativa com profissões diferentes no caso a II: ou José é engenheiro elétrico, ou João é engenheiro de segurança do trabalho.

Neste caso como não temos o José no diagrama anterior na profissão de engenheiro elétrico somente João poderia ser o engenheiro de seg. do trabalho. Seguindo esse mesmo raciocínio voltamos a questão IV que nos diz que se o João não é eng. Eletrico, "pois já descobrimos que ele é da seg. do trabalho", logo júlio é eng. eletrico. Por fim José só pode ser o Eng. Civil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais