Logo Passei Direto
Buscar
Paula adquiriu um automóvel luxuoso e exclusivo, contudo ele veio com defeito grave no sistema eletrônico. O vício veio da fábrica e não poderia ser consertado, diante da sofisticação do sistema de computadores utilizado no automóvel. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, Paula deverá receber:


a. Um bem e uma indenização por expectativa frustrada.
b. Um novo bem superior em qualidade ao que adquiriu.
c. Triplamente o valor pago.
d. Reembolso e 80% do que pagou.
e. Um novo bem equivalente, mas sem defeitos.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para resolver essa questão, precisamos considerar o que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece em casos de vícios de qualidade que tornam o produto impróprio ao uso a que se destina. No caso apresentado, Paula adquiriu um automóvel que veio com um defeito grave que não pode ser consertado. De acordo com o CDC, quando um produto apresenta vício que não pode ser reparado, o consumidor tem direito a: 1. A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso. 2. A restituição do valor pago, com a devolução de quantias pagas, ou 3. Um desconto proporcional no preço. Analisando as alternativas: a) Um bem e uma indenização por expectativa frustrada - Não é o que o CDC prevê diretamente. b) Um novo bem superior em qualidade ao que adquiriu - O CDC não garante um bem superior, apenas um equivalente. c) Triplamente o valor pago - Não é uma previsão do CDC. d) Reembolso e 80% do que pagou - Não é uma previsão do CDC. e) Um novo bem equivalente, mas sem defeitos - Esta alternativa está de acordo com o que o CDC prevê. Portanto, a alternativa correta é: e) Um novo bem equivalente, mas sem defeitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, Paula deverá receber a alternativa "e. Um novo bem equivalente, mas sem defeitos". Isso significa que ela tem direito a receber um novo automóvel luxuoso e exclusivo, porém sem o defeito grave no sistema eletrônico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No direito do consumidor, quanto à responsabilidade por vício do produto e do serviço, pode-se afirmar que:


a. A garantia legal de adequação do produto ou do serviço independe de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.
b. O fornecedor de serviços resp

onde pelos vícios de quantidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou da mensagem publicitária.


A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e dos serviços o exime de responsabilidade.

É permitida a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores.


Os fornecedores respondem subsidiariamente pelos vícios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, da rotulagem ou de mensagem publicitária.


Mais conteúdos dessa disciplina