A Tabela Periódica moderna foi idealizada inicialmente pelos químicos Lothar Meyer (1930-1895) e Dmitri Mendeleev (1834-1907), que sugeriram a lei periódica em função do aumento do peso atômico. Atualmente, entretanto, a Tabela Periódica é apresentada em ordem crescente de número atômico, que pouco se diferencia da ideia original dos pesquisadores citados. Sua atual configuração proporciona uma classificação e distribuição dos elementos químicos. Nesse contexto, leia as afirmativas que seguem:
I) A Tabela Periódica é composta por colunas verticais denominadas “grupos” e linhas horizontais, os “períodos”.
II) Alguns grupos recebem nomes especiais, como o grupo I, conhecido como “metais alcalinos terrosos” e o grupo VIII, também chamado de gases nobres.
III) A Tabela é composta basicamente por metais, não metais, gases nobres e hidrogênio.
IV) Os metais conduzem corrente elétrica, são dúcteis e maleáveis. Já os não metais, são densos, contém brilho e possuem elevados pontos de fusão e ebulição.
Ed
há 2 anos
A Tabela Periódica é composta por colunas verticais denominadas "grupos" e linhas horizontais, os "períodos". Alguns grupos recebem nomes especiais, como o grupo I, conhecido como "metais alcalinos terrosos" e o grupo VIII, também chamado de gases nobres. A Tabela é composta basicamente por metais, não metais, gases nobres e hidrogênio. Os metais conduzem corrente elétrica, são dúcteis e maleáveis. Já os não metais são densos, contêm brilho e possuem elevados pontos de fusão e ebulição.