Buscar

Veiga (2009) afirma que “para que a escola assuma sua função social e, ao mesmo tempo, enfrente seus desafios atuais, a educação de qualidade deve ...

Veiga (2009) afirma que “para que a escola assuma sua função social e, ao mesmo tempo, enfrente seus desafios atuais, a educação de qualidade deve ser a meta fundamental a ser atingida”. No texto, a autora declara e defende que a reorganização da escola deverá ser buscada de dentro para fora e que “o ponto de partida para a realização dessa tarefa é o empenho coletivo


(A) na extinção da escola que ainda se organiza com base no ensino em formato disciplinar e nas provas como forma de avaliação”; devendo a escola elaborar um projeto político-pedagógico que prepare intelectualmente o estudante para conhecer o mundo por meio do repasse de informação.
(B) na melhoria dos resultados das avaliações externas, e laborando nas escolas públicas projetos político-pedagógicos que garantam, ao estudante, o acesso ao ensino superior gratuito”; promovendo assim a ascensão social para esses alunos, que, com melhor remuneração, poderão afastar-se dos bairros periféricos.
(C) na construção de um projeto político-pedagógico, e isso implica fazer rupturas com o existente e avançar”; sendo que a construção, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico requerem continuidade das ações, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de uma sistemática de avaliação de cunho emancipatório.
(D) para refutar o foco em conteúdos conceituais e procedimentais, e implementar nas escolas ações de apoio à comunidade, como feiras e cursos profissionalizantes aos finais de semana, efetivando, assim, um projeto político-pedagógico que contempla a educação de qualidade total”, capaz de dissociar as dimensões técnica ou formal, social e política.
(E) que, ao se constituir em processo participativo de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que oculte os conflitos e as contradições, fomentando as relações corporativas, competitivas e rigorosas”; favorecendo a rotina do mando pessoal e a promoção das relações hierarquizadas no interior de uma escola democrática.

Essa pergunta também está no material:

Prova PEB1 Vunesp
24 pág.

Infâncias de 0 A 10 Anos Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (C) na construção de um projeto político-pedagógico, e isso implica fazer rupturas com o existente e avançar”; sendo que a construção, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico requerem continuidade das ações, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de uma sistemática de avaliação de cunho emancipatório.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais