Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a doutrina vigente, considera-se atributos dos atos administrativos:


a) Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; competência; tipicidade e imperatividade.
b) Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.
c) competência, autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.
d) Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; finalidade e forma.
e) Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Segundo a doutrina vigente, considera-se atributos dos atos administrativos a) Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; competência; tipicidade e imperatividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Complete a lacuna a seguir, com a alternativa que corresponde corretamente, em relação aos atos administrativos:

A presunção de _____________ significa que os atos foram realizados em conformidade com a lei. Já a presunção de veracidade significa que os atos, por serem alegados pela administração, presumem-se verdadeiros.


a) Legalidade;
b) Legitimidade;
c) Inocência;
d) Culpabilidade.

No que se refere aos atributos do ato administrativo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É possível afirmar que, enquanto o objeto é o efeito jurídico imediato que o ato produz (aquisição, transformação ou extinção de direitos), a finalidade é o efeito mediato.

( ) A finalidade distingue-se do motivo, porque este antecede a prática do ato, correspondendo aos fatos, às circunstâncias, que levam a Administração a praticar o ato. Já a finalidade sucede à prática do ato, porque corresponde a algo que a Administração quer alcançar com a sua edição.

( ) O motivo e a finalidade contribuem para a formação da vontade da Administração. Assim, diante de certa situação de fato ou de direito (motivo), a autoridade pratica certo ato (objeto) para alcançar determinado resultado (finalidade).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


a) V - V - V
b) V - F - V
c) F - F - V
d) V - V - F

Jorge praticou determinada infração de trânsito em rodovia federal, de maneira que, como não havia urgência a recomendar o imediato guincho do veículo, policiais rodoviários federais, observadas as formalidades legais, apenas lavraram o correlato auto de infração. Em seguida, a Administração Pública Federal promoveu o regular processo administrativo para imposição de multa em desfavor do administrado Jorge, inclusive com as necessárias notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração, atendidos o contraditório e a ampla defesa.

Não obstante ter sido regularmente aplicada a citada multa, Jorge não a pagou, razão pela qual o caso foi encaminhado ao órgão responsável por promover sua cobrança, mediante ajuizamento de execução judicial.

No caso em tela, a imposição da multa de trânsito a Jorge decorre do atributo ato administrativo da


a) exigibilidade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua execução judicial afasta a presença do atributo da autoexecutoridade.
b) imperatividade, com necessidade de chancela do Poder Judiciário para validade da sanção, mediante a presença do atributo da autoexecutoridade.
c) executoriedade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua execução judicial afasta a presença do atributo da imperatividade.
d) tipicidade, que decorre da supremacia do interesse público, sem necessidade de chancela do Poder Judiciário.

Assinale a alternativa que não representa um atributo do ato administrativo.


a) Tipicidade.
b) Presunção de legitimidade.
c) Nexo de causalidade culposa.
d) Exigibilidade.

Ato administrativo é a declaração do Estado ou de quem o represente que produz efeitos jurídicos imediatos, com a observância da lei, sob o regime jurídico de direito público e sujeita ao controle do Poder Público. Em relação aos atributos do ato, assinale a alternativa que representa aquele que, necessariamente, deve estar presente em todos os atos:


a) Imperatividade.
b) Exigibilidade.
c) Presunção de legitimidade relativa.
d) Presunção de legitimidade absoluta.
e) Autoexecutoriedade.

O entendimento de que o ato administrativo é considerado válido até que se prove em contrário corresponde ao atributo da


a) tipicidade.
b) exigibilidade.
c) imperatividade.
d) autoexecutoriedade.
e) presunção de legitimidade.

é o atributo do ato administrativo que impõe a coercibilidade para seu cumprimento ou execução. Esse atributo não está presente em todos os atos, visto que alguns deles o dispensam, por desnecessário à sua operatividade, uma vez que os efeitos jurídicos do ato dependem, exclusivamente, do interesse do particular na sua utilização.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


a) Autoexecutoriedade.
b) Imperatividade.
c) Execução forçada.
d) Presunção de Legitimidade.

Considere que o Município de Corbélia/PR tenha inscrito um cidadão em dívida ativa pelo não pagamento de determinado tributo. Nesse caso, à luz do Direito Administrativo, o ato administrativo correspondente goza do atributo da:


a) Autoexecutoriedade.
b) Competência indelegável.
c) Presunção relativa de veracidade.
d) Presunção absoluta de legalidade.

O ato administrativo, apesar de ser ato jurídico, é distinto dos atos de direito privado. Assim, é dotado de atributos ou características específicas que o tornam apto a ser submetido a um regime jurídico administrativo.

A seguir, estão elencados alguns dos atributos apontados pela doutrina como comuns aos atos administrativos, EXCETO:


a) Tipicidade.
b) Imperatividade.
c) Autoexecutoriedade.
d) Presunção de não veracidade.

Com base na situação descrita e na legislação nacional, é correto afirmar com relação aos atos administrativos que


a) a Administração Pública tem no caso o poder de guinchar o carro de Fulano, sem prévia intervenção judicial, dada a urgência da medida. Nesse caso, o ato administrativo possui o atributo da exigibilidade, segundo o qual o Poder Público pode aplicar meios diretos de execução dos atos administrativos.
b) caso Fulano queira questionar a multa aplicada, caberá a ele comprovar que seu carro não estava parado em local proibido. Isso decorre da presunção de legalidade dos atos administrativos, segundo a qual se presumem verdadeiros os fatos relatados pela Administração Pública na prática do ato.
c) caso Fulano queira buscar a anulação da multa, por não ter ela sido aplicada conforme os procedimentos adequados, caberá a ele provar o descumprimento da lei. Isso decorre da autoexecutoriedade dos atos administrativos, segundo a qual se presume que foram praticados conforme a lei e o ordenamento jurídico.
d) a Administração Pública poderá impor a multa e cobrá-la de Fulano, independentemente de sua vontade ou de intervenção judicial. Isso decorre dos atributos da imperatividade e da exigibilidade de que se revestem alguns atos administrativos.
e) a Administração Pública somente poderia ter guinchado o carro de Fulano caso houvesse expressa autorização legal da situação, mencionando inclusive a rua e o horário da medida, pois a autoexecutoriedade dos atos administrativos decorre apenas de expressa e precisa previsão legal e não da urgência.

Mais conteúdos dessa disciplina