Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO1 Direito Administrativo para Bacharel (CFC) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Complete a lacuna a seguir, com a alternativa que corresponde corretamente, em relação aos atos administrativos:

A presunção de _____________ significa que os atos foram realizados em conformidade com a lei. Já a presunção de veracidade significa que os atos, por serem alegados pela administração, presumem-se verdadeiros.


a) Legalidade;
b) Legitimidade;
c) Inocência;
d) Culpabilidade.

No que se refere aos atributos do ato administrativo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É possível afirmar que, enquanto o objeto é o efeito jurídico imediato que o ato produz (aquisição, transformação ou extinção de direitos), a finalidade é o efeito mediato.

( ) A finalidade distingue-se do motivo, porque este antecede a prática do ato, correspondendo aos fatos, às circunstâncias, que levam a Administração a praticar o ato. Já a finalidade sucede à prática do ato, porque corresponde a algo que a Administração quer alcançar com a sua edição.

( ) O motivo e a finalidade contribuem para a formação da vontade da Administração. Assim, diante de certa situação de fato ou de direito (motivo), a autoridade pratica certo ato (objeto) para alcançar determinado resultado (finalidade).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


a) V - V - V
b) V - F - V
c) F - F - V
d) V - V - F

Jorge praticou determinada infração de trânsito em rodovia federal, de maneira que, como não havia urgência a recomendar o imediato guincho do veículo, policiais rodoviários federais, observadas as formalidades legais, apenas lavraram o correlato auto de infração. Em seguida, a Administração Pública Federal promoveu o regular processo administrativo para imposição de multa em desfavor do administrado Jorge, inclusive com as necessárias notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração, atendidos o contraditório e a ampla defesa.

Não obstante ter sido regularmente aplicada a citada multa, Jorge não a pagou, razão pela qual o caso foi encaminhado ao órgão responsável por promover sua cobrança, mediante ajuizamento de execução judicial.

No caso em tela, a imposição da multa de trânsito a Jorge decorre do atributo ato administrativo da


a) exigibilidade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua execução judicial afasta a presença do atributo da autoexecutoridade.
b) imperatividade, com necessidade de chancela do Poder Judiciário para validade da sanção, mediante a presença do atributo da autoexecutoridade.
c) executoriedade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua execução judicial afasta a presença do atributo da imperatividade.
d) tipicidade, que decorre da supremacia do interesse público, sem necessidade de chancela do Poder Judiciário.

Assinale a alternativa que não representa um atributo do ato administrativo.


a) Tipicidade.
b) Presunção de legitimidade.
c) Nexo de causalidade culposa.
d) Exigibilidade.

Ato administrativo é a declaração do Estado ou de quem o represente que produz efeitos jurídicos imediatos, com a observância da lei, sob o regime jurídico de direito público e sujeita ao controle do Poder Público. Em relação aos atributos do ato, assinale a alternativa que representa aquele que, necessariamente, deve estar presente em todos os atos:


a) Imperatividade.
b) Exigibilidade.
c) Presunção de legitimidade relativa.
d) Presunção de legitimidade absoluta.
e) Autoexecutoriedade.

O entendimento de que o ato administrativo é considerado válido até que se prove em contrário corresponde ao atributo da


a) tipicidade.
b) exigibilidade.
c) imperatividade.
d) autoexecutoriedade.
e) presunção de legitimidade.

é o atributo do ato administrativo que impõe a coercibilidade para seu cumprimento ou execução. Esse atributo não está presente em todos os atos, visto que alguns deles o dispensam, por desnecessário à sua operatividade, uma vez que os efeitos jurídicos do ato dependem, exclusivamente, do interesse do particular na sua utilização.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


a) Autoexecutoriedade.
b) Imperatividade.
c) Execução forçada.
d) Presunção de Legitimidade.

Considere que o Município de Corbélia/PR tenha inscrito um cidadão em dívida ativa pelo não pagamento de determinado tributo. Nesse caso, à luz do Direito Administrativo, o ato administrativo correspondente goza do atributo da:


a) Autoexecutoriedade.
b) Competência indelegável.
c) Presunção relativa de veracidade.
d) Presunção absoluta de legalidade.

O ato administrativo, apesar de ser ato jurídico, é distinto dos atos de direito privado. Assim, é dotado de atributos ou características específicas que o tornam apto a ser submetido a um regime jurídico administrativo.

A seguir, estão elencados alguns dos atributos apontados pela doutrina como comuns aos atos administrativos, EXCETO:


a) Tipicidade.
b) Imperatividade.
c) Autoexecutoriedade.
d) Presunção de não veracidade.

Com base na situação descrita e na legislação nacional, é correto afirmar com relação aos atos administrativos que


a) a Administração Pública tem no caso o poder de guinchar o carro de Fulano, sem prévia intervenção judicial, dada a urgência da medida. Nesse caso, o ato administrativo possui o atributo da exigibilidade, segundo o qual o Poder Público pode aplicar meios diretos de execução dos atos administrativos.
b) caso Fulano queira questionar a multa aplicada, caberá a ele comprovar que seu carro não estava parado em local proibido. Isso decorre da presunção de legalidade dos atos administrativos, segundo a qual se presumem verdadeiros os fatos relatados pela Administração Pública na prática do ato.
c) caso Fulano queira buscar a anulação da multa, por não ter ela sido aplicada conforme os procedimentos adequados, caberá a ele provar o descumprimento da lei. Isso decorre da autoexecutoriedade dos atos administrativos, segundo a qual se presume que foram praticados conforme a lei e o ordenamento jurídico.
d) a Administração Pública poderá impor a multa e cobrá-la de Fulano, independentemente de sua vontade ou de intervenção judicial. Isso decorre dos atributos da imperatividade e da exigibilidade de que se revestem alguns atos administrativos.
e) a Administração Pública somente poderia ter guinchado o carro de Fulano caso houvesse expressa autorização legal da situação, mencionando inclusive a rua e o horário da medida, pois a autoexecutoriedade dos atos administrativos decorre apenas de expressa e precisa previsão legal e não da urgência.

O texto acima faz referência ao atributo da


a) presunção de legalidade.
b) tipicidade.
c) imperatividade
d) autoexecutoriedade.
e) autoridade.

Marianna estava em debate com sua colega Giovanna sobre os atributos dos atos administrativos. Marianna sustentava que a imperatividade se tratava de um atributo segundo o qual o ato administrativo se impõe ao seu destinatário, independentemente da sua concordância. Giovanna, por outro lado, sustentava que a imperatividade consiste na presunção de veracidade e legitimidade dos atos administrativos. Assinale a alternativa correta em relação à situação descrita:


a) Marianna está correta.
b) Ambas estão equivocadas.
c) Giovanna está correta.
d) Marianna está equivocada, mas Giovanna não está correta.
e) Ambas estão corretas.

Dentre os atributos do ato administrativo, destaca-se a autoexecutoriedade que significa que a Administração Pública pode executar suas decisões, com coerção, sem ter de submetê-las previamente ao Poder Judiciário. Sobre este atributo, assinale a alternativa correta:


a) O Estado não responde pelos danos causados se agir de forma arbitrária ou excessiva no emprego da autoexecutoriedade de seus atos.
b) A Administração nunca se utiliza de meios diretos de coação na executoriedade.
c) O fato de haver contraditório antes de a decisão ser tomada não significa que ela perca sua característica de autoexecutoriedade.
d) Na execução forçada de atos, a Administração Pública não pode empregar a força pública.
e) A autoexecutoriedade dos atos administrativos decorre apenas de expressa e precisa previsão legal e não da urgência.

Acerca dos atributos e espécies dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:


a) Certidões e atestados são exemplos típicos de atos administrativos enunciativos
b) Consideram-se atributos do ato administrativo o sujeito, a forma, o objeto, a finalidade e o motivo.
c) Os atos administrativos negociais se caracterizam por serem bilaterais, gozando de contratualidade.
d) Apenas o motivo e a finalidade são atributos do ato administrativo.

O ato administrativo apresenta os seguintes atributos:


a) presunção de legitimidade, imperatividade, exigibilidade e executoriedade
b) exigibilidade, executoriedade, sujeito, motivo e finalidade
c) sujeito, causa, formalização, presunção de legitimidade e imperatividade
d) concreto, abstrato, constitutivo, declaratório e puro

O atributo pelo qual o ato administrativo se impõe a terceiros, independentemente de sua concordância, quando se trata de obrigações, denomina-se:


a) veracidade.
b) tipicidade.
c) presunção de imparcialidade.
d) imperatividade.
e) auto executoriedade.

Os atos administrativos são dotados, entre outros, dos atributos de:


a) Presunção de legitimidade, imperatividade e autoexecutoriedade.
b) Disponibilidade, autoexecutoriedade e imperatividade.
c) Consensualidade, discricionariedade e disponibilidade.
d) Disponibilidade, imperatividade e autoexecutoriedade.

Acerca dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir. 222) 223) 224) I. Os atos administrativos possuem alguns atributos, dentre eles a autoexecutoriedade, o motivo e a forma. II. A ausência de atribuição para a prática do ato administrativo configura vício de competência. III. O ato administrativo discricionário é aquele exercido fora dos limites autorizados na legislação vigente. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)


a) II.
b) III.
c) I e II.
d) I e III.

As hipóteses a seguir revelam exemplos de ato administrativo perpetrado pela Administração Pública, no exercício do poder de polícia, em que se evidencia o atributo da autoexecutoriedade, EXCETO:


a) Execução de multa aplicada pelo PROCON Estadual à empresa fornecedora, por ela não adimplida, em razão de infração consumerista.
b) Apreensão de alimentos impróprios para o consumo feita pela vigilância sanitária municipal em um estabelecimento comercial que funciona em imóvel locado pelo poder público municipal.
c) Demolição de galpão construído para fins comerciais, edificado em área de risco, sujeita a desabamento.
d) Interdição de estabelecimento fabril, localizado em distrito industrial, mas instalado sem o devido licenciamento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Complete a lacuna a seguir, com a alternativa que corresponde corretamente, em relação aos atos administrativos:

A presunção de _____________ significa que os atos foram realizados em conformidade com a lei. Já a presunção de veracidade significa que os atos, por serem alegados pela administração, presumem-se verdadeiros.


a) Legalidade;
b) Legitimidade;
c) Inocência;
d) Culpabilidade.

No que se refere aos atributos do ato administrativo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É possível afirmar que, enquanto o objeto é o efeito jurídico imediato que o ato produz (aquisição, transformação ou extinção de direitos), a finalidade é o efeito mediato.

( ) A finalidade distingue-se do motivo, porque este antecede a prática do ato, correspondendo aos fatos, às circunstâncias, que levam a Administração a praticar o ato. Já a finalidade sucede à prática do ato, porque corresponde a algo que a Administração quer alcançar com a sua edição.

( ) O motivo e a finalidade contribuem para a formação da vontade da Administração. Assim, diante de certa situação de fato ou de direito (motivo), a autoridade pratica certo ato (objeto) para alcançar determinado resultado (finalidade).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


a) V - V - V
b) V - F - V
c) F - F - V
d) V - V - F

Jorge praticou determinada infração de trânsito em rodovia federal, de maneira que, como não havia urgência a recomendar o imediato guincho do veículo, policiais rodoviários federais, observadas as formalidades legais, apenas lavraram o correlato auto de infração. Em seguida, a Administração Pública Federal promoveu o regular processo administrativo para imposição de multa em desfavor do administrado Jorge, inclusive com as necessárias notificações da autuação e da aplicação da pena decorrente da infração, atendidos o contraditório e a ampla defesa.

Não obstante ter sido regularmente aplicada a citada multa, Jorge não a pagou, razão pela qual o caso foi encaminhado ao órgão responsável por promover sua cobrança, mediante ajuizamento de execução judicial.

No caso em tela, a imposição da multa de trânsito a Jorge decorre do atributo ato administrativo da


a) exigibilidade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua execução judicial afasta a presença do atributo da autoexecutoridade.
b) imperatividade, com necessidade de chancela do Poder Judiciário para validade da sanção, mediante a presença do atributo da autoexecutoridade.
c) executoriedade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua execução judicial afasta a presença do atributo da imperatividade.
d) tipicidade, que decorre da supremacia do interesse público, sem necessidade de chancela do Poder Judiciário.

Assinale a alternativa que não representa um atributo do ato administrativo.


a) Tipicidade.
b) Presunção de legitimidade.
c) Nexo de causalidade culposa.
d) Exigibilidade.

Ato administrativo é a declaração do Estado ou de quem o represente que produz efeitos jurídicos imediatos, com a observância da lei, sob o regime jurídico de direito público e sujeita ao controle do Poder Público. Em relação aos atributos do ato, assinale a alternativa que representa aquele que, necessariamente, deve estar presente em todos os atos:


a) Imperatividade.
b) Exigibilidade.
c) Presunção de legitimidade relativa.
d) Presunção de legitimidade absoluta.
e) Autoexecutoriedade.

O entendimento de que o ato administrativo é considerado válido até que se prove em contrário corresponde ao atributo da


a) tipicidade.
b) exigibilidade.
c) imperatividade.
d) autoexecutoriedade.
e) presunção de legitimidade.

é o atributo do ato administrativo que impõe a coercibilidade para seu cumprimento ou execução. Esse atributo não está presente em todos os atos, visto que alguns deles o dispensam, por desnecessário à sua operatividade, uma vez que os efeitos jurídicos do ato dependem, exclusivamente, do interesse do particular na sua utilização.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


a) Autoexecutoriedade.
b) Imperatividade.
c) Execução forçada.
d) Presunção de Legitimidade.

Considere que o Município de Corbélia/PR tenha inscrito um cidadão em dívida ativa pelo não pagamento de determinado tributo. Nesse caso, à luz do Direito Administrativo, o ato administrativo correspondente goza do atributo da:


a) Autoexecutoriedade.
b) Competência indelegável.
c) Presunção relativa de veracidade.
d) Presunção absoluta de legalidade.

O ato administrativo, apesar de ser ato jurídico, é distinto dos atos de direito privado. Assim, é dotado de atributos ou características específicas que o tornam apto a ser submetido a um regime jurídico administrativo.

A seguir, estão elencados alguns dos atributos apontados pela doutrina como comuns aos atos administrativos, EXCETO:


a) Tipicidade.
b) Imperatividade.
c) Autoexecutoriedade.
d) Presunção de não veracidade.

Com base na situação descrita e na legislação nacional, é correto afirmar com relação aos atos administrativos que


a) a Administração Pública tem no caso o poder de guinchar o carro de Fulano, sem prévia intervenção judicial, dada a urgência da medida. Nesse caso, o ato administrativo possui o atributo da exigibilidade, segundo o qual o Poder Público pode aplicar meios diretos de execução dos atos administrativos.
b) caso Fulano queira questionar a multa aplicada, caberá a ele comprovar que seu carro não estava parado em local proibido. Isso decorre da presunção de legalidade dos atos administrativos, segundo a qual se presumem verdadeiros os fatos relatados pela Administração Pública na prática do ato.
c) caso Fulano queira buscar a anulação da multa, por não ter ela sido aplicada conforme os procedimentos adequados, caberá a ele provar o descumprimento da lei. Isso decorre da autoexecutoriedade dos atos administrativos, segundo a qual se presume que foram praticados conforme a lei e o ordenamento jurídico.
d) a Administração Pública poderá impor a multa e cobrá-la de Fulano, independentemente de sua vontade ou de intervenção judicial. Isso decorre dos atributos da imperatividade e da exigibilidade de que se revestem alguns atos administrativos.
e) a Administração Pública somente poderia ter guinchado o carro de Fulano caso houvesse expressa autorização legal da situação, mencionando inclusive a rua e o horário da medida, pois a autoexecutoriedade dos atos administrativos decorre apenas de expressa e precisa previsão legal e não da urgência.

O texto acima faz referência ao atributo da


a) presunção de legalidade.
b) tipicidade.
c) imperatividade
d) autoexecutoriedade.
e) autoridade.

Marianna estava em debate com sua colega Giovanna sobre os atributos dos atos administrativos. Marianna sustentava que a imperatividade se tratava de um atributo segundo o qual o ato administrativo se impõe ao seu destinatário, independentemente da sua concordância. Giovanna, por outro lado, sustentava que a imperatividade consiste na presunção de veracidade e legitimidade dos atos administrativos. Assinale a alternativa correta em relação à situação descrita:


a) Marianna está correta.
b) Ambas estão equivocadas.
c) Giovanna está correta.
d) Marianna está equivocada, mas Giovanna não está correta.
e) Ambas estão corretas.

Dentre os atributos do ato administrativo, destaca-se a autoexecutoriedade que significa que a Administração Pública pode executar suas decisões, com coerção, sem ter de submetê-las previamente ao Poder Judiciário. Sobre este atributo, assinale a alternativa correta:


a) O Estado não responde pelos danos causados se agir de forma arbitrária ou excessiva no emprego da autoexecutoriedade de seus atos.
b) A Administração nunca se utiliza de meios diretos de coação na executoriedade.
c) O fato de haver contraditório antes de a decisão ser tomada não significa que ela perca sua característica de autoexecutoriedade.
d) Na execução forçada de atos, a Administração Pública não pode empregar a força pública.
e) A autoexecutoriedade dos atos administrativos decorre apenas de expressa e precisa previsão legal e não da urgência.

Acerca dos atributos e espécies dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:


a) Certidões e atestados são exemplos típicos de atos administrativos enunciativos
b) Consideram-se atributos do ato administrativo o sujeito, a forma, o objeto, a finalidade e o motivo.
c) Os atos administrativos negociais se caracterizam por serem bilaterais, gozando de contratualidade.
d) Apenas o motivo e a finalidade são atributos do ato administrativo.

O ato administrativo apresenta os seguintes atributos:


a) presunção de legitimidade, imperatividade, exigibilidade e executoriedade
b) exigibilidade, executoriedade, sujeito, motivo e finalidade
c) sujeito, causa, formalização, presunção de legitimidade e imperatividade
d) concreto, abstrato, constitutivo, declaratório e puro

O atributo pelo qual o ato administrativo se impõe a terceiros, independentemente de sua concordância, quando se trata de obrigações, denomina-se:


a) veracidade.
b) tipicidade.
c) presunção de imparcialidade.
d) imperatividade.
e) auto executoriedade.

Os atos administrativos são dotados, entre outros, dos atributos de:


a) Presunção de legitimidade, imperatividade e autoexecutoriedade.
b) Disponibilidade, autoexecutoriedade e imperatividade.
c) Consensualidade, discricionariedade e disponibilidade.
d) Disponibilidade, imperatividade e autoexecutoriedade.

Acerca dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir. 222) 223) 224) I. Os atos administrativos possuem alguns atributos, dentre eles a autoexecutoriedade, o motivo e a forma. II. A ausência de atribuição para a prática do ato administrativo configura vício de competência. III. O ato administrativo discricionário é aquele exercido fora dos limites autorizados na legislação vigente. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)


a) II.
b) III.
c) I e II.
d) I e III.

As hipóteses a seguir revelam exemplos de ato administrativo perpetrado pela Administração Pública, no exercício do poder de polícia, em que se evidencia o atributo da autoexecutoriedade, EXCETO:


a) Execução de multa aplicada pelo PROCON Estadual à empresa fornecedora, por ela não adimplida, em razão de infração consumerista.
b) Apreensão de alimentos impróprios para o consumo feita pela vigilância sanitária municipal em um estabelecimento comercial que funciona em imóvel locado pelo poder público municipal.
c) Demolição de galpão construído para fins comerciais, edificado em área de risco, sujeita a desabamento.
d) Interdição de estabelecimento fabril, localizado em distrito industrial, mas instalado sem o devido licenciamento.

Prévia do material em texto

201) 
202) 
203) 
Direito Administrativo para Bacharel (CFC) 2023
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLze
Ordenação: Por Matéria e Assunto (data)
www.tecconcursos.com.br/questoes/2185912
ACESSE - CIL (CM B Piçarras)/CM B Piçarras/2022
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Complete a lacuna a seguir, com a alternativa que corresponde corretamente, em relação aos atos
administrativos:
 
A presunção de _____________ significa que os atos foram realizados em conformidade com a lei. Já a
presunção de veracidade significa que os atos, por serem alegados pela administração, presumem-se
verdadeiros.
a) Legalidade;
b) Legitimidade;
c) Inocência;
d) Culpabilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2214850
CEBRASPE (CESPE) - Aud Con Sub (TCE PB)/TCE PB/2022
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Julgue o item que se seguem, acerca dos princípios do direito administrativo, do ato administrativo,
dos poderes da administração pública e do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado da
Paraíba.
 
Apesar de o ato administrativo gozar da presunção de legitimidade e veracidade, em situações
excepcionais o Poder Judiciário pode desconstituí-lo, afastando a justificativa do interesse público.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2216707
IBFC - Esp Fom (AFEAM)/AFEAM/Administração/2022
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
No que se refere aos atributos do ato administrativo, analise as afirmativas abaixo e dê valores
Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
( ) É possível afirmar que, enquanto o objeto é o efeito jurídico imediato que o ato produz
(aquisição, transformação ou extinção de direitos), a finalidade é o efeito mediato.
 
( ) A finalidade distingue-se do motivo, porque este antecede a prática do ato, correspondendo aos
fatos, às circunstâncias, que levam a Administração a praticar o ato. Já a finalidade sucede à prática
do ato, porque corresponde a algo que a Administração quer alcançar com a sua edição.
 
( ) O motivo e a finalidade contribuem para a formação da vontade da Administração. Assim, diante
de certa situação de fato ou de direito (motivo), a autoridade pratica certo ato (objeto) para alcançar
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2oLze
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2185912
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2214850
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2216707
204) 
205) 
determinado resultado (finalidade).
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - V
b) V - F - V
c) F - F - V
d) V - V - F
www.tecconcursos.com.br/questoes/2217031
FGV - AL (SEN)/SEN/Administração/2022
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Jorge praticou determinada infração de trânsito em rodovia federal, de maneira que, como não
havia urgência a recomendar o imediato guincho do veículo, policiais rodoviários federais, observadas as
formalidades legais, apenas lavraram o correlato auto de infração. Em seguida, a Administração Pública
Federal promoveu o regular processo administrativo para imposição de multa em desfavor do
administrado Jorge, inclusive com as necessárias notificações da autuação e da aplicação da pena
decorrente da infração, atendidos o contraditório e a ampla defesa.
 
Não obstante ter sido regularmente aplicada a citada multa, Jorge não a pagou, razão pela qual o caso
foi encaminhado ao órgão responsável por promover sua cobrança, mediante ajuizamento de execução
judicial.
 
No caso em tela, a imposição da multa de trânsito a Jorge decorre do atributo ato administrativo da
a) exigibilidade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua execução
judicial afasta a presença do atributo da autoexecutoridade.
b) imperatividade, com necessidade de chancela do Poder Judiciário para validade da sanção,
mediante a presença do atributo da autoexecutoridade.
c) executoriedade, como meio indireto de coação ao administrado, mas a necessidade de sua
execução judicial afasta a presença do atributo da imperatividade.
d) tipicidade, que decorre da supremacia do interesse público, sem necessidade de prévia previsão
legal, e a necessidade de sua execução judicial decorre do atributo da exigibilidade.
e) autoexecutoriedade, como meio indireto de coação ao administrado e necessidade de sua
execução judicial decorre do atributo da coercibilidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1508334
Unifil - OAd (Itambaracá)/Pref Itambaracá/2021
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Assinale a alternativa que não representa um atributo do ato administrativo.
a) Tipicidade.
b) Presunção de legitimidade.
c) Nexo de causalidade culposa.
d) Exigibilidade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2217031
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1508334
206) 
207) 
208) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1770512
FACET - AFTM (Mamanguape)/Pref Mamanguape/2021
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Ato administrativo é a declaração do Estado ou de quem o represente que produz efeitos jurídicos
imediatos, com a observância da lei, sob o regime jurídico de direito público e sujeita ao controle do
Poder Público. Em relação aos atributos do ato, assinale a alternativa que representa aquele que,
necessariamente, deve estar presente em todos os atos:
a) Imperatividade.
b) Exigibilidade.
c) Presunção de legitimidade relativa.
d) Presunção de legitimidade absoluta.
e) Autoexecutoriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1855866
CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ RJ)/TJ RJ/Assistencial/Assistente Social/2021
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
O entendimento de que o ato administrativo é considerado válido até que se prove em contrário
corresponde ao atributo da
a) tipicidade.
b) exigibilidade.
c) imperatividade.
d) autoexecutoriedade.
e) presunção de legitimidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1889566
OMNI - Con (Pref Rubiácea)/Pref Rubiácea/2021
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
 é o atributo do ato administrativo que impõe a coercibilidade para seu
cumprimento ou execução. Esse atributo não está presente em todos os atos, visto que alguns deles o
dispensam, por desnecessário à sua operatividade, uma vez que os efeitos jurídicos do ato dependem,
exclusivamente, do interesse do particular na sua utilização.
 
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
a) Autoexecutoriedade.
b) Imperatividade.
c) Execução forçada.
d) Presunção de Legitimidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2093252
CONSULPLAN - AFis (Pref Corbélia)/Pref Corbélia/2021
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1770512
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1855866
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1889566
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2093252
209) 
210) 
211) 
Considere que o Município de Corbélia/PR tenha inscrito um cidadão em dívida ativa pelo não
pagamento de determinado tributo. Nesse caso, à luz do Direito Administrativo, o ato administrativo
correspondente goza do atributo da:
a) Autoexecutoriedade.
b) Competência indelegável.
c) Presunção relativa de veracidade.
d) Presunção absoluta de legalidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2100117
Instituto Consulplan - Adv Prev (PREVIFOR)/PREVIFOR/2021
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
O ato administrativo, apesar de ser ato jurídico, é distinto dos atos de direito privado. Assim, é
dotado de atributos ou características específicas que o tornam apto a ser submetido a um regime
jurídico administrativo.
 
A seguir, estão elencados alguns dos atributos apontados pela doutrina como comuns aos atos
administrativos, EXCETO:
a) Tipicidade.
b)Imperatividade.
c) Autoexecutoriedade.
d) Presunção de não veracidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1345128
VUNESP - FTrib (Pref M Agudo)/Pref Morro Agudo/2020
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
O cidadão Fulano estava atrasado para uma importante reunião de trabalho. Ao chegar ao local,
não encontrou nenhuma vaga livre para estacionar. Não podendo esperar mais, decidiu deixar seu carro
estacionado na porta de entrada de ambulâncias de um hospital municipal, impedindo que os veículos
pudessem sair para prestar socorro à população. Diante dessa situação, Fulano foi multado e seu carro
foi guinchado. Com base na situação descrita e na legislação nacional, é correto afirmar com relação
aos, atos administrativos que
a) a Administração Pública tem no caso o poder de guinchar o carro de Fulano, sem prévia
intervenção judicial, dada a urgência da medida. Nesse caso, o ato administrativo possui o atributo da
exigibilidade, segundo o qual o Poder Público pode aplicar meios diretos de execução dos atos
administrativos.
b) caso Fulano queira questionar a multa aplicada, caberá a ele comprovar que seu carro não estava
parado em local proibido. Isso decorre da presunção de legalidade dos atos administrativos, segundo
a qual se presumem verdadeiros os fatos relatados pela Administração Pública na prática do ato.
c) caso Fulano queira buscar a anulação da multa, por não ter ela sido aplicada conforme os
procedimentos adequados, caberá a ele provar o descumprimento da lei. Isso decorre da
autoexecutoriedade dos atos administrativos, segundo a qual se presume que foram praticados
conforme a lei e o ordenamento jurídico.
d) a Administração Pública poderá impor a multa e cobrá-la de Fulano, independentemente de sua
vontade ou de intervenção judicial. Isso decorre dos atributos da imperatividade e da exigibilidade de
que se revestem alguns atos administrativos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2100117
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1345128
212) 
213) 
214) 
e) a Administração Pública somente poderia ter guinchado o carro de Fulano caso houvesse expressa
autorização legal da situação, mencionando inclusive a rua e o horário da medida, pois a
autoexecutoriedade dos atos administrativos decorre apenas de expressa e precisa previsão legal e
não da urgência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1528147
FSADU (UFMA) - Cont (Imperatriz)/Pref Imperatriz/2020
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
"É atributo do ato administrativo que decorre do poder extroverso do Estado. Se expressa ante a
possibilidade de a Administração Pública, unilateralmente, criar obrigações para os administrados, ou
impor-lhe restrições, a exemplo da apreensão de remédios não autorizados pelo ente responsável."
 
O texto acima faz referência ao atributo da
a) presunção de legalidade.
b) tipicidade.
c) imperatividade
d) autoexecutoriedade.
e) autoridade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/993893
IDCAP - ACI (CM B Esperança)/CM Boa Esperança/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Marianna estava em debate com sua colega Giovanna sobre os atributos dos atos administrativos.
Marianna sustentava que a imperatividade se tratava de um atributo segundo o qual o ato administrativo
se impõe ao seu destinatário, independentemente da sua concordância. Giovanna, por outro lado,
sustentava que a imperatividade consiste na presunção de veracidade e legitimidade dos atos
administrativos. Assinale a alternativa correta em relação à situação descrita:
a) Marianna está correta.
b) Ambas estão equivocadas.
c) Giovanna está correta.
d) Marianna está equivocada, mas Giovanna não está correta.
e) Ambas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/993894
IDCAP - ACI (CM B Esperança)/CM Boa Esperança/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Dentre os atributos do ato administrativo, destaca-se a autoexecutoriedade que significa que a
Administração Pública pode executar suas decisões, com coerção, sem ter de submetê-las previamente
ao Poder Judiciário. Sobre este atributo, assinale a alternativa correta:
a) O Estado não responde pelos danos causados se agir de forma arbitrária ou excessiva no emprego
da autoexecutoriedade de seus atos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1528147
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/993893
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/993894
215) 
216) 
217) 
b) A Administração nunca se utiliza de meios diretos de coação na executoriedade.
c) O fato de haver contraditório antes de a decisão ser tomada não significa que ela perca sua
característica de autoexecutoriedade.
d) Na execução forçada de atos, a Administração Pública não pode empregar a força pública para
assegurar o cumprimento de sua decisão.
e) Toda e qualquer medida tomada pela Administração pode ser autoexecutável, já que não existe
nenhuma providência que deva ser adotada após prévia autorização judicial.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1049087
IDIB - Aud Int (CREMERJ)/CREMERJ/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Acerca dos atributos e espécies dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:
a) Certidões e atestados são exemplos típicos de atos administrativos enunciativos
b) Consideram-se atributos do ato administrativo o sujeito, a forma, o objeto, a finalidade e o
motivo.
c) Os atos administrativos negociais se caracterizam por serem bilaterais, gozando de
contratualidade.
d) Apenas o motivo e a finalidade são atributos do ato administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1059698
SELECON - Ana Mun (Boa Vista)/Pref Boa Vista/Administrador/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
O ato administrativo apresenta os seguintes atributos:
a) presunção de legitimidade, imperatividade, exigibilidade e executoriedade
b) exigibilidade, executoriedade, sujeito, motivo e finalidade
c) sujeito, causa, formalização, presunção de legitimidade e imperatividade
d) concreto, abstrato, constitutivo, declaratório e puro
www.tecconcursos.com.br/questoes/1229980
IBADE - ACI (Pref Aracruz)/Pref Aracruz/Contabilidade/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
O atributo pelo qual o ato administrativo se impõe a terceiros, independentemente de sua
concordância, quando se trata de obrigações, denomina-se:
a) veracidade.
b) tipicidade.
c) presunção de imparcialidade.
d) imperatividade.
e) auto executoriedade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1049087
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1059698
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1229980
218) 
219) 
220) 
221) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1289484
OBJETIVA CONCURSOS - ACI (Pref SJ Ouro)/Pref SJ do Ouro/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Segundo DI PIETRO, ato administrativo é a declaração do Estado ou de quem o representa, que
produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita
a controle pelo Poder Judiciário. A imperatividade é:
a) O poder que possuem os atos administrativos de serem executados pela própria administração
independentemente de qualquer solicitação ao Poder Judiciário.
b) A presunção de legitimidade do ato administrativo.
c) O atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua
concordância.
d) A diretriz idêntica ao ato do direito privado, que somente cria obrigação a terceiros, com sua
concordância.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1529348
OBJETIVA CONCURSOS - ACI (Pref Chapecó)/Pref Chapecó/Direito, Ciências
Contábeis, Economia ou Administração/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Os atos administrativos são dotados, entre outros, dos atributos de:
a) Presunção de legitimidade, imperatividadee autoexecutoriedade.
b) Disponibilidade, autoexecutoriedade e imperatividade.
c) Consensualidade, discricionariedade e disponibilidade.
d) Disponibilidade, imperatividade e autoexecutoriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1556271
COMPROV UFCG - Adm (UFCG)/UFCG/2019
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Segundo a doutrina vigente, considera-se atributos dos atos administrativos:
a) Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; competência; tipicidade e
imperatividade.
b) Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade
e imperatividade.
c) competência, autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.
d) Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; finalidade
e forma.
e) Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e
imperatividade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/435386
CONSULPLAN - ATA (CFESS)/CFESS/2017
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Acerca dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1289484
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1529348
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1556271
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/435386
222) 
223) 
224) 
I. Os atos administrativos possuem alguns atributos, dentre eles a autoexecutoriedade, o motivo e a
forma.
II. A ausência de atribuição para a prática do ato administrativo configura vício de competência.
III. O ato administrativo discricionário é aquele exercido fora dos limites autorizados na legislação
vigente.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) II.
b) III.
c) I e II.
d) I e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/468247
CONSULPLAN - AJ TRF2/TRF 2/Apoio Especializado/Arquivologia/2017
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Um dos atributos classicamente atribuídos aos atos administrativos é a autoexecutoriedade. Nesse
sentido, assinale qual dos atos a seguir indicados possui o atributo da autoexecutoriedade:
a) Cobrança de tributos.
b) Aplicação de multa de trânsito.
c) Fechamento de estabelecimentos que não respeitam normas sanitárias.
d) Liminar em mandado de segurança determinando o reingresso de servidor público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/540841
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
As hipóteses a seguir revelam exemplos de ato administrativo perpetrado pela Administração
Pública, no exercício do poder de polícia, em que se evidencia o atributo da autoexecutoriedade,
EXCETO:
a) Execução de multa aplicada pelo PROCON Estadual à empresa fornecedora, por ela não adimplida,
em razão de infração consumerista.
b) Apreensão de alimentos impróprios para o consumo feita pela vigilância sanitária municipal em um
estabelecimento comercial que funciona em imóvel locado pelo poder público municipal.
c) Demolição de galpão construído para fins comerciais, edificado em área de risco, sujeita a
desabamento.
d) Interdição de estabelecimento fabril, localizado em distrito industrial, mas instalado sem o devido
licenciamento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/349537
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2015
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
A presunção de legitimidade é uma das características do ato administrativo e produz como efeitos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/468247
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/540841
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/349537
225) 
226) 
227) 
228) 
a) a presunção absoluta de validade e inversão ônus da prova.
b) a presunção relativa de validade e discricionariedade.
c) a autoexecutoriedade e inversão do ônus da prova.
d) a autoexecutoriedade e presunção absoluta de validade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/245074
CONSULPLAN - Psico (Coimbra)/Pref Coimbra/2014
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Certo município determinou a afixação de placas, contendo a identificação do nome das ruas, nos
muros dos imóveis de esquina, situados no centro da cidade. Diante da hipótese, é correto afirmar que o
referido ato administrativo possui o(s) seguinte(s) atributo(s)
a) imperatividade, somente.
b) presunção de legitimidade, somente.
c) imperatividade e autoexecutoriedade, somente.
d) presunção de legitimidade e imperatividade, somente.
e) presunção de legitimidade, imperatividade e autoexecutoriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249586
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
Os atos administrativos possuem como atributos, EXCETO:
a) Imperatividade.
b) Coercibilidade.
c) Atipicidade.
d) Autoexecutoriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/305277
CONSULPLAN - TJ TRE RS/TRE RS/Administrativa/"Sem Especialidade"/2008
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
O poder extroverso do ato administrativo é:
a) O mesmo que imperatividade, ou seja, o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a
terceiros, independentemente de sua concordância.
b) O mesmo que auto-executoriedade.
c) O mesmo que exigibilidade.
d) O mesmo que tipicidade, ou seja, o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a
figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados.
e) O poder de tutela sobre os órgãos da administração pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/385944
CONSULPLAN - Fisc (CORECON BA)/CORECON BA/2008
Direito Administrativo - Atributos ou características dos atos administrativos
O ato administrativo, como emanação do poder público, apresenta determinados atributos que o
distingue do ato jurídico do direito privado. Estes atributos são:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/245074
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249586
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/305277
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/385944
229) 
230) 
231) 
a) Competência, finalidade, forma, motivo e objeto.
b) Presunção de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade.
c) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
d) Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade e probidade administrativa.
e) Finalidade, legalidade e legitimidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370034
Instituto Consulplan - GM (Vila Velha)/Pref Vila Velha/2023
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de constituição
Sobre a formação e efeitos do ato administrativo, relacione adequadamente as colunas a seguir.
 
1. Ato válido.
2. Ato perfeito.
3. Ato eficaz.
 
( ) É o ato que completou as etapas necessárias para sua existência.
( ) É aquele apto a produzir efeitos próprios do ato; típicos.
( ) É aquele que foi praticado de acordo com o ordenamento jurídico.
 
A sequência está correta em
a) 1, 2, 3.
b) 3, 2, 1.
c) 2, 3, 1.
d) 2, 1, 3.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400346
Instituto Consulplan - AAA (SEAS RO)/SEAS RO/2023
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de constituição
Uma interdição de um restaurante, realizada pela Vigilância Sanitária, por descumprimento de
regras fundamentais de segurança alimentar, classifica-se como ato administrativo
a) geral, externo, composto.
b) ablativo, simples, interno.
c) simples, externo, individual.
d) de gestão, geral, discricionário.
e) interno, complexo, imperativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400355
Instituto Consulplan - AAA (SEAS RO)/SEAS RO/2023
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de constituição
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ato administrativo da espécie negocial.
a) Multa de trânsito por excesso de velocidade.
b) Demissãopor descumprimento de dever funcional.
c) Apreensão de mercadoria vencida em uma padaria.
d) Licença para funcionamento de estabelecimento comercial.
e) Desapropriação de imóvel particular para fins de interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401968
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370034
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400346
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400355
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401968
232) 
233) 
234) 
235) 
Instituto Consulplan - ATA (MPE BA)/MPE BA/2023
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de constituição
Em relação às espécies de atos administrativos – normativo; ordinatório; negocial; enunciativo; e,
punitivo, assinale a afirmativa correta.
a) Algum ato enunciativo é punitivo.
b) Nenhum ato administrativo punitivo é negocial.
c) Todo ato administrativo ordinatório é normativo.
d) Todo ato administrativo enunciativo é ordinatório.
e) Nenhum ato administrativo negocial é enunciativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2076504
SELECON - Adv (CM Dourados)/CM Dourados/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
A espécie de ato administrativo, exclusiva do chefe do executivo, posta em vigência por decreto
para especificar os mandamentos da lei ou prever situações ainda não disciplinadas por lei é
denominada:
a) resolução
b) regimento
c) deliberação
d) regulamento
www.tecconcursos.com.br/questoes/2094122
Instituto Consulplan - ALeg (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Os atos administrativos, quanto ao seu regramento, podem ser:
a) Internos e externos.
b) De império e de gestão.
c) Vinculados e discricionários.
d) Simples, compostos e complexos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2099353
SELECON - Ana Leg (CMSG)/CM São Gonçalo/Auditor Interno/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Os atos que a Administração pratica usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e
lhes impõe obrigatório atendimento como, por exemplo, no que ocorre nas desapropriações e nas
interdições de atividade, que expressam de maneira taxativa a vontade onipotente do Estado e seu poder
de coerção, são os denominados atos de:
a) gestão
b) império
c) expediente
d) legitimidade
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2076504
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2094122
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2099353
236) 
237) 
238) 
239) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2121485
INSTITUTO MAIS - Ana (CM Santos)/CM Santos/Gestão Pública/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Espécie de atos administrativos classificados como ordinatórios, que são responsáveis por oficializar
a comunicação entre órgãos públicos e entidades administrativas, são chamados de
a) portaria.
b) decreto.
c) edital.
d) ofício.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2157856
CEBRASPE (CESPE) - ACP (MP TCE-SC)/TCE SC/Administração, Contabilidade,
Economia ou Engenharia/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Acerca dos atos administrativos, julgue o item a seguir.
 
A licença é ato vinculado por meio do qual a administração faculta o exercício de uma atividade a
alguém, desde que preenchidos os requisitos legais pelo interessado.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2159138
FCC - AJ TRT22/TRT 22/Área Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Quando se afirma que determinado ato administrativo foi praticado com base na discricionariedade
da Administração significa que
a) possui elementos de conveniência e oportunidade, avaliados pela autoridade prolatora, os quais
constituem o mérito do ato, sendo passível de revogação com base na autotutela.
b) fundamenta-se em razões de fato e de direito não tipificadas em lei e não está sujeito a requisitos
de forma, situando-se na esfera de informalidade, que é excepcional na Administração pública.
c) situa-se na esfera de opção política do agente público e, uma vez praticado, não comporta
revisão, salvo quando verificado desvio de finalidade.
d) prescinde de motivação, caracterizando o exercício das competências de gestão conferidas
legalmente às autoridades competentes para a consecução das finalidades públicas.
e) não é passível de anulação em sede judicial, salvo se verificado vício de competência, vedada a
convalidação/ratificação em sede administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2181647
CONSULPLAN - Tec (MPE PA)/MPE PA/Biblioteconomista/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
A informação jurídica pode ser gerada e recuperada basicamente em três formas
distintas: analítica; normativa; e, interpretativa. É correto afirmar que a informação jurídica
pode ser encontrada na forma normativa na:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2121485
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2157856
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2159138
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2181647
240) 
241) 
242) 
a) Legislação, apenas.
b) Jurisprudência e Doutrina, apenas.
c) Legislação e Jurisprudência, apenas.
d) Jurisprudência, Legislação e Doutrina.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2208314
CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Geral/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
A respeito dos poderes e atos administrativos, observadas a Constituição Federal de 1988 e a
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, julgue o item a seguir.
 
Os atos administrativos negociais conjugam um pedido de consentimento do particular e uma declaração
da administração pública, a exemplo da licença.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222605
Instituto Consulplan - Res Jur (PGE ES)/PGE ES/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O Estado W aplicou uma multa de trânsito ao condutor do veículo T, por ter estacionado em local
proibido. A multa aplicada pelo Estado W é considerada um ato administrativo:
a) Punitivo.
b) Negocial.
c) Ordinatório.
d) Enunciativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222972
Instituto Consulplan - ACI (CM Parauapebas)/CM Parauapebas/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O Presidente da Câmara do Município Alfa expediu um ato administrativo determinando a
suspensão de um adicional de escolaridade, pago ao servidor efetivo, Julius Baltazar, após ter recebido
uma denúncia anônima de que o referido servidor apresentou diploma adulterado para obter a vantagem
remuneratória. Após um processo administrativo apuratório, constatou- se que a denúncia era falsa e que
Baltazar fazia jus ao adicional. A partir do caso hipotético, assinale a afirmativa correta quanto ao ato
administrativo expedido pelo Presidente.
a) Julius Baltazar é o sujeito do ato administrativo; em outras palavras, é aquele a quem o ato se
destina.
b) O ato administrativo em questão é um decreto e deve ser precedido de ampla defesa e
contraditório.
c) Verificada a ilegalidade da suspensão do adicional, deverá o Presidente revogar seu próprio ato
administrativo.
d) O ato administrativo presume-se válido, goza do atributo da imperatividade e prescinde da
aquiescência de Julius Baltazar.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2208314
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222605
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222972
243) 
244) 
245) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2229999
COPEVE (UFAL) - ACE (TCE AL)/TCE AL/Administração/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Quando o poder público precisa editar certos comandos geraise abstratos para viabilizar o
cumprimento da lei, a exemplo de uma instrução normativa, estes atos são chamados pela doutrina
administrativista brasileira de atos
a) punitivos.
b) negociais.
c) normativos.
d) ordinatórios.
e) enunciativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2231896
Instituto Consulplan - FRen (Pref Caeté)/Pref Caeté/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
A Secretaria de Fazenda do Município de Caeté promoveu uma capacitação para os servidores
fiscais. Ocorre que o palestrante apresentou, em uma de suas falas, uma afirmativa contraditória no que
diz respeito às noções de Direito Administrativo; assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A licença de funcionamento é um ato administrativo municipal vinculado.
b) A multa, expedida em processo de fiscalização, não é autoexecutável.
c) A fiscalização dos comércios locais deve observar o princípio da impessoalidade.
d) A autorização municipal para o funcionamento de uma feira é um ato administrativo vinculado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238869
Instituto Consulplan - Tec Info (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Rodolfo encontrava-se no prédio onde funciona a sede de órgão público municipal responsável pela
arrecadação de tributos. Em determinado momento, Rodolfo decide se passar por funcionário público
daquele órgão e começa a receber de alguns contribuintes valores relacionados ao pagamento de IPTU.
Considerando a situação apresentada, e em relação aos atos administrativos, é correto afirmar que:
a) A conduta de Rodolfo, apesar de irregular, não pode ser considerada crime.
b) Trata-se de vício do ato administrativo, no que diz respeito ao elemento forma.
c) O ato administrativo praticado por Rodolfo é inválido, mas, nesse caso, pode ser perfeitamente
convalidado.
d) O ato administrativo praticado por Rodolfo deve ser considerado válido, devido à boa-fé dos
contribuintes no momento do pagamento.
e) Rodolfo não tem competência para a prática do ato administrativo, pois não está investido em
cargo público. Trata- se de caso de usurpação de função pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2277965
CONSULPLAN - Ag (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2229999
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231896
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238869
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2277965
246) 
247) 
248) 
249) 
“Documento pelo qual o agente público, com base em texto legal, autoriza ou declara ficar
assegurado a um particular o exercício de uma determinada atividade, como comércio, mineração,
construção, dentre outras, em razão de despacho ou de resolução administrativa.” Trata-se de:
a) Ata.
b) Alvará.
c) Atestado.
d) Ato declaratório.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2318658
Instituto Consulplan - AAS (CM Unaí)/CM Unaí/Consultor Jurídico/2022
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O Secretário de Obras do Município Gama, após os trâmites administrativos, expediu um alvará de
construção, solicitado por Marques & Marques Ltda, viabilizando a construção de um grande
empreendimento comercial na cidade. Sobre o direito administrativo, observada a situação hipotética,
assinale a afirmativa correta.
a) O ato expedido pela autoridade municipal é uma licença e se caracteriza por ser ato externo,
vinculado e individual.
b) Na análise de validade do alvará, considera-se como destinatário do ato administrativo a
população da cidade.
c) O alvará é um ato discricionário, seja quando comporta uma licença, uma autorização ou uma
permissão de uso.
d) Na hipótese de construção de centros comerciais, a Constituição determina que o alvará deve ser
assinado pelo prefeito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1508336
Unifil - OAd (Itambaracá)/Pref Itambaracá/2021
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Assinale a alternativa que não representa uma espécie de ato de administrativo.
a) Atos negociais.
b) Atos pluriestatais.
c) Atos ordinatórios.
d) Atos normativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1658204
IDIB - ATCI NS (ME)/ME/Administração, Economia, Contabilidade ou Direito/2021
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Analise as afirmativas a seguir sobre a classificação dos atos administrativos:
 
I. De acordo com o grau de normatividade, os atos administrativos podem ser simples, compostos
ou complexos.
 
II. Pelo critério da retratabilidade, os atos administrativos podem ser revogáveis ou irrevogáveis.
 
III. Quanto aos efeitos perante os administrados, os atos administrativos são erga omnes ou interna
corporis.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2318658
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1508336
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1658204
250) 
251) 
 
É correto o que se afirma
a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em III.
d) apenas em I e III.
e) apenas em II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1700192
CEV URCA - Aud CI (Pref Crato)/Pref Crato/Administração/2021
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Assinale a alternativa INCORRETA: Quanto as espécies de atos administrativos:
a) Atos administrativos normativos são aqueles que contem um comando geral do Executivo, visando
a correta aplicação da lei.
b) Decretos, em sentido próprio e restrito, são atos administrativos da competência exclusiva dos
Chefes do Poder Executivo, destinados prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas
de modo expresso, explícito ou implícito, pela legislação.
c) Os regulamentos são atos administrativos, posto em vigência por decreto, para especificar os
mandamentos da lei ou prover situações ainda não disciplinada por lei.
d) Resoluções são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades doe colegiado
Executivo, pelos Presidentes dos Tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos para
disciplinar matéria de ordem geral com repercussão em toda a sociedade.
e) Deliberações são atos administrativos normativos ou decisórios emanados de órgãos colegiados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1766816
FUNDATEC - ITri (Candelária)/Pref Candelária/2021
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Suponha a seguinte situação: O Prefeito Municipal de Candelária emite um decreto
regulamentando determinada parte do Código Tributário Municipal; sua aplicação depende de Instrução
Normativa a ser publicada pelo Secretário da Fazenda do Município, ou seja, somente será cobrada dos
contribuintes a observância dos dispositivos do decreto após publicação da norma emanada do
Secretário. Considerando que o referido decreto esgotou todas as fases necessárias à sua produção e
está em conformidade com a legislação, o classificamos como um ato administrativo:
a) Imperfeito, inválido e ineficaz.
b) Imperfeito, válido e eficaz.
c) Perfeito, inválido e eficaz.
d) Perfeito, válido e eficaz.
e) Perfeito, válido e ineficaz.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2064087
IDECAN - Aud (IF CE)/IF CE/2021
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1700192
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1766816
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2064087
252) 
253) 
254) 
O jurista Hely Lopes Meirelles divide os atos administrativos em cinco espécies: atos normativos,
atos ordinatórios, atos negociais, atos enunciativos ou de pronúncia, e atos punitivos.
 
Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de atos negociais, conforme a definição do referido
doutrinador.
a) permissão, portaria e instrução
b) certidão, autorização eparecer normativo
c) licença, permissão e homologação
d) instrução, regimento e resolução
www.tecconcursos.com.br/questoes/1285581
IGECS - FTrib (S Vicente)/Pref São Vicente/2020
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Juliano estava em discussão com sua namorada Carla sobre a classificação dos atos
administrativos. Juliano dizia que atos simples são os que decorrem da declaração de vontade de um
único órgão, seja ele singular ou colegiado. Exemplo: a nomeação pelo Presidente da República; a
deliberação de um Conselho. Carla, por outro lado, dizia se tratarem dos atos complexos. Assinale a
alternativa correta em relação à situação descrita:
a) Juliano está correto.
b) Carla está correta.
c) Ambos estão corretos.
d) Ambos estão equivocados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1343819
VUNESP - ACI (Pref M Agudo)/Pref Morro Agudo/2020
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O prefeito de um município gostaria de implementar espaços de coworking (compartilhamento de
espaço e recursos de escritório) nas bibliotecas públicas em parceria com a sociedade civil e empresas.
Para celebrar esse tipo de projeto, o prefeito deverá utilizar a seguinte espécie de ato administrativo:
a) Ordinatório, na qual a prefeitura estabelece parâmetros para o usufruto dos espaços públicos e os
benefícios esperados dessa atividade.
b) Enunciativo, em que as partes envolvidas definem seus papéis, responsabilidades, direitos e
deveres, num determinado período de tempo.
c) Imperativo, no qual as regras, procedimentos e normas são estabelecidos pelo poder público
independente do agente privado envolvido.
d) Negocial, no qual se faz a declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão
do particular.
e) Conjunto, em que se estabelecem parâmetros, em comum acordo, e que atenda as demandas
entre os agentes público e privado envolvidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1285581
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1343819
255) 
256) 
257) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1400570
FUNDATEC - Fisc (Sananduva)/Pref Sananduva/2020
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Segundo Meirelles (2018), os regimentos são atos administrativos _____________ de atuação
interna, dado que se destinam a reger o funcionamento de órgãos colegiados e de corporações
legislativas. Como ato regulamentar interno, o regimento só se dirige aos que devem executar o serviço
ou realizar a atividade funcional regimentada, sem obrigar aos particulares em geral, tais como o
Regimento do Conselho Municipal de Diretrizes Urbanas de Sananduva e o Regimento Interno da Câmara
Municipal de Vereadores de Sananduva.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima e que identifica a categoria
de ato administrativo em que está enquadrado o regimento.
a) ordinatórios
b) normativos
c) negociais
d) enunciativos
e) legislativos
www.tecconcursos.com.br/questoes/1401381
Instituto Consulplan - Proc Leg (CM Amparo)/CM Amparo (SP)/2020
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O Município de Amparo/SP expediu alvará de construção após regular processo e análise do direito
do cidadão. Em relação ao referido ato administrativo, é correto afirmar que:
a) Se viciado quanto ao objeto, o ato será convalidado.
b) Se inconveniente ao interesse público, o ato será anulado.
c) Se incompatível com o ordenamento jurídico, o ato será revogado.
d) Se o particular descumprir condições de sua manutenção, o ato será cassado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1471822
IDIB - Ana Adm (CRM MT)/CRM MT/Administrativa/Auditor/2020
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Sobre a classificação e as espécies de atos administrativos, assinale a alternativa correta.
a) As espécies de atos administrativos estão expressamente definidas em lei, constando de rol
taxativo.
b) Levando em consideração os destinatários, os atos individuais podem ser subdivididos em atos
singulares ou atos múltiplos.
c) Os chamados regulamentos executivos não podem ser editados pelo Poder Judiciário, ainda que
esteja no exercício de função administrativa.
d) Atualmente, os atos de império se confundem com os atos de gestão, porém diferem dos atos de
expediente.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1400570
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1401381
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1471822
258) 
259) 
260) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1014743
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Os atos administrativos são meios do exercício da atividade administrativa, os quais se prestam à
consecução de seus fins, nos moldes em lei contemplados, requerendo para sua existência e validade:
competência, finalidade, forma, motivo e objeto. Assinale a alternativa correta em relação às espécies de
atos administrativos.
a) Prestam-se as instruções normativas para viabilizar/normatizar a execução de Leis, Decretos e
Regulamentos, sendo sua expedição de competência dos Ministros de Estado.
b) A Dispensa é ato administrativo pelo qual o particular é eximido da prática de determinada
imposição legal, pelo que não prescinde do atendimento de requisitos objetivos, afastando a
discricionariedade.
c) O Chefe do Executivo pode expedir Decretos e Resoluções, pelos quais se explicitam comandos
constantes na legislação, sendo-lhe equivalente na força normativa, sob a modalidade geral ou
regulamentar.
d) Ao conceder autorização, o Poder Público pratica ato administrativo que viabiliza determinada
atividade, uso de bem ou serviço, dentre outras consecuções, que se atrelam à evidência da
subsunção fática aos termos da lei que o regulem, de onde se extrai seu caráter vinculado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1154123
Instituto Consulplan - Proc Jur (Suzano)/Pref Suzano/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O prefeito do Município de Suzano expediu um decreto estabelecendo o horário de funcionamento
do setor de protocolo, para melhor atender aos cidadãos. Em relação ao referido ato administrativo, é
correto afirmar que:
a) Classifica-se, quanto ao alcance, como ato administrativo interno.
b) Cumprido o seu ciclo de formação, é considerado um ato administrativo válido.
c) Constatado que atende a todos os requisitos de validade, classifica-se como eficaz.
d) Caso se verifique um vício de validade quanto ao motivo, o ato se classifica como anulável.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1213566
QUADRIX - ACont (Pref Jataí)/Pref Jataí/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Acerca dos atos administrativos em espécie, assinale a alternativa correta.
a) Os atos administrativos plúrimos são direcionados a uma coletividade indeterminável de pessoas.
b) Atos de expediente são praticados pela Administração em nível de igualdade com o particular.
c) Atos administrativos irregulares possuem defeitos meramente formais em sua edição,
permanecendo válidos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1014743
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1154123
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1213566
261) 
262) 
263) 
d) Atos administrativos complexos dependem de anuências da parte a que são dirigidos para que
produzam seus efeitos.
e) Os atos administrativos ampliativos modificam relações jurídicas já existentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1229981
IBADE - ACI (Pref Aracruz)/Pref Aracruz/Contabilidade/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Na classificação quanto ao regramento, os atos administrativos para os quais a lei estabelece os
requisitos e as condições para a sua realizaçãodenominam-se atos:
a) constituintes.
b) estruturados.
c) vinculados.
d) discricionários.
e) complexos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1244720
IBADE - Cont (Pref Vilhena)/Pref Vilhena/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Tudo aquilo que fazemos no nosso dia a dia chamamos de atos. Uma espécie desses é o ato
administrativo, que é aquele advindo da vontade:
a) da Lei na sua função própria, com supremacia perante o particular.
b) da Administração Pública na sua função própria, com supremacia perante o particular.
c) popular e na sua função própria, com supremacia perante o particular.
d) da Administração Municipal e na sua função própria, com supremacia perante o particular.
e) da Esfera Federal e na sua função própria, com supremacia perante o particular.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1260891
Instituto Excelência - ATCor (Pref Taubaté)/Pref Taubaté/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Caio e Diogo, estudantes de uma Universidade estavam em conversa, sobre quais seriam os atos
administrativos. Caio sustentava que todos os atos praticados pela Administração Pública seriam atos
administrativos, enquanto Diogo argumentou que apenas os atos que produzem efeitos jurídicos seriam
considerados atos administrativos. De acordo com a situação narrada, assinale a alternativa CORRETA.
a) Diogo está equivocado e Caio está correto pois inexiste diferenciação entre os atos da
Administração que produzem efeitos jurídicos ou não.
b) Caio está equivocado, pois inexiste uma classificação de todos os atos da Administração como atos
administrativo, sendo considerados como meros atos, não existindo a denominação “atos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1229981
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1244720
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1260891
264) 
265) 
266) 
administrativos”.
c) Caio está correto, pois o ato administrativo pode ser entendido como a declaração do Estado ou de
quem o represente, que não produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime
jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário.
d) Diogo está correto, pois dentre os atos da Administração distinguem-se os que produzem e os que
não produzem efeitos jurídicos, estes últimos não são considerados como atos administrativos, que
podem ser entendidos como a declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos
jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle
pelo Poder Judiciário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1260892
Instituto Excelência - ATCor (Pref Taubaté)/Pref Taubaté/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Os atos administrativos são classificados em diversas categorias de acordo com a sua natureza. Os
atos praticados pela Administração em situação de igualdade com os particulares, para a conservação e
desenvolvimento do patrimônio público e para a gerir os seus serviços são denominados de:
a) Atos imperfeitos.
b) Atos de gestão.
c) Atos pendentes.
d) Atos de império.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1260893
Instituto Excelência - ATCor (Pref Taubaté)/Pref Taubaté/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àquele que preencha
os requisitos legais o exercício de uma atividade é denominado de:
a) Licença.
b) Autorização.
c) Admissão.
d) Homologação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1260894
Instituto Excelência - ATCor (Pref Taubaté)/Pref Taubaté/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Na classificação dos atos administrativos quanto à exequibilidade, eles podem ser considerados
perfeitos, imperfeitos, pendentes e consumados. Consideram-se como atos perfeitos aqueles que:
a) Estão sujeitos a condição ou termo para que comece a produzir efeitos.
b) A Administração apenas reconhece um direito que já existia antes do ato.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1260892
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1260893
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1260894
267) 
268) 
c) Estão em condições de produzir efeitos jurídicos, porque já completaram todo o seu ciclo de
formação.
d) Pelos quais a Administração apenas atesta ou reconhece determinada situação de fato ou de
direito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1296031
FUNDATEC - AAE (Pref C Bicaco)/Pref Coronel Bicaco/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Meirelles (2018) classifica, quanto à espécie, os atos administrativos em cinco categorias. Entre
estas está a dos atos administrativos , que são aqueles que contêm um comando
geral do Executivo, visando à correta aplicação da lei. A essa categoria pertencem os decretos
regulamentares, os regulamentos e os regimentos, bem como as resoluções e as deliberações e outros.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
a) ordinatórios
b) negociais
c) normativos
d) enunciativos
e) punitivos
www.tecconcursos.com.br/questoes/1296047
FUNDATEC - AAP (Pref C Bicaco)/Pref Coronel Bicaco/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Analise as seguintes características relacionadas a um determinado documento:
 São determinações ou ordens baixadas por agentes administrativos categorizados, objetivando
providências oportunas e convenientes para o bom andamento do serviço público.
 São classificados como atos administrativos ordinatórios.
 São atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços
expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para
funções e cargos secundários.
 Normalmente apresentam as seguintes partes: numeração, título, fundamentação, texto e
assinatura.
Que documentos são esses?
a) Instruções normativas.
b) Decretos.
c) Portarias.
d) Apostilas.
e) Memorandos.
∙
∙
∙
∙
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1296031
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1296047
269) 
270) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1436962
FUNDATEC - Fisc (Faxinal S)/Pref Faxinal Soturno/Tributário/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Segundo Meirelles (2018), o ato sumário da Administração pelo qual se inutilizam alimentos,
substâncias, objetos ou instrumentos imprestáveis ou nocivos ao consumo ou de uso proibido por lei,
noticiado pela matéria da manchete abaixo, e que integra o rol dos atos administrativos punitivos de
atuação externa, denomina-se:
 
 
FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/23/08/2019
a) Interdição de atividade.
b) Subtração de produtos.
c) Destruição de coisas.
d) Embargo administrativo.
e) Fechamento de estabelecimento.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1436993
FUNDATEC - Fisc (Faxinal S)/Pref Faxinal Soturno/Tributário/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Em relação ao ato administrativo denominado despacho, são feitas as seguintes afirmações:
 
I. É classificado com ato administrativo normativo.
 
II. Despachos administrativos são decisões que as autoridades executivas proferem em papéis,
requerimentos e processos sujeitos à sua apreciação.
 
III. Em atos mais complexos, os despachos contêm as seguintes partes: número do
processo/parecer, título, texto, data e assinatura.
 
Quais estão corretas?
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1436962
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1436993
271) 
272) 
273) 
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1445936
MÉTODO - AFT (Arenápolis)/Pref Arenápolis/2019Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
São espécies de atos administrativos normativos, exceto:
a) Os regulamentos executivos, que não inova o ordenamento jurídico, sendo praticado apenas para
complementação do texto legal.
b) O regimento, que define normas internas, com intuito de regular o funcionamento de órgãos
colegiados.
c) A portaria, que estipula ordens e determinações internas e estabelece normas que geram direitos
ou obrigações a indivíduos específicos.
d) A resolução, usadas por Agências Reguladoras para disciplinar matéria de sua competência
específica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1534724
ABCP - Cont (CM BJ Perdões)/CM BJ dos Perdões/2019
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
“A função desse tipo de ato administrativo é, por meio da autoridade que tem o poder de editá-los,
explicar e especificar um comando já contido em lei, exemplo, os decretos, instruções normativas,
regimentos e resoluções.”
Essa é uma definição de:
a) Ato Normativo.
b) Ato Negocial.
c) Ato Enunciativo.
d) Ato Punitivo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/622814
CONSULPLAN - Cons Leg (CM BH)/CM BH/Administração Pública, Orçamento e
Finanças/2018
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Considere o seguinte ato administrativo: Portaria conjunta da Câmara Municipal e da Secretaria
Municipal de Fazenda do Município de Belo Horizonte tratando de regras sobre prestação de contas do
Poder Legislativo. Quanto ao referido ato, é correto classificá-lo como
a) normativo, composto e geral. 
b) externo, simples e ordinatório. 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1445936
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1534724
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/622814
274) 
275) 
276) 
277) 
c) imperativo, punitivo e de gestão. 
d) interno, complexo e autoexecutável.
www.tecconcursos.com.br/questoes/466806
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2017
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O ato administrativo que, ao apreciar requerimento de particular para porte de arma, o defere é
a) licença.
b) permissão.
c) autorização.
d) alvará.
www.tecconcursos.com.br/questoes/467233
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2017
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Em se tratando de ato administrativo, é correto afirmar que
a) todo ato administrativo eficaz possui exequibilidade.
b) a ausência de motivação do ato administrativo configura vício insanável, uma vez que atinge o
elemento motivo, indispensável às ações da administração pública.
c) são atributos de todos os atos administrativos a imperatividade e a presunção de legitimidade.
d) a aprovação e a homologação são atos de controle do ato administrativo; a primeira se realiza a
priori ou a posteriori do ato administrativo e segunda, sempre a posteriori do ato administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/679823
CONSULPLAN - Aud (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Em relação à classificação dos atos administrativos, assinale a afirmativa correta.
a) A classificação dos atos administrativos em internos e externos não mais existe.
b) A classificação dos atos administrativos pode se dar em razão do alcance destes.
c) Atos administrativos de gestão são aqueles cujos destinatários são indetermináveis.
d) Atos administrativos individuais são aqueles que apresentam apenas um destinatário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/679849
CONSULPLAN - Aud (Pref Sabará)/Pref Sabará/2017
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Sobre a classificação dos atos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Atos administrativos simples: são os atos da administração cujo conteúdo resulta da manifestação
de um só órgão, mas a sua edição ou produção de seus efeitos depende de um outro ato que o
aprove.
b) Atos administrativos de império: são aqueles em que a administração impõe coercitivamente aos
administrados, criando para eles obrigações ou restrições, de forma unilateral e independentemente
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/466806
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/467233
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679823
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/679849
278) 
279) 
280) 
de sua anuência.
c) Atos administrativos discricionários: são aqueles praticados pela administração com certa
liberdade, nos termos e limites da lei, quanto ao seu conteúdo, modo de realização, oportunidade e
conveniência administrativas.
d) Atos administrativos vinculados: são aqueles praticados pela administração sem margem alguma
de liberdade de decisão, pois a lei previamente determinou a forma a ser obrigatoriamente adotada
sempre que se configurar a situação objetiva.
www.tecconcursos.com.br/questoes/408692
CONSULPLAN - Ag CI (Venda NI)/Pref VN Imigrante/2016
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Sobre os atos administrativos, a classificação de um ato administrativo quanto aos destinatários
divide-se em:
a) Império e gestão.
b) Geral e individual.
c) Interno e externo.
d) Legalidade e mérito.
www.tecconcursos.com.br/questoes/408693
CONSULPLAN - Ag CI (Venda NI)/Pref VN Imigrante/2016
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Quanto aos atos administrativos, assinale a afirmativa correta.
a) O ato administrativo único que deriva da manifestação de vontade de dois ou mais órgãos
públicos classifica-se como complexo.
b) Todos os atos administrativos gozam de autoexecutoriedade e presunção de legitimidade,
atributos que os diferem dos atos praticados por particulares.
c) Caso um ato administrativo contenha vício de legalidade quanto ao objeto, a própria
Administração Pública poderá revogá-lo no exercício do poder de autotutela.
d) Os atos administrativos discricionários somente podem ser revistos pela própria administração, já
que o Poder Judiciário limita-se ao controle de atos vinculados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/296199
CONSULPLAN - TJ TRE MG/TRE MG/Administrativa/"Sem Especialidade"/2015
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
No âmbito da administração pública existe a prática de vários atos que são objetos de classificação
pelos estudiosos. Nesse âmbito constam os denominados atos de império que compõem a classificação
de acordo com o seu
a) objeto.
b) alcance.
c) destinatário.
d) regramento.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408692
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/408693
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/296199
281) 
282) 
283) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/383199
CONSULPLAN - Of RL (CM Caratinga)/CM Caratinga/2015
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Sobre os atos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A licença é um ato unilateral e discricionário.
b) É possível que o ato administrativo seja perfeito, válido e ineficaz.
c) A doutrina costuma elencar a autoexecutoriedade como um dos atributos do ato administrativo.
d) A anulação do ato administrativo se dá por questões de legalidade e pode ser realizada tanto pelo
Poder Judiciário quanto pela própria Administração Pública.
www.tecconcursos.com.br/questoes/394413
CONSULPLAN - Tec NS I (Patos MG)/Pref Patos MG/Advogado/2015
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Quanto aos atos administrativos municipais, aquele que pode ser classificado como “externo”,
“discricionário” e “de império”, simultaneamente, é:
a) Abertura de conta bancária para depósito de recursos públicos.
b) Nomeação de candidatoaprovado em concurso público municipal.
c) Desapropriação de imóvel de um particular para realizar obra pública.
d) Portaria regulamentando comportamento ético dos servidores municipais.
www.tecconcursos.com.br/questoes/413897
CONSULPLAN - Proc Mun (Ibiraçu)/Pref Ibiraçu/2015
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
O município de Ibiraçu concedeu alvará de construção a uma associação de lojistas locais.
 
O referido ato administrativo classifica‐se como:
a) Vinculado, externo e geral.
b) Discricionário, interno e geral.
c) Vinculado, externo e individual.
d) Discricionário, interno e individual.
www.tecconcursos.com.br/questoes/226528
CONSULPLAN - Proc (Londrina)/Pref Londrina/2011
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/383199
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/394413
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/413897
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/226528
284) 
285) 
286) 
287) 
“Ato administrativo é ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime
jurídico de direito público.” Acerca disso, marque a afirmativa INCORRETA:
a) São requisitos do ato administrativo: o sujeito competente, a finalidade, a forma, o motivo, o
objeto.
b) São atributos do ato administrativo: a presunção de legitimidade, a imperatividade e a
autoexecutoriedade.
c) O ato administrativo é vinculado quando a lei estabelece que, perante certas condições, a
Administração deve agir de tal forma, sem liberdade de escolha.
d) O ato administrativo é discricionário, quando a lei deixa completamente livre o poder de decisão
diante do caso concreto, de modo que a autoridade poderá escolher, independente dos critérios
pertinentes, qual o melhor caminho para o interesse público.
e) A Teoria dos Motivos Determinantes sustenta que a validade do ato fica atrelada aos motivos
indicados como seu fundamento, de tal forma que, se inexistentes ou falsos, implicam em sua
nulidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243458
CONSULPLAN - Assit (CISAMAPI)/CISAMAPI/2011
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Assinale a alternativa que indica condição indispensável para a eficácia dos atos administrativos.
a) Cláusula revogatória.
b) Publicação.
c) Registro em cartório.
d) Aprovação prévia pelo Legislativo.
e) Previsão orçamentária.
www.tecconcursos.com.br/questoes/226242
CONSULPLAN - Adv (Sertaneja)/Pref Sertaneja/2010
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Sobre Atos Administrativos, marque a alternativa INCORRETA:
a) A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais,
porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência e oportunidade,
respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
b) A autorização é um ato administrativo, discricionário e precário, pelo qual a Administração
consente que o particular exerça atividade ou utilize bem público no seu próprio interesse.
c) A licença é um ato discricionário.
d) Atos vinculados são aqueles que o agente pratica reproduzindo os elementos que a lei previamente
estabelece.
e) Imperatividade significa que os atos administrativos são cogentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/234665
CONSULPLAN - Adv (SMM)/Pref Sta M Madalena/2010
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Sobre Atos Administrativos, marque a alternativa INCORRETA:
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243458
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/226242
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/234665
288) 
289) 
a) A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais,
porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência e oportunidade,
respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
b) A autorização é um ato administrativo, discricionário e precário, pelo qual a Administração
consente que o particular exerça atividade ou utilize bem público no seu próprio interesse.
c) A licença é um ato discricionário.
d) Atos vinculados são aqueles que o agente pratica reproduzindo os elementos que a lei previamente
estabelece.
e) Imperatividade significa que os atos administrativos são cogentes.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86016
CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005
Direito Administrativo - Atos administrativos: espécies, classificação, fases de
constituição
Analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
 
I – Os atos discricionários, se forem motivados, ficam vinculados a esses motivos como causa
determinante de seu cometimento e se sujeitam ao confronto da existência e legitimidade dos
motivos indicados. Trata-se da aplicação da teoria dos motivos determinantes;
II – O ato ilegal pode ser anulado, tanto pela Administração como pelo Judiciário;
III – Nos atos punitivos de atuação interna, em relação à disciplina de seus servidores, segundo o
regime jurídico a que estão sujeitos, o Poder Público age com larga margem discricionária, quer
quanto aos meios de apuração das infrações, quer quanto à escolha da penalidade e à graduação da
pena, desde que conceda ao interessado a possibilidade de defesa;
IV – São atributos do ato administrativo, a presunção de legitimidade e a auto-executoriedade;
V – A estabilidade é um atributo pessoal do servidor. Daí decorre que a estabilidade não é no cargo,
mas no serviço público.
a) todas as proposições estão corretas;
b) todas as proposições estão incorretas;
c) apenas a proposição V está incorreta;
d) apenas as proposições I, II e III estão corretas;
e) apenas as proposições I e II estão corretas
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370035
Instituto Consulplan - GM (Vila Velha)/Pref Vila Velha/2023
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação, Revogação,
Cassação, Caducidade, Contraposição)
Sobre a invalidação dos atos administrativos, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) A anulação é a declaração de invalidade do ato administrativo produzido em desobediência à
norma legal.
b) São insuscetíveis de revogação os atos administrativos que exauriram seus efeitos, isto é, aqueles
cujos efeitos já tiverem esgotado.
c) Se admite a revogação praticada pelo Poder Legislativo de ato do Poder Executivo, quando no
exercício de sua função típica legislativa.
d) A Administração pode revogar seus atos, por motivo de conveniência ou oportunidade,
respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86016
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370035
290) 
291) 
292) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374215
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Administração/2023
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação, Revogação,
Cassação, Caducidade, Contraposição)
Determinado cidadão obteve alvará de construção para a edificação de um prédio de
dez andares. Antes mesmo do início das obras, uma lei superveniente alterou o zoneamento
urbano vedando a construção acima de três pavimentos. Neste caso, a extinção da licença
para construir se dá por:
a) Cassação.
b) Anulação.
c) Renúncia.
d) Revogação.
e) Caducidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2374687
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Arquivologia/2023
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação, Revogação,
Cassação, Caducidade, Contraposição)
Com relação a ato administrativo, assinale a afirmativa em que a extinção do ato é
possível e se dá por ato de revogação.
a) Encerramento de processo licitatório porque o objeto licitado não é mais de interesse público.
b) Desfazimento de uma nomeação porque o candidato não possui a escolaridade exigidano edital.
c) Desfazimento de uma aposentadoria concedida sem que os requisitos legais tenham sido
cumpridos.
d) Retirada de uma autorização dada para funcionamento de uma feira, um mês após a realização do
evento.
e) Retirada de uma licença de localização, quando o particular descumpre condições essenciais de
sua manutenção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2377053
Instituto Consulplan - AE (SEGER ES)/SEGER ES/Direito/2023
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação, Revogação,
Cassação, Caducidade, Contraposição)
Hamilton, analisando a validade de certos atos administrativos, deve se manifestar
sobre legalidade e formas de extinção. Assinale a afirmativa que apresenta uma
manifestação correta.
a) “Uma nomeação de candidato aprovado em concurso público, realizada fora do número de vagas.”
Manifestação: revogação por ofensa ao interesse público.
b) “Um parecer jurídico, expedido por autoridade competente, cinco dias após a data determinada
em lei.” Manifestação: declaração de caducidade por excesso de prazo.
c) “Um licenciamento de veículo, expedido pelo órgão de trânsito estadual, sem o atendimento a
condições fáticas e jurídicas.” Manifestação: cassação do ato por ausência de motivação.
d) “Um decreto expedido por um Secretário Estadual, regulamentando uma lei aprovada na
Assembleia Legislativa.” Manifestação: convalidação por vício de competência indelegável.
e) “Uma licitação para obra de construção do posto de saúde, realizada pela modalidade pregão, na
égide da Lei nº 10.520/2002.” Manifestação: anulação por vício quanto à forma essencial.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374215
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2374687
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2377053
293) 
294) 
295) 
296) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2120171
CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Contador/Finanças Públicas/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
José, servidor efetivo da Assembleia Legislativa, ficou em dúvida sobre a maneira como uma
determinada Administração Municipal extinguiu um ato discricionário. Ao analisar a manifestação do
gestor público competente no processo administrativo, José verificou que o ato foi considerado
inoportuno ou inconveniente, ou seja, por razões de mérito administrativo, a autoridade competente
decidiu pela extinção do ato.
 
Nesse sentido, a modalidade de extinção do ato administrativo utilizada pela autoridade competente foi:
a) Cassação.
b) Caducidade.
c) Revogação.
d) Anulação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2139065
IPEFAE - CI (CM ES Pinhal)/CM ES Pinhal/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Em uma pequena cidade, em vigência desde 1.964, existe o regulamento nº XXX referente ao
tráfego de veículos animais pelas ruas da cidade. A Prefeitura verifica no Código de Trânsito que é do seu
setor de trânsito a competência de registrar e licenciar os veículos de tração animal, dentre outras
providências não previstas no regulamento em vigor. Assim, a Prefeitura cria um regulamento e extingue
o anterior em um dos seus artigos. O regulamento então foi extinto por:
a) Convalidação
b) Cassação
c) Revogação
d) Caducidade ou decaimento
www.tecconcursos.com.br/questoes/2157853
CEBRASPE (CESPE) - ACP (MP TCE-SC)/TCE SC/Administração, Contabilidade,
Economia ou Engenharia/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Acerca dos atos administrativos, julgue o item a seguir.
 
O ato administrativo é nulo quando os motivos que o fundamentam são falsos ou inexistentes.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2157854
CEBRASPE (CESPE) - ACP (MP TCE-SC)/TCE SC/Administração, Contabilidade,
Economia ou Engenharia/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Acerca dos atos administrativos, julgue o item a seguir.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2120171
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2139065
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2157853
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2157854
297) 
298) 
 
O objeto da revogação é sempre um ato inválido ou uma relação jurídica inválida dele decorrente.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2160822
FCC - AJ TRT23/TRT 23/Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Um ato administrativo discricionário, quando eivado de vício de motivo, mais precisamente quando
constatada a falsidade das razões de fato ou de direito consignadas pela Administração para sua
emissão, caso tenha sua validade questionada judicialmente,
a) somente será passível de anulação se identificado desvio de finalidade ou afronta ao interesse
público.
b) não poderá ser anulado, sob pena de invasão de seu mérito, o que é vedado em se tratando de
ato discricionário.
c) será passível de anulação, como predica a teoria dos motivos determinantes, o que não afasta a
revisão administrativa decorrente da autotutela.
d) poderá ser anulado, desde que esgotadas as instâncias de impugnação em sede administrativa.
e) não será passível de anulação, cabendo ao Judiciário efetuar o saneamento do vício identificado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2171175
FAPEC - Aud (UFMS)/UFMS/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Acerca da extinção dos atos administrativos, correlacione as colunas.
 
I - Revogação
II - Convalidação
III- Anulação
IV - Cassação.
 
( ) Desfazimento do ato administrativo, em virtude de, ilegalidade.
( ) Desfazimento de ato válido, em virtude de descumprimento de obrigação pelo beneficiário.
( ) Supressão de ato administrativo válido e discricionário, por motivo de conveniência e de
oportunidade.
( ) Ato pelo qual a própria administração corrige defeitos sanáveis de ato anteriormente editado.
 
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
a) III- IV -II - I.
b) III -I -I V- II.
c) III- IV - I- II.
d) I- IV- II- II.
e) III- I- IV- lI.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2215084
FGV - AT (TCE TO)/TCE TO/Ciências Contábeis/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2160822
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2171175
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2215084
299) 
300) 
301) 
302) 
Laura, diretora de recursos humanos na Secretaria de Educação do Estado Alfa, foi informada de
que três atos administrativos exarados em seu setor foram objeto de alteração: (1) o primeiro foi
considerado, pela autoridade hierarquicamente superior, incompatível com o interesse público, o que a
levou a substituí-lo por ato de teor diverso; (2) o segundo teve identificado um vício de finalidade, sendo
determinada a cessação dos seus efeitos pela autoridade competente; e (3) o terceiro padecia de vício
de competência, mas a autoridade competente aquiesceu com os seus termos, subscrevendo-o.
Os acontecimentos descritos em 1, 2 e 3 refletem, respectivamente, os institutos da:
a) anulação, revogação e retificação;
b) revogação, invalidação e convalidação;
c) invalidação, revogação e confirmação;
d) invalidação, contraposição e ratificação;
e) revogação, retificação e retirada hierárquica.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222791
Instituto Consulplan - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Astolfo é secretário estadual de administração e, nessa condição, praticou um ato administrativo
com vício quanto ao motivo. Podemos afirmar que este ato é:
a) Nulo.
b) Anulável.
c) Revogável.
d) Convalidável.www.tecconcursos.com.br/questoes/2231900
Instituto Consulplan - FRen (Pref Caeté)/Pref Caeté/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A autoridade máxima do órgão de fiscalização do Município de Caeté verificou que determinado
ato, praticado por um servidor público subordinado ao setor, fora praticado em descumprimento à lei
local. Sobre a extinção do ato administrativo, assinale a afirmativa correta.
a) O servidor deve revogar seu próprio ato.
b) A autoridade pode anular o ato do subordinado.
c) A autoridade deve revogar o ato do subordinado.
d) O servidor é o único que pode anular seu próprio ato.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238156
Instituto Consulplan - Adm (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Na hipótese da perda de efeitos jurídicos em virtude de norma jurídica superveniente contrária
àquela que respaldava a prática do ato anterior, tem-se a:
a) Cassação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222791
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231900
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238156
303) 
304) 
305) 
b) Revogação.
c) Caducidade.
d) Invalidação.
e) Contraposição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2238259
Instituto Consulplan - ATA II (PGE SC)/PGE SC/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
“Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a
terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser pela própria
Administração.” Sobre os atos administrativos, assinale a alternativa que completa corretamente a
afirmativa anterior.
a) cassados
b) anulados
c) revogados
d) sobrestados
e) convalidados
www.tecconcursos.com.br/questoes/2253672
FEPESE - AFis (Pref Guatambu)/Pref Guatambu/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A administração tributária de um município da federação, de acordo com critério discricionário,
retirou do mundo jurídico um ato administrativo válido, que previa a entrega de informações fiscais pelos
contribuintes. De acordo com a justificativa, o ato se tornou inoportuno ou inconveniente, então foi
necessária a sua extinção.
 
Nesse caso, o ato administrativo foi:
a) Anulado.
b) Cassado.
c) Revogado.
d) Eliminado.
e) Abolido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2261472
FEPESE - AFis (Pref Pinhalzi)/Pref Pinhalzinho/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Quando há um vício no ato administrativo, relativo à legalidade ou à legitimidade, contrário ao
direito vigente, a Administração ou o poder Judiciário podem declarar a sua:
a) Anulação.
b) Preclusão.
c) Moratória.
d) Revogação.
e) Condenação.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2238259
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2253672
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2261472
306) 
307) 
308) 
309) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2318655
Instituto Consulplan - AAS (CM Unaí)/CM Unaí/Consultor Jurídico/2022
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
O Chefe de Gabinete do Prefeito do Município Alfa praticou um ato administrativo que,
posteriormente, constatou-se ofender a legislação federal vigente, tendo sido o ato questionado pelo
Tribunal de Contas. Em relação ao direito administrativo, observada a situação hipotética, é correto
afirmar que o ato pode ser:
a) Anulado pelo Prefeito.
b) Revogado pelo Chefe de Gabinete.
c) Convalidado pelo Tribunal de Contas.
d) Ratificado pela Procuradoria do Município.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1509461
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Controle Externo/Ciências
Contábeis/2021
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Acerca de ato administrativo, de agentes públicos, de poderes da administração pública e de
regime jurídico administrativo, julgue o item a seguir.
Situação hipotética: Determinado órgão publicou a Portaria A, para tratar de certo tema. Em seguida,
publicou a Portaria B, sobre o mesmo assunto da Portaria A, revogando esta expressamente.
Posteriormente, editou a Portaria C, que revogou expressamente a Portaria B, sem tratar de qualquer
tema. Assertiva: Nessa situação hipotética, a revogação da Portaria B pela Portaria C caracteriza a
revogação da revogação, mas não reativa a vigência da Portaria A.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1771254
SELECON - Cont (CM Cuiabá)/CM Cuiabá/2021
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A Administração Pública pode fazer cessar os efeitos de seus atos em determinadas circunstâncias
e por determinado período, embora mantendo o ato para oportuna restauração da sua operatividade.
Trata-se do ato:
a) pendente
b) suspensível
c) revogável
d) imperfeito
www.tecconcursos.com.br/questoes/2093261
CONSULPLAN - AFis (Pref Corbélia)/Pref Corbélia/2021
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Considere que o Município de Corbélia/PR tenha anulado um auto de infração expedido no
exercício do poder de polícia. Assim, sobre a invalidação dos atos administrativos, pode-se afirmar que,
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2318655
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1509461
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1771254
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2093261
310) 
311) 
na anulação, ocorreu a extinção do ato por:
a) Autotutela.
b) Revogação.
c) Caducidade.
d) Contraposição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2112649
CONSULPLAN - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2021
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Acerca de extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Quando o agente público pratica ato visando fim diverso do interesse público, ele pratica ato
administrativo nulo por desvio de finalidade.
b) Ato administrativo emanado de autoridade manifestamente incompetente é praticado com abuso
de poder na modalidade excesso de poder.
c) Pelo princípio da autotutela, a administração Pública deve anular seus próprios atos quando
inquinados de ilegalidade, cujos efeitos serão, em regra, ex nunc.
d) A revogação é a extinção de ato administrativo perfeito e eficaz fundada em razões de
conveniência e oportunidade em favor do interesse público, com efeitos, em regra, ex nunc.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1211895
IBADE - APG (IPVV)/IPVV/Administrativo/2020
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Considerando as formas de extinção dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir:
I. a caducidade se configura quando o beneficiário do ato administrativo inadimple com as condições
necessárias para usufruir dos benefícios do referido ato administrativo;
II. a Administração Pública pode declarar a nulidade de seus próprios atos;
III. o exaurimento se trata da extinção natural do ato administrativo, ocorre quando o ato
administrativo cumpre o seu objetivo, realizando a sua finalidade;
IV. a revogação do ato administrativo não respeita os direitos adquiridos.
Está (ão) correta(s):
a) somente I e IV.
b) somente II, III e IV.
c) somente II e III.
d) somente II e IV.
e) somente I e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2112649
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1211895
312) 
313) 
314) 
315) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1255917
VUNESP - CIM (Pref Cananéia)/Pref Cananéia/2020
Direito Administrativo- Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A revisão dos atos administrativos decorre do poder administrativo
a) sancionador.
b) de autotutela.
c) regulamentar.
d) jurisdicional.
e) normativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1474909
DIRPS UFU - Aud (UFU)/UFU/2020
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Os atos adm i nistrativos têm algumas características peculiares em função do regime jurídico de
Direito Público. Sobre a extinção dos atos administrativos, é correto afirmar, EXCETO, que
a) pode ocorrer a anulação do ato por motivo de ilegalidade. Essa anulação é prerrogativa tanto do
Poder Judiciário quanto da administração pública.
b) pode ocorrer renúncia ao ato por parte do beneficiário por meio de sua manifestação de vontade.
c) podem ser cassados se o beneficiado do ato não tiver atendido aos requisitos legais para sua
expedição.
d) pode ocorrer a revogação do ato tanto pela administração pública quanto pelo Poder Judiciário,
não interferindo o fato de ela relacionar se ao mérito administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1541648
Instituto Consulplan - Adv (Pref Formiga)/Pref Formiga/Público/2020
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Considere que o ato de aposentadoria de um servidor municipal de Formiga/MG tem por efeito a
extinção do seu direito de continuar exercendo o cargo efetivo para o qual fora nomeado. Observados os
tipos de extinção dos atos administrativos, é correto afirmar que a aposentadoria extingue os efeitos da
nomeação por:
a) Cassação.
b) Anulação.
c) Revogação.
d) Contraposição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1550766
IBAM - AFTM (Pref Santos)/Pref Santos/2020
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A propósito da anulação dos atos administrativos não é correto afirmar que
a) produz efeitos ex nunc.
b) somente pode ocorrer por motivo de ilegalidade.
c) alcança atos vinculados e discricionários.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1255917
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1474909
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1541648
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1550766
316) 
317) 
318) 
319) 
d) trata-se de decisão vinculada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1550776
IBAM - AFTM (Pref Santos)/Pref Santos/2020
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Quanto aos atos vinculados e discricionários, não é correto afirmar que ambos:
a) podem ser objeto de anulação pela Administração e pelo Judiciário.
b) se sujeitam ao controle judicial quanto ao motivo e objeto.
c) podem ser objeto de convalidação pela Administração.
d) podem ser objeto de revogação pela Administração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1167000
Instituto Consulplan - ProcM (Pitangueiras)/Pref Pitangueiras/2019
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Sobre o tema Atos Administrativos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Não são anuláveis, nem revogáveis os atos vinculados.
b) A revogação do ato administrativo é realizada por motivos de conveniência e oportunidade.
c) O sujeito ativo da anulação do ato administrativo pode ser tanto a Administração Pública quanto o
Poder Judiciário.
d) A revogação do ato administrativo tem eficácia somente para o futuro, não tendo o poder de
desconstituir efeitos passados.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1281066
FUNDATEC - FTOV (Cordilheira A)/Pref Cordilheira A/2019
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Segundo Meirelles (2018), a supressão de um ato administrativo discricionário legítimo e eficaz,
realizada pela Administração – e somente por ela – por não mais lhe convir sua existência, denomina-se:
a) Anulação.
b) Revogação.
c) Convalidação.
d) Validação.
e) Admissão.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1445937
MÉTODO - AFT (Arenápolis)/Pref Arenápolis/2019
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Acerca dos atos administrativos, julgue os itens a seguir:
I. Não se admite a revogação de atos consumados, uma vez que estes já produziram todos os
efeitos;
II. A revogação é a extinção do ato administrativo inválido por motivo de oportunidade e
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1550776
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1167000
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1281066
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1445937
320) 
321) 
conveniência, ou seja, por razões de mérito;
III. A anulação do ato administrativo não enseja efeitos repristinatórios.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I e III estão corretas;
b) Apenas II e III estão corretas;
c) Todas estão corretas;
d) Nenhuma está correta.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1508634
VUNESP - GCon (Guaratinguetá)/Pref Guaratinguetá/2019
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
No tocante à invalidação e à revogação do ato administrativo, é correto afirmar que a primeira
a) incide sobre os atos ilegais, e a segunda é de competência do Poder Judiciário.
b) pode ser efetivada pela Administração ou pelo Judiciário, e a segunda incide sobre os atos
vinculados, mas não sobre os discricionários.
c) incide sobre os atos vinculados e discricionários, enquanto a segunda pode ser efetivada pela
Administração ou pelo Judiciário.
d) somente pode ser efetivada pelo Judiciário, enquanto a segunda incide sobre os atos vinculados e
os discricionários.
e) incide sobre os atos discricionários e os vinculados, enquanto a segunda é de competência
exclusiva da Administração.
www.tecconcursos.com.br/questoes/695930
CONSULPLAN - JE TJMG/TJ MG/2018
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Quanto ao ato administrativo, analise as afirmativas a seguir.
I. Os atos administrativos presumem-se legítimos, presunção relativa, pois que não se trata de
presunção absoluta e intocável.
II. A teoria dos motivos determinantes está assentada no princípio de que o motivo do ato
administrativo deve ser compatível com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade.
III. Anulação é modalidade de extinção do ato administrativo por motivo de oportunidade ou
conveniência, ao passo que revogação é a extinção por ilegalidade do ato.
IV. A convalidação tem efeitos ex nunc, por não ser possível retroagir seus efeitos ao momento em
que foi praticado o ato originário.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1508634
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695930
322) 
323) 
324) 
325) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/470910
CONSULPLAN - AJ TRF2/TRF 2/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
“No curso de aquisição de bens por dispensa de licitação pela Administração Pública, a autoridade
competente revoga ato administrativo que requisitou o objeto, fundado em razões de interesse público.
Porém, verifica-se que o ato de revogação é celebrado em desconformidade com as exigências legais.”
Sobre o caso, é correto afirmar que o ato de revogação
a) não pode ser revisto, uma vez que já exaurido o objeto do ato revogado.
b) deve ser anulado, o que pode ser feito na esfera administrativa ou judicial.
c) deve ser convalidado, tendo em vista que as hipóteses de dispensa de licitação são vinculadas.
d) deve ser revogado pela mesma autoridade administrativa que praticou o ato oupor autoridade
www.tecconcursos.com.br/questoes/559579
CONSULPLAN - AJ TRE RJ/TRE RJ/Judiciária/2017
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral declarou ponto facultativo em uma sexta-feira que
sucederá um feriado nacional. Na hipótese, o ato administrativo concessório da benesse
a) goza do atributo da imperatividade o que significa que pode ser imediatamente executado.
b) é ilegal, por vício de competência, já que a atribuição é privativa do Presidente da República.
c) pode ser anulado pelo Tribunal Superior Eleitoral por razão de oportunidade e conveniência.
d) não pode ser revogado pela autoridade competente, na semana seguinte à referida sexta-feira.
www.tecconcursos.com.br/questoes/379824
CONSULPLAN - Estag (TJ MG)/TJ MG/Direito/2016
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Sobre a extinção do ato administrativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Os atos que geram direitos não podem ser anulados.
b) A revogação do ato administrativo tem efeitos ex nunc, ou seja, não retroagem.
c) O Poder Judiciário e a Administração Pública podem ser sujeitos ativos na anulação de atos
administrativos.
d) A Administração Pública pode revogar seus próprios atos, por motivo de conveniência ou
oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/409465
CONSULPLAN - Fisc Trib (Venda NI)/Pref VN Imigrante/2016
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Considerando os conhecimentos básicos sobre atos administrativos, na esfera da administração
pública, no que se refere à classificação, aos atributos, aos elementos, à vinculação, aos atos
administrativos em espécie e à extinção dos atos administrativos, assinale alternativa INCORRETA.
a) Os atos administrativos podem ser extintos unicamente por meio de anulação judicial.
b) São espécies de atos administrativos: atos normativos, atos ordinatórios, atos negociais, atos
enunciativos, atos punitivos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/470910
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/559579
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/379824
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/409465
326) 
327) 
c) São atributos dos atos administrativos: presunção de legitimidade, imperatividade,
autoexecutoriedade e tipicidade.
d) São atos administrativos vinculados, os atos praticados pela administração pública sem margem
para liberdade de decisão, pois a lei previamente determinou o único comportamento possível a ser
obrigatoriamente adotado sempre que se configurar a situação objetiva descrita em lei.
www.tecconcursos.com.br/questoes/349643
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2015
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
O Município de Belo Horizonte, em razão de ampliação de avenida, retirou a permissão para
estabelecimento de uma banca de jornais lá fixada, sob o fundamento de que a avenida passaria no
local.
Quanto ao mencionado ato administrativo, só NÃO é hipótese de
a) cassação.
b) revogação.
c) conveniência e oportunidade.
d) extinção.
www.tecconcursos.com.br/questoes/244221
CONSULPLAN - Adm (Cascavel)/Pref Cascavel/2014
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Acerca das formas de extinção do ato administrativo, analise as afirmativas.
I. Entende-se por caducidade, a extinção do ato administrativo decorrente do descumprimento, por
seu beneficiário, de alguma das condições que lhe foram impostas.
II. A extinção do ato administrativo em razão da superveniência de lei que tornou o ato ilegal é
chamada de cassação.
III. O fundamento para a anulação de um ato administrativo é a existência de uma ilegalidade, o
que viola o dever de obediência à lei, ofendendo o princípio constitucional da legalidade.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249582
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/349643
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244221
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249582
328) 
329) 
330) 
331) 
No que tange à revogação e à anulação do ato administrativo, é correto afirmar que
a) a revogação produz efeito retroativo e a anulação não.
b) a revogação e a anulação podem ser realizadas pela administração ou pelo judiciário.
c) na revogação, há análise do mérito do ato administrativo, já na anulação há juízo de legalidade.
d) a revogação é ato vinculado, enquanto a anulação é discricionário.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249584
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Sobre o tema ato administrativo, analise.
I. Toda revogação pressupõe um ato legal e perfeito, mas inconveniente ao interesse público. Como
a revogação atinge um ato que foi editado em conformidade com a lei, ela não retroage (seus
efeitos são ex nunc).
II. O ato administrativo a que falte um dos elementos essenciais de validade será considerado
inexistente, independente de qualquer decisão administrativa ou mesmo judicial.
III. A permissão é ato administrativo negocial, discricionário e precário, pelo qual o Poder Público
faculta ao particular o uso de bens públicos a título gratuito ou oneroso, nas condições estabelecidas
pela Administração.
Assinale
a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/249590
CONSULPLAN - TJ TSE/TSE/Administrativa/2012
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Em relação ao controle sobre a administração pública, é correto afirmar que
a) o judiciário pode anular ou revogar atos da administração pública.
b) com base na autotutela, a administração pública pode revogar atos ilegais ou anular os
inconvenientes.
c) a anulação de um ato pela administração pública produz efeitos retroativos.
d) a revogação de um ato pela administração produz efeitos retroativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/238942
CONSULPLAN - Adv (COFEN)/COFEN/2011
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A Administração Pública, por motivo de conveniência ou oportunidade, pode:
a) Revogar seus próprios atos.
b) Anular seus próprios atos.
c) Restaurar seus próprios atos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249584
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/249590
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/238942
332) 
333) 
334) 
d) Perdoar.
e) Abdicar de seus próprios atos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/240439
CONSULPLAN - PAE (CFN)/CFN/Advogado/2011
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A Administração Pública, por motivo de conveniência ou oportunidade, pode:
a) Revogar seus próprios atos.
b) Anular seus próprios atos.
c) Restaurar seus próprios atos.
d) Perdoar.
e) Abdicar de seus próprios atos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237329
CONSULPLAN - Tec Cont (Guaxupé)/Pref Guaxupé/2010
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
A extinção de um ato administrativo perfeito, que se tornou inoportuno e inconveniente, denomina-
se:
a) Revogação.
b) Anulação.
c) Convalidação.d) Conversão.
e) Invalidação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/243793
CONSULPLAN - Adv (Itabaiana)/Pref Itabaiana/Trânsito e Transporte/2010
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Sobre a extinção dos atos administrativos, marque a alternativa INCORRETA:
a) Há caducidade quando a retirada do ato funda-se no advento de nova legislação que impede a
permanência da situação anteriormente consentida.
b) A cassação é a forma extintiva que se aplica quando o beneficiário descumpre condições que
permitem a manutenção do ato do seus efeitos.
c) A anulação é a forma de desfazimento do ato administrativo em virtude da existência de vício de
legalidade. Pode ser feita pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário.
d) A revogação se dá quando a Administração Pública promove a retirada do ato administrativo por
razões de conveniência e oportunidade.
e) A revogação gera efeitos retroativos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/240439
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237329
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/243793
335) 
336) 
337) 
338) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/305280
CONSULPLAN - TJ TRE RS/TRE RS/Administrativa/"Sem Especialidade"/2008
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Por motivos de conveniência e oportunidade, a Administração poderá:
a) Revogar seus próprios atos.
b) Anular seus próprios atos.
c) Deixar de aferir a legalidade do ato.
d) Reconsiderar os atos que já tenham exaurido seus efeitos.
e) Desobedecer aos direitos adquiridos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/385945
CONSULPLAN - Fisc (CORECON BA)/CORECON BA/2008
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Assinale a proposição correta, relativamente aos efeitos da revogação do ato administrativo:
a) Os efeitos da revogação e da anulação retroagem as suas origens.
b) Os efeitos da revogação e da anulação não retroagem.
c) Os efeitos da revogação, retroagem e os da anulação não retroagem.
d) Os efeitos da revogação não retroagem e os da anulação retroagem.
e) Os efeitos da revogação e da anulação variarão de acordo com o caso concreto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1461304
CONSULPLAN - Ass Jur (CODEVASF)/CODEVASF/Direito/2008
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
Consoante conceitos estabelecidos na doutrina e na jurisprudência nacionais, a revogação, por
decisão jurisdicional, de um ato administrativo, praticado pelo Poder Executivo:
a) É possível, desde que se fundamente no mérito do ato.
b) É possível, desde que a ação respectiva, apontando a ilegalidade do ato, haja sido ajuizada pelo
próprio Poder Executivo.
c) É possível, desde que a Administração não haja se pronunciado sobre a matéria em processo
administrativo.
d) É possível, desde que envolva questão de inconstitucionalidade do ato.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/86015
CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005
Direito Administrativo - Desfazimento do ato administrativo (Anulação,
Revogação, Cassação, Caducidade, Contraposição)
No direito administrativo, regra geral, produzem efeitos ex nunc, os atos:
a) nulos;
b) revogados;
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/305280
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/385945
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1461304
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/86015
339) 
340) 
341) 
c) anulados;
d) inexistentes.
e) nenhuma das respostas anteriores.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2394526
Instituto Consulplan - OLeg (CM Tremembé)/CM Tremembé/Compras/2023
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Determinado contribuinte recebeu notificação informando que não foi identificado o pagamento do
IPTU, referente ao exercício do ano de 2022. Assim, no prazo de dez dias, deveria fazer a devida
regularização com a apresentação do comprovante de quitação, sob pena de inscrição na dívida ativa e
execução judicial. O contribuinte protocolou petição pedindo para que o município apresente o
comprovante de que o débito tributário estava em aberto. Neste caso, o ato administrativo deve ser:
a) Ratificado, pela boa-fé da administração.
b) Revogado, pois o prazo de cobrança já havia encerrado.
c) Nulo, por falta de comprovação de que o imposto não foi pago.
d) Convalidado, diante da presunção de veracidade dos atos administrativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2095066
Instituto Consulplan - PJ (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
O município Alfa aposentou um servidor efetivo da Câmara Municipal sob o fundamento de
aposentadoria voluntária, após regular processo de aposentação, na exata data em que completou 75
anos de idade. O Tribunal de Contas do Estado, no processo de homologação, constatou que o servidor
poderia se aposentar; todavia, o fundamento seria a aposentadoria compulsória, visto que não havia
completado dez anos de serviço público naquela data.
 
Considerando que o Tribunal de Contas tenha determinado o aproveitamento do ato administrativo, este
deverá ocorrer por meio de:
a) Reversão.
b) Anulação.
c) Conversão.
d) Ratificação.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2184590
VUNESP - AFTM (Pref Sorocaba)/Pref Sorocaba/2022
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Assinale a alternativa que apresenta corretamente ato administrativo passível de convalidação.
a) Ato praticado em hipótese de usurpação de função.
b) Ato do qual resulte lesão ao interesse público.
c) Ato praticado por servidor público incompetente.
d) Ato do qual resulte prejuízo a terceiros.
e) Ato eivado por vícios insanáveis.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2222787
Instituto Consulplan - Est Dir (PGE ES)/PGE ES/2022
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2394526
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2095066
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2184590
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2222787
342) 
343) 
344) 
345) 
Marta é governadora do Estado Alfa. Ao expedir um ato desapropriatório, cometeu um equívoco
quanto à forma. Nesse caso, Marta:
a) Praticou ato de improbidade administrativa.
b) Terá o ato invalidado pelo Tribunal de Contas.
c) Teria expedido o ato certo se tivesse editado um decreto-lei.
d) A depender do vício, poderá convalidar o ato administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2272141
FCC - AJ TRT17/TRT 17/Administrativa/Contabilidade/2022
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Considere que determinado agente público tenha concedido licença de instalação de
empreendimento comercial, haja vista o cumprimento, pelo requerente, de todos os requisitos legais
necessários. Ocorre que, passados dois anos da concessão, restou evidenciado que o agente em questão
não detinha competência para a concessão da licença, eis que, dado o porte do empreendimento, a
licença deveria ter sido concedida por seu superior hierárquico, o qual somente delegou ao agente a
competência em relação a empreendimentos de menor dimensão. O ato em questão
a) poderá ser convalidado, mediante ratificação pela autoridade competente, desde que não cause
prejuízo a terceiros ou lesão ao interesse público.
b) encontra-se estabilizado, pela teoria da aparência, não podendo ser anulado ou revogado pela
autoridade que detém a competência para sua prática.
c) não poderá ser objeto de convalidação, eis que se trata de vício de competência, o que não
impede que seja outorgada nova licença sem efeitos retroativos.
d) deve ser objeto de revogação (cassação) pela autoridade que o praticou, podendo ser mantidos
os efeitos até então produzidos caso comprovado erro escusável.
e) é consideradoinexistente, por vício de competência, somente produzindo efeitos em relação a
terceiros de boa fé.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718418
CEBRASPE (CESPE) - AFRE CE/SEFAZ CE/2021
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Julgue o item a seguir, a respeito dos atos administrativos e dos poderes da administração pública.
 
O instituto da convalidação dos atos administrativos é consequência natural do princípio da autotutela.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1221662
Instituto AOCP - AFT (N Hamburgo)/Pref Novo Hamburgo/2020
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Acerca da revogação, anulação e convalidação dos atos administrativos, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) A revogação é a supressão de um ato administrativo válido e discricionário por motivo de interesse
público superveniente, que o tornou inconveniente ou inoportuno, possuindo efeitos “ex nunc”. Isso
quer dizer que seus efeitos retroagem.
b) A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais,
porque deles não se originam direitos.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2272141
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718418
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1221662
346) 
347) 
348) 
c) Nem todo ato administrativo é passível de revogação, a exemplo dos atos vinculados.
d) A convalidação representa a possibilidade de “corrigir” ou “regularizar” um ato administrativo, tem
por objetivo manter os efeitos já produzidos pelo ato e permitir que ele permaneça no mundo
jurídico.
e) São convalidáveis os atos que tenham vício de competência e de forma, nesta incluindo-se os
aspectos formais dos procedimentos administrativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1440454
Instituto Consulplan - Adv MD (CM Arcos)/CM Arcos/2020
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Em face da teoria dos atos administrativos, o vício de validade quanto à forma essencial é sempre:
a) Leve, sendo passível de ratificação.
b) Absoluto, não sendo possível sua convalidação.
c) Convalidável, respeitado o prazo de cinco anos.
d) Sanável, desde que requerido pelo interessado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1213570
QUADRIX - ACont (Pref Jataí)/Pref Jataí/2019
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Um determinado agente público, ao final de processo administrativo disciplinar em que se concluiu
pela existência de autoria e de materialidade, aplicou a sanção de demissão ao servidor processado,
muito embora aquele agente, como superior imediato, somente detivesse competência para aplicação da
sanção de advertência ou de suspensão de até trinta dias.
 
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que
a) a sanção admitirá convalidação, sendo considerada como defeito de competência.
b) o agente agiu com abuso de autoridade.
c) o agente agiu com desvio de finalidade.
d) houve excesso de poder, que é uma espécie do gênero abuso de poder.
e) a sanção evidencia ofensa ao princípio da impessoalidade, sendo, portanto, nula.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1260978
Instituto Excelência - Cont C (Taubaté)/Pref Taubaté/2019
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
O aproveitamento de determinado ato administrativo nulo, substituindo-o para outra categoria,
para que se aproveitem os efeitos já produzidos é denominado:
a) Ratificação.
b) Conversão.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1440454
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1213570
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1260978
349) 
350) 
351) 
c) Caducidade.
d) Contraposição.
www.tecconcursos.com.br/questoes/380456
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Provimento/2016
Direito Administrativo - Convalidação e Conversão dos atos administrativos
Acerca do ato administrativo, assinale a opção correta.
a) A presunção de legitimidade implica reconhecer como absolutamente verdadeiros os fundamentos
fáticos motivadores do ato.
b) O ato administrativo coletivo se verifica quando há manifestação da vontade de mais de um órgão
da Administração Pública.
c) O silêncio da Administração Pública, em face da presunção de legalidade, exigibilidade e
imperatividade, não gera efeitos jurídicos.
d) É nulo e de impossível convalidação o ato administrativo com objeto ilícito, ainda que praticado de
boa-fé e sem desvio de poder.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2058535
FGV - Ana (MPE SC)/MPE SC/Dados e Pesquisas/2022
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
Márcio, prefeito do Município Gama, praticou ato administrativo consistente na remoção do servidor
público estável João, do Departamento X para o Departamento Y, e apresentou expressamente como
motivação do ato o fato de que no Departamento Y só havia dois servidores na área de apoio
administrativo. Inconformado, João ajuizou ação judicial, pleiteando o retorno à sua lotação no
Departamento X, haja vista que comprovou inequivocamente que no Departamento Y estavam lotados
oito servidores da área de apoio administrativo.
De acordo com a doutrina de Direito Administrativo, a pretensão de João:
a) não merece prosperar, pois ato de remoção de pessoal é classificado como ato discricionário,
portanto cabe ao gestor verificar a oportunidade e a conveniência em sua prática;
b) não merece prosperar, pois ato de remoção de pessoal é classificado como ato vinculado, de
maneira que não cabe ao Judiciário se imiscuir no mérito administrativo;
c) merece prosperar, diante da teoria dos motivos determinantes, já que os motivos expostos por
Márcio não correspondem à realidade fática;
d) merece prosperar, diante da teoria da intranscendência subjetiva das sanções, uma vez que o
servidor não pode ser penalizado por erro do gestor;
e) não merece prosperar, pois não restaram violados princípios da administração pública, e se
presume legítima a decisão do prefeito Márcio.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2261473
FEPESE - AFis (Pref Pinhalzi)/Pref Pinhalzinho/2022
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
Considere a seguinte situação hipotética:
João e Maria ocupam o cargo de auditor fiscal municipal e trabalham no mesmo setor. Em novembro de
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/380456
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2058535
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2261473
352) 
353) 
2021, João requereu à Administração Pública o gozo de férias no mês de janeiro de 2022. Argumentou
que neste mês seus filhos estão em recesso escolar e pretende realizar uma viagem em família. A
requisição foi negada com o argumento de falta de pessoal. Alguns dias depois, a servidora pública Maria
realizou pedido de concessão de férias para o mês de janeiro de 2022 e teve seu pleito deferido.
Nesse caso, o ato administrativo que negou as férias a João:
a) É vinculado, aplicando-se a teoria da auto-tutela.
b) Está viciado, aplicando-se a teoria dos motivos determinantes.
c) É discricionário, aplicando-se o atributo da imperatividade.
d) Está tipificado, aplicando-se o requisito da finalidade.
e) Está motivado, aplicando-se o atributo de tipicidade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1541649
Instituto Consulplan - Adv (Pref Formiga)/Pref Formiga/Público/2020
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
Considere que um decreto, expedido pelo Chefe do Executivo Municipal, tenha determinado a
desapropriação de um imóvel local, sob a justificativa de necessidade de atender a crianças que estão
sem vaga na rede pública de ensino, sendo o referido bem destinado à construção de uma escola pública
municipal. Após uma denúncia anônima, o Ministério Público apurou que há ociosidade nas escolas
locais, sobrando vagas em vez de faltar. Nesse caso, o ato de desapropriação sofre do vício de:
a) Motivo, pois o fundamento do ato é falso ou inexistente.
b) Sujeito, pois a competência não é do Chefe do Executivo.
c) Finalidade, pois a denúncia anônima deve ser desconsiderada.d) Forma, pois o ato deveria ser uma portaria e não um decreto.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1129693
Instituto Consulplan - Adv (CODESG)/CODESG/2019
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
Considerando a teoria dos motivos determinantes, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A teoria dos motivos determinantes explicita que a administração pública está sujeita ao controle
administrativo e judicial relativo à existência e à pertinência ou adequação dos motivos que ela
declarou como causa determinante da prática de um ato. Tal teoria se aplica aos atos vinculados,
apenas, pois os atos discricionários não comportam justificativa.
 
II. Pela teoria dos motivos determinantes, caso o ato administrativo seja motivado, essa justificativa
vincula a validade do ato. Nesse sentido, ao verificar que as razões que deram origem a ele não são
condizentes com a realidade fática ou de direito, deve ser tornado inválido.
 
III. Exceção ao uso da teoria dos motivos determinantes se aplica no campo da desapropriação; há
entendimento jurisprudencial no sentido de que, mesmo que haja modificação do fim indicado no
decreto expropriatório, em havendo o uso para outro fim lícito, não há nulidade; portanto,
retrocessão.
 
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1541649
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1129693
354) 
355) 
356) 
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/664215
CEBRASPE (CESPE) - Ana Port I (EMAP)/EMAP/Administrativa/2018
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
Acerca dos atos e dos contratos administrativos, julgue o item que se segue.
 
Caso não haja obrigação legal de motivação de determinado ato administrativo, a administração não se
vincula aos motivos que forem apresentados espontaneamente.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1007813
FEPESE - CI (CM B Camboriú)/CM B Camboriú/2015
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
É correto afirmar sobre a teoria dos motivos determinantes.
a) É de observância obrigatória apenas na prática de atos administrativos vinculados.
b) Tem por objetivo afastar os atos lesivos ao patrimônio das entidades públicas.
c) O administrador vincula-se aos motivos elencados para a prática do ato administrativo.
d) Possibilita que o ato administrativo seja executado pela própria Administração.
e) Autoriza a prática do ato administrativo por particulares.
www.tecconcursos.com.br/questoes/176372
FUNDATEC - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2014
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
Considerando a teoria dos motivos determinantes do Ato Administrativo, analise as seguintes
afirmações:
 
I. Nos atos em que a motivação é obrigatória, além de ser a própria motivação um requisito de
validade, a existência e a congruência dos motivos (determina ou vincula) a validade do ato
administrativo.
 
II. Nos atos em que a motivação não é obrigatória, mas é realizada, também a existência e a
congruência dos motivos condiciona (determina ou vincula) a validade do ato administrativo.
 
III. A motivação, nos atos administrativos, é sempre obrigatória, sendo que a sua ausência
prejudica a validade do ato.
 
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/664215
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1007813
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/176372
357) 
358) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/244216
CONSULPLAN - Adm (Cascavel)/Pref Cascavel/2014
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
“No âmbito da administração pública, sabe-se que o administrador está adstrito aos motivos
declarados da edição do ato administrativo, sujeitando-se à demonstração de sua ocorrência de tal modo
que, se inexistentes ou falsos, implicam a nulidade do próprio ato.” Trata-se da teoria
a) dos poderes implícitos.
b) das razões de validação.
c) dos motivos determinantes.
d) dos motivos de fato e de direito.
e) da conformação da vontade administrativa.
www.tecconcursos.com.br/questoes/237954
CONSULPLAN - Eng (CREA RJ)/CREA RJ/Civil/2011
Direito Administrativo - Teoria dos Motivos Determinantes
Sobre ato administrativo, relacione as colunas a seguir:
1. Anulação.
2. Revogação.
3. Finalidade do ato.
4. Teoria dos motivos determinantes.
5. Perfeição.
( ) Quando o ato encerrou o seu ciclo de formação.
( ) A Administração Pública pode fazê-lo em relação aos seus próprios atos quando eivados de vícios
que os tornem ilegais.
( ) Interesse Público.
( ) A Administração pode fazê-lo em relação aos seus próprios atos, por motivo de conveniência ou
oportunidade.
( ) Baseia-se no princípio de que o motivo do ato administrativo deve sempre guardar
compatibilidade com a situação que gerou a manifestação de vontade.
A sequência está correta em:
a) 1, 2, 3, 4, 5
b) 5, 4, 3, 2, 1
c) 1, 3, 5, 4, 2
d) 5, 1, 3, 2, 4
e) 4, 1, 3, 2, 5
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/244216
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/237954
359) 
360) 
361) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2317520
Instituto Consulplan - Ana MP (MPE MG)/MPE MG/Tecnologia da
Informação/Segurança de TI/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
No que tange aos atos e poderes administrativos, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Atos ablatórios ou ablativos são aqueles que restringem direitos do administrado, tal qual ocorre
na cassação de uma licença.
 
II. A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais,
porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade,
respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
 
III. O instrumento disponibilizado à administração pública para apurar infrações e aplicar
penalidades aos servidores públicos traduz a essência de seu poder de polícia.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Uma assertiva está correta.
b) Duas assertivas estão corretas.
c) Três assertivas estão corretas.
d) Todas as assertivas estão corretas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2401967
Instituto Consulplan - ATA (MPE BA)/MPE BA/2023
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
Suponha que um determinado ato administrativo tenha sido praticado pela autoridade “B”, durante
as férias da autoridade “A” que é titular da atribuição legal exclusiva. Quanto ao assunto, assinale a
afirmativa correta.
a) A autoridade “B” pode praticar o ato administrativo porque o titular da atribuição estava de férias.
b) O referido ato administrativo possui vício de sujeito e não poderá ser convalidado pela autoridade
“A”.
c) O referido ato administrativo se classifica como ato complexo, já que foi praticado por outro
agente público.
d) Um dos atributos do ato administrativo é a presunção de veracidade; por isso, o ato não pode ser
questionado.
e) Um dos atributos do ato administrativo é a autoexecutoriedade, o que permite sua prática pela
autoridade “B”.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2095004
Instituto Consulplan - Ouv (CM Itabira)/CM Itabira/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
O Ouvidor Geral da Câmara de Vereadores do Município Alfa expediu um ato administrativo que se
constitui, quanto à forma, em uma portaria e, quanto ao conteúdo, em uma ordem de serviço aos seus
subordinados.
 
Assinale a afirmativa correta quanto ao referido ato administrativo.
a) Um dos atributos do ato administrativo é a motivação.
b) Quanto às espécies, o ato administrativo é enunciativo.
c) O ato administrativo, quanto ao alcance, classifica-se como interno.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2317520
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2401967
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2095004
362) 
363) 
d) A ordem de serviço corresponde ao elemento do ato administrativo denominado forma.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2178583CONSULPLAN - Ana Jur (MPE PA)/MPE PA/2022
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
Ato administrativo, na concepção de Maria Sylvia Zanella Di Pietro, “é declaração do
Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da
lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário” (DI
PIETRO: 2022). De acordo com a legislação, doutrina e jurisprudência pátrias dominantes,
sobre ato administrativo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) A Lei nº 9.784/1999, que trata do processo administrativo federal, dispõe que a Administração
deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo
de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
 
( ) Presunção de Legitimidade e Autoexecutoriedade são alguns dos atributos dos atos
administrativos.
 
( ) De acordo com parte da doutrina, são requisitos de validade dos atos administrativos:
competência, forma, finalidade, motivo, e objeto.
 
( ) A convalidação de ato administrativo é uma forma de suprir defeitos leves, como a competência e
o motivo do ato, por meio de um segundo ato chamado ato convalidatório, tendo em vista a
preservação de sua eficácia.
 
A sequência está correta em
a) V, V, V, F.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, F.
d) F, F, F, V.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1727035
OBJETIVA CONCURSOS - TAdm (Venâncio A)/Pref Venâncio Aires/2021
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
Sobre os atos administrativos, analisar os itens abaixo:
 
I. O ato administrativo é uma espécie de ato jurídico, que contém atributos que o distingue dos atos
de direito privado.
 
II. As verdadeiras prerrogativas do Poder Público são a presunção de legitimidade ou de veracidade,
a imperatividade, a executoriedade e a autoexecutoriedade.
 
III. A presunção de legitimidade diz respeito aos fatos; em decorrência desse atributo, presumem-
se verdadeiros os fatos alegados pela Administração.
 
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente o item II.
c) Somente os itens I e II.
d) Somente os itens I e III.
e) Todos os itens.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2178583
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1727035
364) 
365) 
366) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1896464
CEBRASPE (CESPE) - ATCG (MJSP)/MJSP/Técnico Especializado em Gestão de
Ativos e Parcerias/2021
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
Acerca de atos administrativos, julgue o item que se seguem.
 
Os atos administrativos propriamente ditos excluem os atos materiais de simples execução, os atos
enunciativos ou de conhecimento e os atos de opinião, como pareceres e laudos, tendo em vista que
estes não produzem efeito jurídico imediato.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2112002
Instituto Consulplan - AssJur (Pref Suzano)/Pref Suzano/2021
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
Trata-se de uma afirmativa correta, à luz do Direito Administrativo brasileiro:
a) Mérito do ato administrativo é elemento dos atos vinculados.
b) Fato administrativo e ato administrativo são conceitos distintos.
c) Atributos e requisitos do ato administrativo são conceitos sinônimos.
d) Revogação e anulação são conceitos sinônimos em atos administrativos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1211901
IBADE - APG (IPVV)/IPVV/Administrativo/2020
Direito Administrativo - Tópicos Mesclados de Atos Administrativos
Sobre os atos e poderes administrativos, assinale a alternativa correta.
a) Um ato administrativo é toda manifestação de vontade e produção de efeitos jurídicos submissos
à Administração Pública, assim como atos jurídicos regidos pelo direito público e, uma vez que um ato
administrativo tiver sido praticado com abuso de poder deve ser anulado de pronto, exceto quando se
tratar de abuso de poder por desvio de finalidade
b) Quando um ato administrativo for exercido com abuso de poder, não precisará, necessariamente,
ser anulado, exceto quando se tratar de desvio de finalidade, inexistência ou inveracidade dos
motivos e omissão indevida (ou silêncio administrativo)
c) A Emenda Constitucional n° 32 de 2001, que deu nova redação ao art. 84, inciso VI, a e b da
Constituição Federal, se fundamentando no poder regulamentar, permitiu que os chefes do executivo
(federal, estadual ou municipal) possam criar decretos sobre a organização e funcionamento da
administração pública sem previsão legislativa anterior, desde que não implique no aumento de
despesas nem criação ou extinção de órgãos públicos
d) A competência, um dos elementos dos atos administrativos, é irrenunciável. No entanto, diante de
um ato administrativo com vício em sua competência, o administrador poderá se utilizar da ratificação
para corrigir este ato, desde que não seja um ato exclusivo ou privativo de determinada entidade
e) Se um ato administrativo vinculado apresentar vício em seu objeto, deverá ser revogado de
imediato pela Administração Pública ou por determinação do Poder Judiciário, já que nesse caso não
existem hipóteses de convalidação ou ratificação a este ato
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1896464
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2112002
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1211901
367) 
368) 
369) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370037
Instituto Consulplan - GM (Vila Velha)/Pref Vila Velha/2023
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o poder de polícia, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Há jurisprudência admitindo a delegação do poder de consentimento.
 
II. A polícia administrativa, ao contrário da judiciária, pode ser exercida por diversos órgãos da
administração pública direta e indireta de direito público, enquanto esta última é privativa das
corporações especializadas, como é a polícia civil.
 
III. Os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade são limites ao exercício do poder de
polícia.
 
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2370098
Instituto Consulplan - Of (CBM SC)/CBM SC/2023
Direito Administrativo - Poder de Polícia
De acordo com a definição de Hely de Lopes Meirelles, o poder de polícia é a “a faculdade de que
dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e
direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.*
 
*(MEIRELLES, Hely. Direito Administrativo Brasileiro. 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2007, P. 131.)
 
O poder de polícia apresenta o atributo da
a) repressão.
b) prevenção.
c) indelegabilidade.
d) autoexecutoriedade.
e) vinculação do ato administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2394527
Instituto Consulplan - OLeg (CM Tremembé)/CM Tremembé/Compras/2023
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A medida de interdição cautelar será aplicada em estabelecimento, quando for constatado indício
de infração sanitária em que haja risco para a saúde da população e perdurará até que sejam sanadas as
irregularidades objeto da ação fiscalizadora. A penalidade indicada decorreu do exercício regular do
poder de
a) polícia.
b) disciplinar.
c) discricionário.
d) autoexecutoriedade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370037
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2370098
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2394527
370) 
371) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2400347
Instituto Consulplan - AAA (SEAS RO)/SEAS RO/2023
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Considere um ato administrativo de apreensão de mercadoria, fora do prazo de validade, em um
supermercado, realizada pelo órgão público competente. É correto afirmar que referido ato emana do
poder administrativo
a) de polícia e pode ser anulado pelo Poder Judiciário.
b) regulamentar e pode ser revogado a qualquer tempo.
c) disciplinar e não pode ser suspenso pelo Poder Legislativo.
d) discricionário enão pode ser anulado pelo Poder Judiciário.
e) vinculado e depende do juízo de oportunidade e conveniência.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1958078
FURB - Aud Fisc (Blumenau)/Pref Blumenau/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Analise a seguinte situação hipotética: O plano diretor do município de Jaboticabal do Sul fixou
determinadas regras para novas edificações, sendo que entre essas regras está a exigência de
apresentação do projeto arquitetônico da obra no departamento administrativo competente. Essa regra
não foi respeitada pela empresa Arranha Céus LTDA, que deu início à edificação de um edifício sem a
apresentação do referido projeto. A administração pública do município de Jaboticabal do Sul, diante
disso, após aplicar uma multa administrativa contra a Arranha Céus LTDA prevista na legislação
municipal, propôs ação judicial contra a referida empresa buscando a suspensão da construção do
edifício, sob o fundamento de que o plano diretor teria sido violado. Considerando o exercício do poder
de polícia pela administração pública, os atributos do ato administrativo e com base na situação narrada,
julgue as seguintes assertivas.
 
I-A multa administrativa somente pode ser cobrada mediante processo de execução, após inscrição
em dívida ativa, já que tal cobrança não é abrangida pelo poder de polícia.
 
II-A administração pública possui interesse de agir para pedir o embargo da obra, em que pese seu
poder de polícia.
 
III-A existência do poder de polícia retira da administração pública o interesse de agir para pedir, em
juízo, a tutela jurisdicional relativa a atos em que ela poderia atuar sem intervenção do Poder
Judiciário.
 
IV-Nem toda medida tomada pela administração pode ser autoexecutável, pois há providências que
só podem ser adotadas após prévia autorização judicial. Por exemplo, a cobrança de multas, por
força da autoexecutoriedade do poder de polícia, pode ser efetivada diretamente pela administração
pública.
 
É CORRETO o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) IV, apenas.
e) I, II e III, apenas.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2400347
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1958078
372) 
373) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/2034695
VUNESP - AI (ALESP)/ALESP/2022
Direito Administrativo - Jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre Poderes da
Administração
O Prefeito do Município X acredita que a iniciativa privada tem melhores condições de executar de
forma eficiente algumas atividades tradicionalmente atribuídas à Administração Pública. Com essa
mentalidade, ele propõe lei à Câmara de Vereadores para delegar à iniciativa privada, por meio de
concorrência, o serviço de fiscalização de trânsito, atribuindo a uma sociedade de propósito específico a
ser obrigatoriamente criada pela vencedora da licitação os poderes necessários à aplicação de multas aos
infratores da legislação de trânsito no território municipal.
 
A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar com base na legislação nacional que
a) a delegação do poder de polícia a pessoas jurídicas de direito privado no Brasil apenas é
constitucional sob a condição, entre outras, de que seja feita a entidades integrantes da
Administração Indireta, de cujo capital social participe majoritariamente o Poder Público.
b) a delegação do poder de polícia a pessoas jurídicas de direito privado no Brasil apenas é
constitucional sob a condição de que seja feita a empresas públicas que prestem exclusivamente
serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial.
c) não seria necessária a aprovação de lei para a delegação do poder de polícia à pessoa jurídica de
direito privado na hipótese de não ser requerida pela municipalidade a constituição de sociedade de
propósito específico para exercício da atividade.
d) o poder de polícia é indelegável sob qualquer condição, pois, conforme jurisprudência dos
tribunais superiores, está vinculado ao monopólio do exercício legal da violência pelo Estado, apenas
podendo ser exercido por agentes constitucionalmente investidos de tal poder.
e) o poder de polícia é indelegável exceto quando feito mediante decreto do chefe do Poder
Executivo, a consórcio público criado na forma de associação civil de direito privado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2100092
FGV - Cont Dist (TJ TO)/TJ TO/Ciências Contábeis/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Em razão de expressa determinação legal e regulamentar, os cidadãos que ingressam nas
dependências do Tribunal de Justiça do Estado Delta precisam se submeter a um sistema de detector de
metais, por medida de segurança.
Nesse contexto, de acordo com a doutrina de direito administrativo, o poder administrativo que estipula
restrições e limitações ao exercício de liberdades individuais com base na supremacia do interesse
público é chamado de poder:
a) de segurança pública;
b) de polícia;
c) normativo;
d) disciplinar;
e) hierárquico
www.tecconcursos.com.br/questoes/2120181
CEPERJ - TecGes Admin (ALEMA)/ALEMA/Contador/Finanças Públicas/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2034695
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2100092
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2120181
374) 
375) 
376) 
377) 
O Município Alfa, por meio de sua Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciou diversos
processos administrativos para interromper a escalada de obras irregulares em alguns bairros dominados
pelas forças paralelas.
 
Durante a realização de uma dessas operações, os agentes municipais demoliram um prédio de 4
andares irregular, que estava sendo construído e, por descuido dos operadores do maquinário, causaram
prejuízos a imóveis vizinhos, que, além de regulares, nunca foram alvo daquela fiscalização. De acordo
com a doutrina majoritária, o poder de polícia pode ser conceituado como atividade:
a) Oriunda do poder de império que não gera responsabilidade ao Estado.
b) Estatal que tem como atributos a presunção de legalidade, autoexecutoriedade e imperatividade.
c) Do Estado que atua em prol do interesse privado de cada cidadão.
d) Do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse
público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2208315
CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Geral/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito dos poderes e atos administrativos, observadas a Constituição Federal de 1988 e a
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, julgue o item a seguir.
 
A aplicação de multa é exemplo de ato administrativo decorrente do poder de polícia da administração
pública, dotado de autoexecutoriedade e passível de delegação.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2208384
CEBRASPE (CESPE) - AGE (SEE PE)/SEE PE/Geral/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Ana, servidora pública com cargo comissionado, praticou irregularidade funcional. Caio, chefe de
Ana, aplicou-lhe penalidade de suspensão de 30 dias. Inconformada, Ana apresentou recurso
administrativo dirigido a Caio, visando impugnar a decisão com base no princípio da razoabilidade, por
entender que a punição foi desproporcional em face do ato praticado. Além disso, Ana alegou que não
poderia ser punida, porquanto os servidores comissionados não se sujeitam ao processo disciplinar.
 
Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
 
A punição aplicada a Ana configura exercício do poder de polícia.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2214848
CEBRASPE (CESPE) - Aud Con Sub (TCE PB)/TCE PB/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o item que se seguem, acerca dos princípios do direito administrativo, do ato administrativo,
dos poderes da administração pública e do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado da
Paraíba.
 
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2208315
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2208384
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2214848
378) 
379) 
380) 
Aexecutoriedade dos atos administrativos praticados no exercício do poder de polícia retira da
administração o interesse de buscar provimento jurisdicional.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/2231908
Instituto Consulplan - FRen (Pref Caeté)/Pref Caeté/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Um fiscal municipal, ao realizar inspeção em mercadorias de determinado comércio local, expediu
ao proprietário um auto de infração. Sobre o referido auto de infração, considerando as noções de Direito
Administrativo, assinale a afirmativa correta.
a) Não gera consequências jurídicas, pois equivale a um fato jurídico.
b) Apresenta, no elemento competência, um juízo de discricionariedade.
c) Deve ser expedido apenas com a concordância do proprietário do comércio.
d) Goza de presunção de legitimidade e independe de ordem judicial para ser expedido.
www.tecconcursos.com.br/questoes/2281264
CONSULPLAN - Fisc (Pref Macaíba)/Pref Macaíba/Posturas/2022
Direito Administrativo - Poder de Polícia
No exercício do poder de polícia, pode o município de Macaíba/RN, através do seu órgão
competente e técnico habilitado, fiscalizar, notificar, multar, lavrar auto de infração, embargar, interditar e
demolir obras em desacordo com as normas vigentes e demais normas pertinentes, além de apreender
materiais, equipamentos, documentos, ferramentas e quaisquer outros meios de produção ou
instrumentos utilizados em construções ou atividades irregulares, bem como materiais e equipamentos
que possam constituir prova material de irregularidade, observados os limites da lei específica. Cabe aos
técnicos, responsáveis pela fiscalização, no exercício do seu poder de polícia, sem prejuízo de outras
atribuições específicas, EXCETO:
a) Requisitar apoio policial, quando necessário.
b) Verificar o funcionamento das atividades de qualquer natureza.
c) Registrar as etapas de execução das obras e/ou serviços licenciados e não licenciados.
d) Verificar se a execução das obras e/ou serviços está sendo desenvolvida de acordo com o projeto
aprovado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1509463
CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE RJ)/TCE RJ/Controle Externo/Ciências
Contábeis/2021
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Acerca de ato administrativo, de agentes públicos, de poderes da administração pública e de
regime jurídico administrativo, julgue o item a seguir.
 
O poder de polícia administrativa é indelegável a particulares e entre órgãos.
Certo
Errado
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2231908
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2281264
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1509463
381) 
382) 
383) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1718419
CEBRASPE (CESPE) - AFRE CE/SEFAZ CE/2021
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Julgue o item a seguir, a respeito dos atos administrativos e dos poderes da administração pública.
 
Consubstancia-se poder de polícia a retenção temporária de mercadorias em sede de fiscalização
fazendária.
Certo
Errado
www.tecconcursos.com.br/questoes/1916497
FGV - AFT (Paulínia)/Pref Paulínia/2021
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A Vigilância Sanitária do Município Alfa recebeu denúncia de que o Supermercado Beta estaria
expondo à venda produtos alimentícios impróprios para consumo. Por determinação da autoridade
competente, servidores públicos municipais da vigilância sanitária realizaram fiscalização no mencionado
supermercado e constataram que, de fato, estavam sendo vendidos produtos alimentícios com validade
vencida e visivelmente estragados. Com base em lei municipal, os produtos foram imediatamente
apreendidos para fins de perícia e, findo o processo administrativo, foram aplicadas as sanções
administrativas previstas em lei ao supermercado. Na situação narrada, o Município Alfa agiu:
a) no regular uso do poder regulamentar, sendo desnecessária prévia intervenção judicial para
apreensão do produto, em razão do atributo da imperatividade do ato administrativo.
b) com abuso de poder, eis que a aplicação de sanções administrativas apenas poderia ocorrer após
processo judicial, assegurados o contraditório e a ampla defesa.
c) no regular uso do poder hierárquico, sendo desnecessária prévia intervenção judicial para
apreensão do produto, em razão do atributo da imperatividade do ato administrativo.
d) com abuso de poder, eis que a diligência de fiscalização apenas poderia ocorrer mediante a
exibição ao mercado de mandado judicial de busca e apreensão;
e) no regular uso do poder de polícia, sendo desnecessária prévia intervenção judicial para
apreensão do produto, em razão do atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1211892
IBADE - APG (IPVV)/IPVV/Administrativo/2020
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Fiscais da vigilância sanitária verificaram, em um determinado município, que um supermercado
está comercializando alimentos impróprios para o consumo.
Dado o evidente perigo à saúde que a ingestão dos alimentos poderá causar em eventuais
consumidores, assinale a alternativa correta:
a) Os alimentos impróprios para consumo só poderão ser tirados de circulação mediante decisão
judicial transitada em julgado, em razão dos direitos concorrenciais do proprietário do supermercado.
b) Os alimentos impróprios para consumo só poderão ser tirados após decisão judicial, ainda que
sede de liminar e inaudita altera pars, mediante depósito de numerário como forma de garantir o
crédito para o proprietário do supermercado, em razão de eventuais prejuízos que ele possa ter.
c) Os alimentos impróprios para consumo não poderão ser retirados de circulação, cabendo aos
potenciais consumidores se atentarem às características sanitárias do produto.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1718419
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1916497
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1211892
384) 
385) 
386) 
d) Os alimentos poderão ser retirados do mercado pela administração pública, sem recorrer ao poder
judiciário, como forma de se preservar o interesse público.
e) Em razão do Poder Hierárquico que o Estado possui em relação aos demais particulares, poderá a
administração pública realizar o confisco dos alimentos impróprios para consumo, impossibilitada
eventual discussão em âmbito judicial acerca de eventuais indenizações ou rescisão desse ato
administrativo.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1221669
Instituto AOCP - AFT (N Hamburgo)/Pref Novo Hamburgo/2020
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Os poderes administrativos representam os instrumentos que a Administração Pública pode utilizar
para cumprir seus objetivos e suas finalidades. Um exemplo desses poderes é a faculdade de que dispõe
a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades, e direitos
individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.
 
O enunciado refere-se ao poder
a) de polícia.
b) regulamentar.
c) normativo.
d) hierárquico.
e) disciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/776134
CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
O alvará de licença e o alvará de autorização concedidos pela administração pública constituem
meio de atuação do poder
a) disciplinar.
b) regulamentar.
c) hierárquico.
d) de polícia.
e) hierárquico e do disciplinar.
www.tecconcursos.com.br/questoes/919624
CONSULPLAN - Estag (MPE PA)/MPE PA/Direito/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Segundo o jurista Marcelo Caetano, o Poder de Polícia “é o modo de atuar da autoridade
administrativa que consiste em intervir no exercício das atividades individuais suscetíveis de fazer perigar
interesses gerais, tendo por objeto evitar que se produzam, ampliem ou generalizem os danos sociais
que a lei procura prevenir”. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) O Poder de Polícia Judiciária possui caráter eminentemente preventivo, pois, através dele, a
Administração pretende que o dano social sequer chegue a consumar-se.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1221669https://www.tecconcursos.com.br/questoes/776134
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/919624
387) 
388) 
389) 
b) O Poder de Polícia tem como característica a coercibilidade que é desempenhada de forma a
obrigar todos a observarem os seus comandos, podendo, inclusive, usar a força, caso necessário para
vencer eventual recalcitrância.
c) O exercício da polícia administrativa exercida pela própria Administração Direta independe de
existência de lei; por sua vez, quando se trata de delegação do Poder de Polícia é necessário lei
formal, originária da função regular do Legislativo.
d) Poder de Polícia em sentido amplo se configura como atividade administrativa, que consubstancia
a verdadeira prerrogativa conferida aos agentes da Administração, consistente no poder de restringir
e condicionar a liberdade e a propriedade.
www.tecconcursos.com.br/questoes/956454
IBADE - Cont (CM Jaru)/CM Jaru/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Dentre os Poderes da Administração Pública, destaca-se o Poder de Polícia, o qual pode incidir em
duas esferas de atuação estatal: na administrativa e na judiciária. Nesse sentido, é correto afirmar que
a:
a) polícia administrativa é privativa de corporações especializadas (polícias civil e militar).
b) polícia administrativa se reparte em diversos órgãos de fiscalização, aos quais a lei atribui a tarefa
de fiscalizar.
c) polícia administrativa atua quando o ilícito penal é praticado.
d) polícia judiciária atua na área do ilícito puramente administrativo.
e) polícia judiciária se rege pelo direito processual civil, incidindo sobre bens, direitos ou atividades.
www.tecconcursos.com.br/questoes/993892
IDCAP - ACI (CM B Esperança)/CM Boa Esperança/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o Poder de Polícia da Administração Púbica, assinale a alternativa correta:
a) A discricionariedade não é um dos atributos do Poder de Polícia.
b) A polícia judiciária não pode apurar ou investigar ilícito penal.
c) A polícia administrativa não pode apurar ou investigar o ilícito administrativo.
d) A autoexecutoriedade não é um dos atributos do Poder de Polícia
e) Consiste na atividade de condicionar e restringir o exercício dos direitos individuais, tais como a
propriedade e a liberdade em benefício do interesse público.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1014741
CONSULPLAN - NeR (TJ MG)/TJ MG/Remoção/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A atuação do Estado na defesa do interesse Público comporta a adoção de providências que
coíbam ou limitem determinadas atividades privadas. A este proceder que tenha o fim de proteção ao
bem supremo do interesse público nomina-se Poder de Polícia. O exercício do Poder de Polícia deve ser
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/956454
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/993892
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1014741
390) 
391) 
concretizado no intento de se fazer cessar ou impedir atos privados danosos. Acerca do Poder em
questão, assinale a alternativa correta.
a) O exercício do Poder de Polícia compete ao ente que tenha recebido o múnus constitucional de
regulação da matéria, tendo por atributos a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a
coercibilidade.
b) Tanto a Polícia Administrativa quanto a Polícia Judiciária contemplam atividades cujo ciclo completo
se dá na própria seara interna da administração, sendo ambas as atuações de funções administrativas
em defesa do interesse público.
c) O atributo da autoexecutoriedade informa que os atos decorrentes do Poder de Polícia prescindem
de previsão legal que lhes assegure a adoção de medidas que tornem efetivos seus comandos à
independência da atuação de outro poder da administração.
d) No exercício do Poder de Polícia, a Administração Pública pode expedir atos concretos, os quais
contemplam destinatários determináveis, de acordo com a subsunção fática ao instrumento
normativo que o rege, a exemplo de Decretos, Portarias e Resoluções.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1028386
VUNESP - AFTM (Campinas)/Pref Campinas/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Em relação ao poder de polícia administrativo, assinale a alternativa correta.
a) Poderá ser delegado, mediante lei específica, a entes da Administração indireta.
b) É ato administrativo discricionário, que pode ser anulado por razão de conveniência da
Administração.
c) É aquele conferido de forma privativa aos Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
d) Decorre da relação de subordinação entre o administrado e seu superior hierárquico.
e) O poder de polícia é tratado apenas no âmbito da legislação infraconstitucional.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1031027
Instituto CONSULPAM - FTrib (Pref Resende)/Pref Resende/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando
direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse
público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do
mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder
Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Pode-
se dizer que são elementos característicos do poder de polícia, EXCETO:
a) Ser exercida exclusivamente pela Administração Pública, admitindo-se delegar tal autoridade para
particulares.
b) Ser coercitiva, independentemente da vontade do particular.
c) Ter sempre como finalidade a proteção do interesse coletivo.
d) A Administração possuir, comprovadamente, um setor específico de controle e fiscalização da
atividade.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1028386
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1031027
392) 
393) 
394) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/1066883
VUNESP - AFis (Pref F Morato)/Pref F.co Morato/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito do poder de polícia, assinale a alternativa correta.
a) Admite-se a existência do poder de polícia interfederativo, o que possibilita que um ente federado
estabeleça e exija taxas de outro ente federativo em decorrência do exercício do poder de polícia,
ressalvando- se as isenções legais.
b) São características do poder de polícia a vinculação, coercibilidade, autoexecutoriedade,
presunção de legitimidade e de veracidade.
c) O ciclo de polícia é composto por três fases diferentes: ordem, consentimento e fiscalização,
admitindo -se a delegação da primeira e da última etapa do exercício do poder de polícia.
d) Os conceitos de poder de polícia e polícia judiciária são tratados como sinônimos pela doutrina,
dado que ambos os poderes são exercidos sobre atividades privadas, bens ou direitos.
e) O poder de polícia, em toda a sua dimensão, pode ser delegado para entidades integrantes da
Administração Indireta e que possuam personalidade jurídica de direito privado.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1127039
CRESCER - ACI (Pref Jijoca J)/Pref Jijoca de J/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
“É o poder conferido ao administrador que lhe permite condicionar, restringir, frenar o exercício de
atividade, o uso e gozo de bens e direitos pelos particulares em nome do interesse da coletividade”.
 
O poder administrativo descrito acima é:
a) Poder de Polícia.
b) Poder Vinculado.
c) Poder regulamentar.
d) Poder hierárquico.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1129698
Instituto Consulplan - Adv (CODESG)/CODESG/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Quanto ao poder de polícia, analise as afirmativas a seguir.
 
I. É a faculdade discricionária do Estado de limitar a liberdade individual, ou coletiva, em prol do
interesse público.
 
II. É a faculdade de manter os interesses coletivos, de assegurar os direitos individuais feridos pelo
exercício de direitos individuais de terceiros.
 
III. A Administração pode, por intermédio dos seus próprios meios, executar suas decisões sem
recorrer previamente aoPoder Judiciário, e ainda fazer uso da força pública para obrigar o
administrado cumprir sua decisão. Exigir prévia autorização do Poder Judiciário equivale a negar o
próprio poder de polícia administrativa, cujo ato tem que ser sumário, direto e imediato, sem as
delongas e as complicações de um processo judiciário prévio.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1066883
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1127039
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1129698
395) 
396) 
 
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1260926
Instituto Excelência - ATCor (Pref Taubaté)/Pref Taubaté/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Avalie os itens a seguir a respeito do Poder de Polícia da Administração Pública e assinale a
alternativa CORRETA.
 
I- O poder de polícia que o Estado exerce pode incidir apenas em uma área de atuação estatal, a
administrativa;
 
II- A polícia judiciária é a única esfera do poder de polícia e só pode ser exercida pela Polícia Militar;
 
III- A polícia administrativa tanto pode agir preventivamente (como, por exemplo, proibindo o porte
de arma ou a direção de veículos automotores), como pode agir repressivamente (a exemplo do que
ocorre quando apreende a arma usada indevidamente);
 
IV- O poder de polícia pode ser definido como a atividade do Estado consistente em limitar o
exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.
 
Dos itens acima:
a) Apenas os itens I e IV estão corretos.
b) Apenas os itens II e III estão corretos.
c) Apenas os itens III e IV estão corretos.
d) Apenas os itens I e III estão corretos.
www.tecconcursos.com.br/questoes/1508655
VUNESP - GCon (Guaratinguetá)/Pref Guaratinguetá/2019
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Considerando os poderes da Administração, a multa de trânsito é uma expressão do poder
a) de polícia administrativa.
b) hierárquico.
c) de polícia judiciária.
d) disciplinar.
e) normativo.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1260926
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1508655
397) 
398) 
399) 
www.tecconcursos.com.br/questoes/594596
CEBRASPE (CESPE) - Aud (CAGE RS)/SEFAZ RS/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
A respeito dos poderes administrativos, assinale a opção correta.
a) O exercício do poder disciplinar não admite delegação ou avocação de atribuições.
b) O exercício do poder disciplinar pode ser observado na imposição de multas de trânsito.
c) O poder regulamentar é o poder de a administração pública editar leis em sentido estrito.
d) A possibilidade de a administração pública restringir o gozo da liberdade individual em favor do
interesse da coletividade decorre do poder de polícia.
e) O poder hierárquico pode ser exercido pela União sobre uma sociedade de economia mista da qual
ela seja acionista.
www.tecconcursos.com.br/questoes/623685
AOCP - TAF (SEAP PA)/SEAP PA/Administração/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
O poder de polícia da administração pública, segundo o conceito clássico de Marcelo Caetano: “É o
modo de atuar da autoridade administrativa que consiste em intervir no exercício das atividades
individuais suscetíveis de fazer perigar interesses gerais, tendo por objeto evitar que se produzam,
ampliem ou generalizem os danos sociais que a lei procura prevenir.” Sobre esse poder, assinale a
alternativa correta.
a) Ante o princípio de que quem pode o mais pode o menos, não é difícil atribuir às pessoas políticas
da federação o exercício do poder de polícia. Afinal, se lhes incumbe editar as próprias leis limitativas,
de todo coerente que se lhes confira, em decorrência, o poder de minudenciar as restrições. Trata-se
aqui do poder de polícia derivado, que alcança, em sentido amplo, as leis e os atos administrativos
provenientes de tais pessoas.
b) O Estado, porém, não age somente por seus agentes e órgãos internos. Várias atividades
administrativas e serviços públicos são executados por pessoas administrativas vinculadas ao Estado.
Trata-se aqui do poder de polícia originário.
c) O poder de polícia reclama do Poder Público a atuação de agentes fiscalizadores da conduta dos
indivíduos. A fiscalização apresenta duplo aspecto: um preventivo, através do qual os agentes da
Administração procuram impedir um dano social, e um repressivo, que, em face da transgressão da
norma de polícia, redunda na aplicação de uma sanção.
d) O poder de polícia possui a característica da coercibilidade, que é a prerrogativa de praticar atos e
colocá-los em imediata execução, sem dependência à manifestação judicial.
e) O poder de polícia possui a característica da autoexecutoriedade, que é intrínseco a essa
característica o poder que tem a Administração de usar a força, caso necessária para vencer eventual
recalcitrância.
www.tecconcursos.com.br/questoes/691607
CPCV UERR - Cont (SETRABES)/SETRABES/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Sobre o poder de polícia é correto afirmar:
a) É passível de delegação a pessoas jurídicas de direito privado.
b) Pode causar danos específicos capazes de resultar no direito ao recebimento de indenização.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/594596
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/623685
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/691607
400) 
c) Limita a liberdade e propriedade.
d) Pode limitar particularmente bem determinado.
e) É sempre exercido mediante competência vinculada.
www.tecconcursos.com.br/questoes/717416
Instituto AOCP - AU (UEFS)/UEFS/Administração/2018
Direito Administrativo - Poder de Polícia
Referente ao poder de polícia administrativa, é correto afirmar que
a) a polícia administrativa não envolve atos de fiscalização.
b) não há distinção entre polícia administrativa e polícia judiciária.
c) a autoexecutoriedade não é atributo do poder de polícia administrativa.
d) a polícia militar em hipótese alguma atua na esfera de ação da polícia administrativa.
e) o exercício do poder de polícia fiscalizatório pode ser remunerado por meio da cobrança de taxa.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/717416
Gabarito
201) B 202) Certo 203) A 204) A 205) C 206) C 207) E
208) B 209) C 210) D 211) D 212) C 213) A 214) C
215) A 216) A 217) D 218) C 219) A 220) E 221) A
222) C 223) A 224) C 225) E 226) C 227) A 228) B
229) C 230) C 231) D 232) B 233) D 234) C 235) B
236) D 237) Certo 238) A 239) A 240) Certo 241) A 242) D
243) C 244) D 245) E 246) B 247) A 248) B 249) B
250) D 251) E 252) C 253) A 254) D 255) B 256) D
257) B 258) A 259) A 260) C 261) C 262) B 263) D
264) B 265) A 266) C 267) C 268) C 269) C 270) D
271) C 272) A 273) D 274) C 275) D 276) B 277) A
278) B 279) A 280) A 281) A 282) C 283) C 284) D
285) B 286) C 287) C 288) A 289) C 290) Anulada 291) A
292) E 293) C 294) C 295) Certo 296) Errado 297) C 298) C
299) B 300) A 301) B 302) C 303) E 304) C 305) A
306) A 307) Certo 308) B 309) A 310) C 311) C 312) B
313) D 314) D 315) A 316) D 317) A 318) B 319) A
320) E 321) A 322) B 323) D 324) A 325) A 326) A
327) C 328) C 329) B 330) C 331) A 332) A 333) A
334) E 335) A 336) D 337) Anulada 338) B 339) D 340) C
341) C 342) D 343) A 344) Errado 345) A 346) B 347) A
348) B 349) D 350) C 351) B 352) A 353) D 354) Errado
355) C 356) D 357) C 358) D 359) B 360) B 361) C
362) A 363) C 364) Certo 365) B 366) D 367) A 368) D
369) A 370) A 371) Anulada 372) A 373) B 374) D 375) Errado
376) Errado 377) Errado 378) D 379) C 380) Errado 381) Certo 382) E
383) D 384) A 385) D 386) B 387) B 388) E 389) A
390) A 391) A 392) A 393) A 394) A 395) C 396) A
397) D 398) C 399) Anulada 400) E

Mais conteúdos dessa disciplina