Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia

Colégio Objetivo
Conforme o texto anterior, o princípio da vingança é o fundamento para a justiça em matéria penal. Essa ideia se contrapõe


a) à condenação da pena de morte e da tortura.
b) às ideias de contrato social e de governo absoluto.
c) ao preceito de que os governantes devem praticar o mal de uma só vez, mas o bem, gradualmente.
d) às teorias segundo as quais o objetivo principal da aplicação de penas é a ressocialização dos condenados.
User badge image
Questões de Sociologia

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A ideia apresentada no texto se contrapõe à alternativa: a) à condenação da pena de morte e da tortura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A esse respeito, assinale a opção correta.


a) A teoria antropológica contemporânea compreende que há uma desigualdade entre os povos que deve ser mantida para se garantir a diversidade cultural.
b) A teoria antropológica contemporânea, ao contrário das teorias racistas que consideraram os povos africanos como não humanos, reconhece os africanos como humanos, embora considere suas instituições como atrasadas.
c) A teoria antropológica contemporânea não trabalha mais com a noção de evolução cultural, apesar de continuar reconhecendo que existem sociedades mais desenvolvidas que outras.
d) A teoria antropológica contemporânea compreende que há uma diversidade entre os povos que não é passível de escalonamento evolutivo.
e) A teoria antropológica contemporânea compreende que a diversidade cultural entre os povos se deve ao processo de adaptação ao meio ambiente.

Assinale, dentro as alternativas abaixo, aquela que corresponde à maneira mais usualmente aceita para explicar as diferenças culturais.


a) Os grupos humanos são diferentes por estarem em estágios distintos de uma linha evolutiva única e universal na qual estão todas as sociedades.
b) As diferenças culturais são construídas a partir de experiências sociais e históricas de cada grupo. Devem ser levadas em consideração ainda as influências biofísico-climáticas dos seus territórios.
c) A variedade de clima encontrada nos territórios onde vivem as sociedades humanas é elemento determinante para explicar as diferenças no plano da cultura.
d) Distintivo genéticos respondem pela variação cultural dos grupos humanos. Assim é que quanto mais geneticamente puros são os seres humanos mais tecnologia tem.
e) Há um enorme número de sociedades isoladas no mundo, sem contato com os modernos meios de comunicação. Por isso, foi preciso construir o conceito de alteridades para se entender as diferenças culturais.

Certo ou Errado: Passagem e seus símbolos produzidos pela antropologia britânica contribuíram de maneira fundamental para o desenvolvimento das ciências sociais contemporâneas.


Certo
Errado

Certo ou Errado: Considerando-se o conjunto da teoria formulada pelo antropólogo norte-americano Clifford Geertz, é correto afirmar que a ciência antropológica não deve ter como principal objetivo a busca de significados, mas a formulação de leis sobre o funcionamento da vida social.


Certo
Errado

Certo ou Errado: Franz Boas, em sua crítica sistemática ao evolucionismo cultural, teve um papel fundamental na formulação do moderno conceito de cultura em antropologia.


Certo
Errado

Certo ou Errado: O desenvolvimento da teoria antropológica levou à refutação da ideia de que o pensamento mágico, que caracteriza as sociedades simples, representa um estágio anterior e inferior ao pensamento científico.


Certo
Errado

Certo ou Errado: De acordo com Claude Lévi-Strauss, maior referência da antropologia estruturalista, o tabu do incesto pode ser considerado um fenômeno universal, existente em todas as culturas.


Certo
Errado

C. Lévi-Strauss, ao analisar o “pensamento civilizado” sobre o “pensamento primitivo”, afirma que

a) como o pensamento dito civilizado, o “pensamento primitivo” é capaz de fazer construções abstratas sobre a realidade.
b) o “pensamento primitivo” só nomeia as espécies úteis, com a finalidade de beneficiar os membros de sua sociedade para o bem-estar.
c) o pensamento primitivo é incapaz de chegar ao um conhecimento de classificações botânicas, visto que desconhece qualquer formação acadêmica e experimental.
d) o “pensamento primitivo” é incapaz de estabelecer caracteres genéricos de todas as espécies vivas, uma vez que desconhece a realidade botânica ao seu redor.

Mais conteúdos dessa disciplina