Buscar

A respeito dos conceitos de raça e etnia, avalie as proposições a seguir: I) No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser ava...

A respeito dos conceitos de raça e etnia, avalie as proposições a seguir:


I) No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana.
III) Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características físicas e históricas.
V) O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.

Essa pergunta também está no material:

ENADE DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL SERVIÇO SOCIAL 5 PERÍODO
2 pág.

Gênero, Raça e Etnia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A respeito dos conceitos de raça e etnia, avaliando as proposições apresentadas: I) No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana. Essa proposição está correta. Do ponto de vista biológico, não existem raças humanas distintas, pois todos os seres humanos compartilham uma ancestralidade comum. III) Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características físicas e históricas. Essa proposição está correta. O termo raça, quando utilizado para se referir a populações humanas, está relacionado ao aspecto sociocultural, levando em consideração características físicas e históricas. V) O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir. Essa proposição está correta. O termo etnia se refere a grupos de pessoas que compartilham características socioculturais, como língua, religião e costumes. Portanto, as proposições I, III e V estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais