Buscar

Sobre a glicólise, discorra de maneira detalhada como ocorre o consumo e ganho de ATP a partir de uma molécula de glicose?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! A glicólise é a primeira etapa da respiração celular, onde ocorre a quebra da glicose em moléculas menores. Vou explicar de forma resumida como ocorre o consumo e ganho de ATP nesse processo: 1. Investimento de ATP: No início da glicólise, são consumidas duas moléculas de ATP para ativar a glicose, que é convertida em glicose-6-fosfato e, em seguida, em frutose-6-fosfato. 2. Fracionamento da frutose-6-fosfato: A frutose-6-fosfato é dividida em duas moléculas de três carbonos cada, chamadas de gliceraldeído-3-fosfato. 3. Oxidação do gliceraldeído-3-fosfato: Cada gliceraldeído-3-fosfato sofre uma série de reações que resultam na produção de NADH e ATP. Nesse processo, ocorre a fosforilação oxidativa, onde o NADH é produzido a partir da oxidação do NAD+ e o ATP é gerado por meio da fosforilação do ADP. 4. Formação do piruvato: Ao final da glicólise, cada gliceraldeído-3-fosfato é convertido em piruvato, gerando mais NADH e ATP. Em resumo, durante a glicólise, ocorre o consumo de duas moléculas de ATP no início do processo, mas ao final, são produzidas quatro moléculas de ATP, resultando em um ganho líquido de duas moléculas de ATP por molécula de glicose. Além disso, também são produzidas duas moléculas de NADH, que podem ser utilizadas posteriormente na produção de mais ATP nas etapas seguintes da respiração celular. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais