Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Uniasselvi
Aristóteles, nascido em 384 a.C., foi um dos filósofos mais influentes no percurso da civilização ocidental. Uma de suas obras clássicas é Ética a Nicômaco. A ideia central da obra é de que o caminho para uma vida de bem-estar e felicidade reside no desenvolvimento da excelência de caráter, que é alcançada por meio do cultivo das virtudes. No que concerne aos elementos que constituem a definição de virtude em Aristóteles assinale a alternativa CORRETA: A) Fraternidade; bondade ou generosidade; respeito aos deuses. B) Coragem; espiritualidade; capacidade de inanição; esperança. C) Humildade; amor ao próximo; sabedoria sobre a vida alheia; imprudência. D) Hábito; disposição da alma; sentimento e ação; exercício racional; prudência.
User badge image
Kerciane Gonçalves

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a D) Hábito; disposição da alma; sentimento e ação; exercício racional; prudência. Segundo Aristóteles, a virtude é alcançada por meio do hábito, da disposição da alma, do sentimento e da ação, além do exercício racional e da prudência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Kerciane Gonçalves

há 2 anos

Hábito; disposição da alma; sentimento e ação; exercício racional; prudência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Há quatro aspectos relacionados à aplicação da moralidade. A moralidade ou ética religiosa, moralidade e natureza, moralidade individual e moralidade social. A moralidade religiosa preocupa-se com os seres humanos em relação a um ser ou seres sobrenaturais. Enquanto a moralidade individual diz respeito aos seres humanos em relação a si mesmos e a um código moral individual. Já a moralidade natural diz respeito uma relação de consciência moral para como a natureza. Sobre a moralidade social, analise as seguintes sentenças:
I- A aplicação da moralidade social diz respeito a um ser humano em relação a outros seres humanos. De certo modo é o aspecto mais importante da moralidade, pois atravessa todos os outros aspectos e é mais encontrado em sistemas éticos do que qualquer um dos outros.
II- O utilitarismo em todas as suas formas enfatiza o bem de todos os interessados e, portanto, está lidando com o aspecto social.
III- A aplicação da moralidade social engloba todas as relações morais que o homem estabelece com um ou mais seres sobrenaturais.
IV- A aplicação da moralidade social é o aspecto mais importante da moralidade, permitindo uma "moralidade superior", que pode ser encontrada dentro do indivíduo em vez de além deste mundo em algum domínio sobrenatural.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

O interesse na questão do conhecimento e expertise morais não está relacionado a uma renovação mais geral do interesse pela 'psicologia moral', uma abordagem mais contextualista do processo de raciocínio moral reconhecerá um papel central no discurso moral para uma variedade de habilidades e recursos intelectuais, imaginativos e emocionais além daqueles que são típicos do filósofo moral.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A compreensão psicológica e a sensibilidade serão vistas como cruciais, assim como o conhecimento sociológico, o conhecimento das religiões e das realidades jurídicas e políticas, entre outros. Esse posicionamento vê a ética aplicada como inerentemente multidisciplinar, porque é impossível localizar todas as habilidades e atributos necessários ao progresso da moralidade social no treinamento e nas habilidades típicas de qualquer profissão.
B A compreensão psicológica e a sensibilidade serão vistas como cruciais, desconsiderando outras formas de conhecimento assim como o conhecimento sociológico, o conhecimento das religiões e das realidades jurídicas e políticas, entre outros. Esse posicionamento vê a ética aplicada como dimensão que supera a visão multidisciplinar.
C A compreensão psicológica e a sensibilidade serão vistas como secundárias, na medida em que a primazia se estabelece a partir do conhecimento sociológico, do conhecimento das religiões e das realidades jurídicas e políticas, entre outros. Esse posicionamento vê a ética aplicada como inerentemente disciplinar, porque é impossível localizar todas as habilidades e atributos necessários ao progresso da moralidade social no treinamento e nas habilidades típicas de qualquer profissão.
D A compreensão psicológica e a sensibilidade serão vistas como cruciais, assim como o conhecimento sociológico, o conhecimento das religiões e das realidades jurídicas e políticas, entre outros. Esse posicionamento vê a ética aplicada como inerentemente vinculada a cada campo disciplinar, evitando as distorções multidisciplinares, porque é impossível localizar todas as habilidades e atributos necessários ao progresso da moralidade social no treinamento e nas habilidades típicas de várias profissões.

Mais conteúdos dessa disciplina