Buscar

A primeira lei da termodinâmica fornece uma informação quantitativa da conservação de energia. Sobre o exposto, analise a situação descrita a segui...

A primeira lei da termodinâmica fornece uma informação quantitativa da conservação de energia. Sobre o exposto, analise a situação descrita a seguir:

"Um gás realiza um trabalho de 1576J quando uma quantidade de calor de 659J é fornecida ao sistema. Sabendo que a energia interna do sistema, antes de receber a quantidade de calor, era de 1913J".

Assinale a alternativa que apresenta o valor da energia interna após esse recebimento.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para responder à pergunta, precisamos aplicar a primeira lei da termodinâmica, que afirma que a variação da energia interna de um sistema é igual à quantidade de calor fornecida ao sistema menos o trabalho realizado pelo sistema. Nesse caso, temos que a quantidade de calor fornecida ao sistema é de 659J e o trabalho realizado pelo sistema é de 1576J. Portanto, a variação da energia interna será: Variação da energia interna = Quantidade de calor - Trabalho Variação da energia interna = 659J - 1576J Variação da energia interna = -917J Sabendo que a energia interna do sistema antes de receber a quantidade de calor era de 1913J, podemos calcular a energia interna após o recebimento: Energia interna após o recebimento = Energia interna inicial + Variação da energia interna Energia interna após o recebimento = 1913J + (-917J) Energia interna após o recebimento = 996J Portanto, a alternativa correta é a que apresenta o valor da energia interna após o recebimento como 996J.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais