Buscar

O exame de tipagem sanguínea é de suma importância para determinar o tipo sanguíneo do indivíduo para realização de transfusões sanguíneas, podendo...

O exame de tipagem sanguínea é de suma importância para determinar o tipo sanguíneo do indivíduo para realização de transfusões sanguíneas, podendo ser um exame de tipagem direta ou tipagem indireta. A respeito da tipagem sanguínea direta, analise as sentenças a seguir:

I- O exame de tipagem sanguínea direta é realizado utilizando-se três tubos de ensaio, sendo que em cada um é colocado uma gota de soro anti-A, anti-B e anti-AB, que contêm os anticorpos que permitem identificar os sangues do tipo A, B e O.
II- É colocado uma gota de suspensão de hemácias extraídas do sangue do indivíduo a ser testado, sendo realizada a leitura da aglutinação após a centrifugação dos tubos.
III- A aglutinação ocorrerá conforme o antígeno presente nas hemácias do sangue testado, assim, se o indivíduo tiver sangue tipo AB, não haverá aglutinação em nenhum dos tubos; se for do tipo O, aglutinará em todos os tubos; se for do tipo A, aglutinará nos tubos contendo anti-B e anti-AB; se for do tipo B, aglutinará nos tubos contendo anti-A e anti-AB.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentença I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual genetica humana e medica
6 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. As sentenças I e III estão corretas. No exame de tipagem sanguínea direta, são utilizados três tubos de ensaio, cada um contendo uma gota de soro anti-A, anti-B e anti-AB. A aglutinação ocorrerá de acordo com o antígeno presente nas hemácias do sangue testado, permitindo identificar os tipos sanguíneos A, B, O e AB.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais