Buscar

Leia o texto a seguir: Como vimos na disciplina Processo Legislativo, as medidas provisórias têm força de lei e produzem efeitos imediatos a partir...

Leia o texto a seguir:

Como vimos na disciplina Processo Legislativo, as medidas provisórias têm força de lei e produzem efeitos imediatos a partir da data da sua edição. Essas medidas não precisam aguardar algum período para entrar em vigência. Outro ponto importante sobre as medidas provisórias consiste no fato de que elas deveriam ser excepcionais – ainda que isso não ocorra no Brasil.

Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Processo Legislativo com o Prof. José Arthur Castillo de Macedo. Tema 3: Medidas Provisórias I.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Processo Legislativo, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, por que as medidas provisórias (MP) deveriam ser excepcionais:

AAs medidas provisórias deveriam ser excepcionais pois admitem a intervenção do Poder Judiciário nas competências do Poder Legislativo.

BAs MP deveriam ser excepcionais por restringirem a competência do Poder Executivo de propor e criar leis federais.

CAs MP deveriam ser excepcionais pois consistem em uma delegação (externa) do Congresso para o Presidente do seu poder de legislar.

DAs medidas provisórias deveriam por impedirem o controle da sociedade civil sobre o processo legislativo em nível federal.

EAs medidas provisórias deveriam pois englobam a modificação permanente do texto constitucional sem consulta pública.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Processo Legislativo, a alternativa correta que apresenta por que as medidas provisórias (MP) deveriam ser excepcionais é a alternativa C: "As MP deveriam ser excepcionais pois consistem em uma delegação (externa) do Congresso para o Presidente do seu poder de legislar." Isso significa que as medidas provisórias são uma forma de o Congresso Nacional delegar temporariamente ao Presidente da República o poder de legislar em determinadas situações de urgência e relevância.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais