Logo Passei Direto
Buscar
Ainda sobre o trabalho intelectual desenvolvido pelos Annales podemos citar como grande contribuição para a historiografia: Escolha uma opção: A. o uso da biografia. B. a produção literária. C. a história pública. D. a interdisciplinaridade.
User badge image
Emanuela Caraúba

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Os historiadores da escola dos Annales, como Marc Bloch e Lucien Febvre, são conhecidos por suas contribuições significativas à historiografia, especialmente no que diz respeito à interdisciplinaridade. Eles buscavam integrar diferentes áreas do conhecimento, como sociologia, economia e geografia, para entender melhor os fenômenos históricos. Analisando as opções: A. o uso da biografia - Embora a biografia tenha seu valor, não é a principal contribuição dos Annales. B. a produção literária - Isso não é uma característica central do trabalho dos Annales. C. a história pública - Embora importante, não é uma contribuição específica dos Annales. D. a interdisciplinaridade - Esta é, de fato, uma das grandes contribuições dos historiadores da escola dos Annales, que buscavam uma abordagem mais ampla e integrada da história. Portanto, a alternativa correta é: D. a interdisciplinaridade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A grande contribuição para a historiografia desenvolvida pelos Annales foi a interdisciplinaridade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O professor da Educação Básica, ao lançar o olhar para a atuação do sujeito na sociedade, tem por objetivo evitar que se consolide um modelo de cidadania que exclui a realidade local ao verter a concepção das elites do Estado do que é ser cidadão em regra geral. Para que isso aconteça é importante que se:
Escolha uma opção:
A. Entenda enquanto sujeito da história, tendo em vista que sua identidade já se encontra formada.
B. Se sinta como um sujeito incapaz de transformar a realidade e a história.
C. Promova a percepção dos estudantes e fazer com que eles se enxergarem como sujeitos históricos, capazes de realizarem escolhas e promoverem mudanças sociais.
D. Sinta-se como observador dos processos.

Na primeira metade do século XIX foi criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), em sua missão de elaborar uma história nacional e de difundi-la por meio da educação, mais precisamente por meio do ensino de História. Uma das ações pioneiras foi o concurso de monografias, do qual saiu vencedor o alemão Karl Philipp von Martius. Sua tese para a escrita da história nacional era de que:
Escolha uma opção:
A. A história fosse elaborada em Portugal.
B. A história nacional fosse escrita com base nas minorias.
C. Uma história que partisse da mistura das três raças para explicar a formação da nacionalidade brasileira, ressaltando o elemento branco e sugerindo um progressivo branqueamento como caminho seguro para a civilização.
D. A história fosse escrita pelos padres e clérigos.

Os currículos produzidos após a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, assim como as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1998 (PCNs/Brasil, 1998) se estenderam para todos os níveis de ensino e de sistemas escolares, incluindo escolas das comunidades indígenas e quilombolas. Constata-se que houve mudanças significativas pela introdução de novos conteúdos históricos. Essas mudanças tiveram como principal característica:
Escolha uma opção:
A. o fortalecimento das ditaduras na América Latina.
B. seu compromisso de formação de uma cidadania democrática.
C. a igualdade racial.
D. a luta do feminismo.

Mais conteúdos dessa disciplina