Buscar

TEMA: RITUAIS RELIGIOSOS DO CRISTIANISMO Rituais x Ritos Religiosos Nas religiões existem diferentes tipos de ritos, que por sua vez são composto...

TEMA: RITUAIS RELIGIOSOS DO CRISTIANISMO

Rituais x Ritos Religiosos

Nas religiões existem diferentes tipos de ritos, que por sua vez são compostos por rituais. O rito é a categoria mais ampla, como rito de passagem ou de cura, enquanto o ritual é o conjunto de gestos e ações que compõem os ritos. Muitas religiões possuem ritos de passagem como o batismo, por exemplo, o que os diferencia são as formas ritualísticas. O ritual é um comportamento simbólico repetitivo, padronizado e redundante que canaliza emoções e organizam grupos sociais. É uma performance com sequências de atos formais personificada pelos diversos atores. Ao lado dos símbolos, como a linguagem fundamental da experiência religiosa (imagem) e dos mitos como a expressão narrativa de elementos religiosos (palavra), os ritos constituem a linguagem ‘gestual’ da vivência religiosa. Simbolicamente, o rito imita algum gesto primordial referido à divindade ou coloca em prática determinados conteúdos narrados em um mito. Ao mito como palavra corresponde o rito como o gesto. Trata-se de uma ação de dramatização, em que uma vivência das origens é transformada em gestos.

LITURGIA

A palavra liturgia compreende uma celebração religiosa pré-definida; pode incluir ou referir-se a um ritual formal e elaborado (como a Missa Católica). A liturgia é considerada por várias denominações cristãs, nomeadamente o Catolicismo Romano, a Igreja Ortodoxa, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Batista, a Igreja Metodista e alguns ramos (Igrejas Altas) do Anglicanismo e do Luteranismo, como um ofício ou serviço indispensável e obrigatório. Isto porque estas Igrejas cristãs prestam essencialmente o seu culto de adoração a Deus (a teolatria) através da liturgia.

ORAÇÃO

Os cristãos rezam para louvar a Deus e pedir a ajuda e os favores divinos. Por isso, a oração é elemento central de todo culto cristão. Ao orar, os cristãos adotam postura especial: é costume ajoelharem-se, com os olhos fechados e as mãos unidas em súplica.

MISSA

Santa Missa, ou celebração da eucaristia, é a principal celebração religiosa da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa. Para estas igrejas, a missa é o cumprimento do mandamento de Cristo de fazer o que Ele mesmo fez na Última Ceia e é o sacramento em que se recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a matéria do pão e do vinho. Na Igreja Católica, a missa pode ser celebrada todos os dias, exceto na Sexta-feira Santa. Os fiéis católicos participam da missa aos Domingos e nas festas de guarda. CULTO CRISTÃO

O culto tem sido considerado, pela maioria dos cristãos, como o ato central de identidade cristã através da história. Muitos teólogos cristãos têm definido a humanidade como homo adorans, ou seja, 'o homem que cultua', significando assim que o culto a Deus é central para se compreender, pois eles não acreditam em Deus.

SERMÃO

O sermão é um discurso sobre um tópico religioso apresentado por um padre, pastor ou pregador leigo. Muitas vezes é baseado num trecho da Bíblia que pode ser lido antes do sermão. Quando um orador prega um sermão considera-se que aquela é a 'palavra de Deus'. Por esse motivo, sermões têm especial importância para o protestantismo.

PAI-NOSSO

Quando Jesus ensinou seus seguidores a rezar, transmitiu-lhes esta oração, também chamada 'Pater Noster' (do latim). É a mais popular de todas as orações do culto cristão. Ao combinar o louvor a Deus, o anseio por Seu reino e a necessidade humana, espiritual ou física, de ajuda divina, o pai-nosso tornou-se modelo das demais orações cristãs.

PÚLPITO

Os sermões são realizados numa plataforma elevada chamada púlpito. Tradicionalmente, este se situa no lado leste da nave, voltado para o centro. Nas igrejas protestantes, o púlpito pode ter uma posição mais central.

HINOS

Entoar canções sagradas, ou hinos, é parte importante do culto cristão. Original


Essa pergunta também está no material:

6 Ano_ATIVIDADE_6
2 pág.

Ensino Religioso Universidade Federal do ParáUniversidade Federal do Pará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os rituais religiosos do cristianismo são práticas importantes para os fiéis expressarem sua fé e se conectarem com o divino. Alguns dos principais rituais e elementos presentes no cristianismo são: 1. Ritos de passagem: São rituais que marcam momentos importantes na vida de um cristão, como o batismo, a confirmação e o casamento. 2. Liturgia: Refere-se a uma celebração religiosa pré-definida, que pode incluir rituais formais e elaborados, como a Missa Católica. A liturgia é considerada essencial e obrigatória em várias denominações cristãs. 3. Oração: A oração é um elemento central do culto cristão, sendo utilizada para louvar a Deus e pedir sua ajuda e favores divinos. Os cristãos costumam adotar posturas especiais, como ajoelhar-se, fechar os olhos e unir as mãos em súplica durante a oração. 4. Missa: A Missa, ou celebração da eucaristia, é a principal celebração religiosa da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa. Nela, os fiéis recebem o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma do pão e do vinho. 5. Culto cristão: O culto é considerado o ato central de identidade cristã ao longo da história. Muitos teólogos cristãos afirmam que o culto a Deus é fundamental para a compreensão da fé cristã. 6. Sermão: O sermão é um discurso sobre um tópico religioso apresentado por um padre, pastor ou pregador leigo. Geralmente, é baseado em um trecho da Bíblia e é considerado a "palavra de Deus" pelos fiéis. 7. Pai-Nosso: É a oração ensinada por Jesus aos seus seguidores, também conhecida como "Pater Noster". É a oração mais popular do culto cristão e serve como modelo para outras orações cristãs. 8. Púlpito: É uma plataforma elevada onde os sermões são realizados. Tradicionalmente, o púlpito está localizado no lado leste da nave da igreja, voltado para o centro. 9. Hinos: O canto de hinos sagrados é uma parte importante do culto cristão, permitindo que os fiéis expressem sua devoção e louvor a Deus. Esses são apenas alguns exemplos dos rituais e elementos presentes no cristianismo. Cada denominação cristã pode ter suas próprias práticas e tradições específicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais