Buscar

Questão 3/10 - Análise do Discurso Leia a passagem de texto: “Pêcheux foi um filósofo que se dedicou a estudar o discurso. Ele desempenhou um papel...

Questão 3/10 - Análise do Discurso
Leia a passagem de texto:
“Pêcheux foi um filósofo que se dedicou a estudar o discurso. Ele desempenhou um papel importante para a conexão de estudiosos da AD de diferentes universidades francesas. Sua obra de maior destaque foi a Analyse automatique du discours, publicada em 1969 e que ficou conhecida como AAD 69 (Pêcheux, 1997). O autor tinha como propósito o desenvolvimento de estudos interdisciplinares, no entanto essa visão não despertava a simpatia de grande parte dos pesquisadores das ciências humanas, na década de 1960.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Rota de aprendizagem da aula 3. Análise do Discurso, Curitiba, Intersaberes, 2021. p.9.
Considerando o trecho lido e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 3 de Análise do Discurso, sobre a vertente de análise de discurso de Pêcheux e suas características, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0

A Pêcheux em seus estudos se distancia da linguística, fazendo oposição entre os estudos da Análise do Discurso e a linguística.

B Pêcheux introduziu na Análise do Discurso conceitos novos, e levantou questões sobre a materialidade do discurso.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “Pêcheux foi um filósofo que se dedicou a estudar o discurso. Ele desempenhou um papel importante para a conexão de estudiosos da AD de diferentes universidades francesas. Sua obra de maior destaque foi a Analyse automatique du discours, publicada em 1969 e que ficou conhecida como AAD 69 (Pêcheux, 1997). O autor tinha como propósito o desenvolvimento de estudos interdisciplinares, no entanto essa visão não despertava a simpatia de grande parte dos pesquisadores das ciências humanas, na década de 1960. De acordo com Mazière (2007, p. 46), “A transdisciplinaridade e a epistemologia serão suas referências [de Pêcheux], mesmo que se trate de palavras que ele não usa, ou usa pouco [...]”. Pêcheux se interessava por


A Pêcheux em seus estudos se distancia da linguística, fazendo oposição entre os estudos da Análise do Discurso e a linguística.
B Pêcheux introduziu na Análise do Discurso conceitos novos, e levantou questões sobre a materialidade do discurso.

Essa pergunta também está no material:

analise de discurso
22 pág.

Teoria e Análise de Textos: Análise do Discurso Universidade do Oeste de Santa CatarinaUniversidade do Oeste de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Pêcheux introduziu na Análise do Discurso conceitos novos, e levantou questões sobre a materialidade do discurso."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais