Buscar

Com relação ao Estatuto do Idoso, analise as sentenças a seguir: I- O Estatuto do Idoso (aprovado em setembro de 2003) ampliou os direitos dos cid...

Com relação ao Estatuto do Idoso, analise as sentenças a seguir:

I- O Estatuto do Idoso (aprovado em setembro de 2003) ampliou os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Foi mais abrangente que a Política Nacional do Idoso (1994) que dava garantias à terceira idade. O Estatuto instituiu penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.
II- De acordo com a mudança ocorrida no estatuto em julho de 2017 "dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos". Além disso, ficou determinado que, "em todo atendimento de saúde, os maiores de 80 anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência". E que, "dentre os processos de idosos, dar-se-á prioridade especial aos maiores de 80 anos".
III- Com relação ao trabalho, é proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.
IV- Com relação à habitação, este item não foi contemplado no estatuto do Idoso vigente.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual5
6 pág.

Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "As sentenças I e III estão corretas." Isso porque a sentença I está correta ao afirmar que o Estatuto do Idoso ampliou os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos e instituiu penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos idosos. A sentença III também está correta ao afirmar que é proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais