Buscar

"A pesquisa se constitui num procedimento formal para a aquisição de conhecimento sobre a realidade. Exige pensamento reflexivo e tratamento cientí...

"A pesquisa se constitui num procedimento formal para a aquisição de conhecimento sobre a realidade. Exige pensamento reflexivo e tratamento científico. Não se resume na busca da verdade; aprofunda-se na procura de resposta para todos os porquês envolvidos pela pesquisa". (MEDEIROS, 2006, p. 49) MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006. Tão importante quanto as fontes utilizadas para a realização da pesquisa e o respeito aos métodos e técnicas científicas, é a forma como essas informações são registradas e apresentadas. Quanto à redação do trabalho acadêmico, pode-se afirmar que:


I - A escrita científica deve ser clara, objetiva e argumentativa.
II - Os assuntos apresentados no texto devem ser organizados de forma lógica, crescente, de modo a facilitar a compreensão por parte do leitor.
III - Sugere-se que o texto inicie com conceitos gerais, que permitem a compreensão do assunto de forma ampla, até chegar aos conteúdos específicos do estudo.
IV - A utilização de vocabulário técnico é indicada, entretanto é importante que o autor utilize também expressões coloquiais, facilitando o entendimento de pessoas que não estejam tão familiarizadas com o assunto.

Essa pergunta também está no material:

METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
9 pág.

Metodologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho citado, podemos afirmar que: I - A escrita científica deve ser clara, objetiva e argumentativa. II - Os assuntos apresentados no texto devem ser organizados de forma lógica, crescente, de modo a facilitar a compreensão por parte do leitor. III - Sugere-se que o texto inicie com conceitos gerais, que permitem a compreensão do assunto de forma ampla, até chegar aos conteúdos específicos do estudo. IV - A utilização de vocabulário técnico é indicada, entretanto é importante que o autor utilize também expressões coloquiais, facilitando o entendimento de pessoas que não estejam tão familiarizadas com o assunto. Essas são algumas características importantes na redação de um trabalho acadêmico, visando a clareza, organização e compreensão do leitor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais