Logo Passei Direto
Buscar
A diretora de uma escola contratou dois especialistas externos para elaborarem, sozinhos, o projeto pedagógico da escola. A escolha desses profissionais foi justificada, segundo ele, pelo conhecimento teórico que possuem, o que também garantiria sua formatação adequada. Segundo Veiga (1995), no texto “Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção coletiva”, a autora apresenta uma discussão sobre a construção do Projeto Político Pedagógico. No que se refere a essa discussão, analise as afirmativas a seguir.

I. A diretora encaminhou o procedimento de forma contrária ao recomendado, pois o Projeto Político Pedagógico é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
II. A principal possibilidade de construção do Projeto Político Pedagógico passa pela relativa autonomia da escola. Isto significa resgatar a escola como lugar público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva.
IV. É necessário decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para se atingir a almejada cidadania. Portanto, a diretora encaminhou o processo inadequadamente.
b) Estão corretas I, II e IV.
User badge image
Didaticamente

há 2 anos

User badge image
Didaticamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) Estão corretas I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Neli Silva

há 2 anos

I,II e IV

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um exercício de desconstrução da didática tradicional e de acordo com perspectivas construtivistas e progressistas, a sala de aula deve ser considerada:

I. todo e qualquer espaço no qual atividades de ensino e aprendizagem estejam ocorrendo.
III. um laboratório, o pátio da escola, um museu, uma oficina ou um estabelecimento industrial ou comercial no qual, por motivos educativos, o professor se encontra com seus alunos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem.
a) I e III.

De acordo com o autor apresentado, uma epistemologia de ação correlacional entre o sujeito, o objeto de conhecimento e o entorno sociocultural requer uma articulação crítica entre as várias dimensões a seguir. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os elementos conceituais referentes a cada uma.
1) Dimensão histórica
2) Dimensão política
3) Dimensão epistemológica
4) Dimensão pedagógica
(4) Trabalho construído socialmente no âmbito da especificidade da escola e em sua conexão historicizada com a sociedade e o contexto cultural. Dimensão pedagógica
(4) Conteúdo e forma do processo de gestão do ensino e da aprendizagem em suas correlações potenciais, em relação à prática sócio-pedagógica. Dimensão pedagógica
(3) Preocupação com as correlações forma/conteúdo, teoria/prática, objetividade/subjetividade, saber derivado da ação cotidiana e conhecimento científico. Dimensão epistemológica
(1) A revisão da escolarização, no seu todo, é um processo dinâmico entre passado, presente e futuro, a partir do entorno socioeducativo do momento em que a revisão ocorre. Dimensão histórica
(2) Opções por fins e compromissos com articulações para gestões de ações concretas. Dimensão política
(1) O reconhecimento das mudanças no processo de transformação na sociedade. Dimensão histórica
a) 4, 4, 3, 1, 2, 1.

(IFRN/2010) No Brasil, sob influência do Movimento Escolanovista na Educação nas primeiras décadas do século XX, a legislação educacional e os cursos de formação docente absorvem os ideários do movimento, pondo em pauta os modelos sociais tradicionais, reafirmando novos valores, como os direitos do ser humano, a dignidade, a justiça e a liberdade de pensamento. A didática, nessa conjuntura, tem seus fundamentos reconfigurados, passando a centrar-se


d) nos fundamentos da psicologia evolutiva e da psicologia da aprendizagem.

(IFRN/2010) No início da década de 30 do século passado, configurou-se no Brasil um movimento de educadores, cuja atuação foi importante na formulação da política educacional brasileira, na legislação e na prática escolar. Adeptos desse movimento educacional, como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Carneiro Leão, dentre outros, lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova cujo conteúdo,


d) propõe um plano de reconstrução educacional em nível nacional, objetivando a articulação entre todos os níveis de ensino e a democratização da educação.

(IFRN/2010) Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador de século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas, isto é, onde o ensino seja destinado a todos sem qualquer tipo de discriminação. As contribuições do pedagogo Comenius impulsionaram reflexões sobre a escola e o papel da educação na sociedade, instigando naquele contexto histórico a: I - busca por um método de ensino mais racional, ordenado e mais apropriado para garantir aos indivíduos o acesso aos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna.

I - busca por um método de ensino mais racional, ordenado e mais apropriado para garantir aos indivíduos o acesso aos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna.
III - em defesa de uma escola universal, partindo do pressuposto da natureza educável do homem e da necessidade de uma educação escolarizada para ele.
IV - construção de um projeto educativo que inclua todos os homens e a disposição de um saber universalizante que se encontra na base da formação humana.

(IFN/MG/2010) Aranha(1989), ao apresentar suas discussões, também faz críticas à instituição escolar e identifica, a partir dessas críticas, as tendências predominantes e suas manifestações na prática escolar. A partir dessa referência, relacione, a seguir, as tendências citadas com as afirmativas que as caracterizam:


(1) Metodologia centrada nas normas, regras prescritivas e na transmissão de verdades universais. As provas assumem um papel central na aprendizagem, havendo uma preocupação em “estudar o que será avaliado”. Educação Tradicional
(3) Intensificação na burocratização do ensino. As funções do professor foram inferiorizadas, de modo que ele se torna um executor de ordens vindas do setor de planejamento. Educação Tecnicista
(1) Aula expositiva, centrada no professor, na realização de exercícios de fixação, leituras e cópias pelos alunos. Educação Tradicional
(2) Avaliação compreendida como um processo válido para o próprio aluno e não para o professor, e, por isso, constitui apenas uma das etapas da aprendizagem e não o seu centro. Educação Escolanovista
(2) As atividades são centradas no aluno; a iniciativa e a espontaneidade são valorizadas, sendo respeitado o ritmo de cada um. Educação Escolanovista
(1) Caráter abstrato do saber e verbalismo; distanciamento da vida e dos problemas cotidianos. Educação Tradicional
(3) Insere a escola no molde de racionalização e produtividade típicas do sistema capitalista. Educação Tecnicista

A construção do Projeto Político Pedagógico da escola exige a definição de princípios, objetivos, estratégias e, acima de tudo, um trabalho coletivo para sua operacionalização. Numa perspectiva crítica e democrática, o Projeto Político Pedagógico da escola proporciona:

I. melhoria da organização pedagógica, administrativa e financeira da escola, bem como o estabelecimento de novas relações pessoais e interpessoais na instituição.
II. redimensionamento da prática pedagógica dos professores e formação continuada do quadro docente.
c) I e II.

Nos fragmentos apresentados, retirados do Texto 1, ficam expressas as críticas aos conteúdos desvinculados da realidade. Quanto à teoria progressista - que se contrapõe a este modelo - analise as alternativas a seguir:

I. O conteúdo a ser transmitido se baseia em informações objetivas que proporcionem, mais tarde, a adequada adaptação do trabalho. É nítida a preocupação com a transmissão do saber científico exigido pela moderna tecnologia.
II. É importante que a educação destinada ao povo não seja superficial e “aligeirada”, mas que seja possível oferecer conteúdos significativos, contextualizados e necessários para que se atinja uma consciência crítica frente às práticas sociais transformadoras.
III. A decisão sobre o que saber e o que fazer também está vinculada às necessidades sociais, o que requer apropriação de um conhecimento contextualizado e dinâmico.
e) II e III apenas.

(VUNESP/2013) Saviani (2010) faz menção a um momento na história das ideias pedagógicas no Brasil em que o Ensino Médio passou a ter “como objetivo a preparação dos profissionais necessários ao desenvolvimento econômico e social do país, de acordo com um diagnóstico da demanda efetiva de mão de obra qualificada.” Nesse trecho, o autor está referindo-se à pedagogia


d) tecnicista

(VUNESP/2013) Na perspectiva da avaliação mediadora, de acordo com Hoffmann, avaliar é, dentre outras coisas:


a) analisar teoricamente as manifestações dos alunos em situações de aprendizagem, para acompanhar suas hipóteses acerca de determinados assuntos.

(IFN/MG/2010)
“A ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra, desvinculada da atividade sócio-histórica. O planejamento do ensino é um processo que envolve discussões e questões, muitas vezes esquecidas no dia a dia docente, como as finalidades da educação, os princípios que fundamentam o projeto pedagógico da escola, seus objetivos e os compromissos dos professores com essas definições”(p.64).
VEIGA,Ilma Passos Alencastro (coord.). Repensando a Didática. 27 ed. Campinas, SP. Papirus, 2004.

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, de acordo com as discussão realizada no fragmento em questão, numa perspectiva crítica de educação, o planejamento do processo de ensino/aprendizagem deve ser:


I. (V) Assumido pelo professor como uma ação pedagógica comprometida com a totalidade do processo educativo, o qual, emergindo do social, a ele retorna, numa ação dialética.

Conforme o fragmento destacado acima, percebe-se que algo precisa ser feito em relação à contextualização dos conhecimentos. Uma das opções para a superação de modelos autoritários e fragmentados de educação tem sido a discussão dos enfoques interdisciplinares. Para Fazenda (1998, p.14) “A característica profissional que define o ser como professor alicerça-se preponderantemente em sua competência, interdisciplinarmente expressa na forma como exerce sua profissão.”

Em relação à interdisciplinaridade, todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:


d) A interdisciplinaridade estabelece um diálogo entre variadas formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrar e estabelecer as fronteiras dos diversos campos conceituais que não podem ser misturados, pois são antagônicos.

(TJPE,2009) Segundo CANDAU (1983), “A análise do papel da Didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a Didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão.”(p.12)
Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:


c) A Didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.

(VUNESP/2013) De acordo com Perrenoud (2000), “entre os recursos mobilizados por uma competência maior, encontram-se, em geral, outras competências de alcance mais limitado.”(p.10)
Assim, a cada competência principal, algumas competências mais específicas são associadas. Considere as seguintes competências específicas relativas à atuação docente:
I. estabelecer relações entre as atividades de aprendizagem propostas aos alunos e as teorias que lhes são subjacentes.


I. estabelecer relações entre as atividades de aprendizagem propostas aos alunos e as teorias que lhes são subjacentes.

III. planejar e propor situações de aprendizagem ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.
IV. observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem de acordo com uma abordagem formativa.

Em seu conjunto, elas fazem parte de uma das dez competências prioritárias à formação dos professores apontadas pelo autor, a saber:

c) administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. correta


17. (IFRN/2010) Considerando as diversas dimensões em que o processo de ensino e de aprendizagem se desenvolvem, é correto afirmar que a Didática assume um caráter político-social e técnico quando,

e) considera tanto os fatores que influenciam o aprendizado discente quanto a democratização do conhecimento, além de se preocupar com a seleção dos conteúdos, dos recursos, dos meios e da estruturação de uma aula. correta


18. Sobre os processos históricos da Didática, podemos afirmar que, para Comênio:

I. O maior objetivo da educação é possibilitar a união do homem com Deus.CORRETA
II. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.CORRETA
III. O professor deve ser visto como um profissional, não um missionário.CORRETA
IV. O desenvolvimento da Didática Magna seria um artifício universal para ensinar tudo a todos, e dela deriva a perspectiva do método único.CORRETA

Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
b. Todas as afirmativas estão corretas. CORRETA


19. Analise as afirmativas a seguir.

I. O princípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade.

PORQUE

II. O objetivo de Rousseau é não só planejar uma educação com vistas à formação futura, na idade adulta, mas, também, com a intenção de propiciar felicidade à criança enquanto ela ainda é criança. Marque a alternativa correta.

Escolha uma:
d. Ambas as afirmativas são verdadeiras.


Mais conteúdos dessa disciplina