Buscar

Leia o fragmento do texto de Marcos Bagno, em sua obra Preconceito linguístico, em seguida, faça o que se pede. “Contudo, a divergência está no fa...

Leia o fragmento do texto de Marcos Bagno, em sua obra Preconceito linguístico, em seguida, faça o que se pede.

“Contudo, a divergência está no fato de existirem pessoas que possuem um grau de escolaridade mais elevado e com um poder aquisitivo
maior que consideram um determinado modo de falar como o “correto”, não levando em consideração essas variações que ocorrem na língua.
Porém, o senso linguístico diz que não há variação superior à outra e isso acontece pelo ‘fato de no Brasil o português ser a língua da imensa
maioria da população, não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo’”. (BAGNO, 1999, p.
18)

De acordo com a leitura, podemos inferir, exceto:


a. Não há língua superior, há variedade linguística, que assim considerada é um importante elemento de inclusão, além de instrumento de afirmação da identidade de alguns grupos sociais, o que deve ser respeitado.
b. O aprendizado da língua portuguesa não deve estar restrito ao ensino das regras, as regras estão extintas.
c. Segundo Bagno, podemos afirmar que existe um tipo de variante que possa ser considerada superior à outra, já que o português é um bloco único, falado pela maioria dos nativos.
d. As variações linguísticas são incultas e estão alicerçadas na falta de estudo do povo.
e. A língua deve ser preservada e utilizada como um instrumento de opressão. Quem estudou mais e tem mais poder aquisitivo define os padrões linguísticos, definindo assim o que é correto e o que deve ser evitado na língua.

Essa pergunta também está no material:

AP1 FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS - PÓS-GRADUAÇÃO
7 pág.

Fonética e Fonologia do Português Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a leitura do fragmento do texto de Marcos Bagno, podemos inferir que a alternativa c. "Segundo Bagno, podemos afirmar que existe um tipo de variante que possa ser considerada superior à outra, já que o português é um bloco único, falado pela maioria dos nativos" é a única que não condiz com o texto. Bagno defende que não há uma variante superior à outra e que a língua portuguesa no Brasil não é um bloco compacto e homogêneo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais