Segundo o Project Management Institute (1998), um projeto é um esforço temporal assumido por uma equipe de trabalho para criar um único produto ou serviços. Em relação à característica temporal, assinale a alternativa correta:
A. Significa que o conjunto de atividades deve ter sempre o enfoque no tempo, contudo, sem determinar começo e fim dos projetos. B. Significa que o conjunto de atividades deve ter sempre o enfoque no planejamento, com objetivos específicos, prazos e recursos determinados; C. Significa que todo o projeto tem um começo e um final definidos; D. Significa que todo o projeto tem somente um começo definido; E. Significa que o produto ou o serviço é diferente, em alguma forma identificável, de outros produtos ou serviços que possam ser similares;
A análise situacional passada, presente e futura é fundamental para qualquer projeto de marketing, e para a forma como o empreendimento irá se adequar a ela. Esse tipo de análise é mais bem desenvolvida pelos métodos SWOT. A partir desse conceito, com base no material estudado, assinale a alternativa que caracteriza corretamente o significado do método SWOT:
A. strengths (ameaças externas enfrentadas pela organização); weaknesses (pontos fracos internos da organização); opportunities (oportunidades externas que possam surgir); e threats (pontos fortes internos da organização). B. strengths (pontos fortes internos da organização); weaknesses (pontos fracos internos da organização); opportunities (ameaças internas que possam surgir); e threats (ameaças externas enfrentadas pela organização). C. strengths (pontos fortes internos da organização); weaknesses (pontos fracos internos da organização); e threats (ameaças externas enfrentadas pela organização). D. strengths (pontos fracos internos da organização); weaknesses (pontos fortes internos da organização); opportunities (oportunidades externas que possam surgir); e threats (ameaças externas enfrentadas pela organização). E. strengths (pontos fortes internos da organização); weaknesses (pontos fracos internos da organização); opportunities (oportunidades externas que possam surgir); e threats (pontos fortes internos da organização).
Durante um evento, alguns protocolos devem ser seguidos. Com base no material de estudo, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a ordem dos discursos e a ordem de precedência em um evento:
A. A ordem em que as autoridades falam é rigorosamente igual a ordem geral de precedência. Na hora dos discursos a ordem é igual, contudo, esse tipo de protocolo não deve ser seguido, já que todos são autoridades e podem ser chamados em um único momento, podendo esse protocolo sem dispensado. B. A ordem em que as autoridades falam é rigorosamente igual a ordem geral de precedência. Exemplificando: quando vamos compor a mesa diretiva (mesa das autoridades) convidamos primeiro o governador, depois o prefeito e por último o vereador. Na hora dos discursos a ordem é igual. C. A ordem em que as autoridades falam é rigorosamente inversa a ordem geral de precedência. Exemplificando: quando vamos compor a mesa diretiva (mesa das autoridades) convidamos primeiro o vereador, depois o prefeito e por último o governador. Na hora dos discursos a ordem é essa, fala primeiro o vereador, em seguida o prefeito e, por último, o governador. D. A ordem em que as autoridades falam é rigorosamente identica a ordem geral de precedência. Exemplificando: quando vamos compor a mesa diretiva (mesa das autoridades) convidamos primeiro o prefeito, depois o govenador e por último o vereador. Na hora dos discursos a ordem é inversa, fala primeiro o vereador, em seguido o governador e por último o prefeito. E. A ordem em que as autoridades falam é rigorosamente inversa a ordem geral de precedência. Exemplificando: quando vamos compor a mesa diretiva (mesa das autoridades) convidamos primeiro o governador, depois o prefeito e por último o vereador. Na hora dos discursos a ordem é inversa, fala primeiro o vereador, em seguida o prefeito e, por último, o governador.
Nunca é demais enfatizar a necessidade crucial de uma liderança eficaz e carismática para qualquer evento de sucesso. É preciso definir o caminho e assumir a liderança. O sucesso é impossível sem um capitão, e é certo que um evento sem um timoneiro irá naufragar. Nesse sentido, em relação à liderança, levando em consideração o material estudado, analise os itens a seguir: I - A liderança é uma influência interpessoal, exercida em situações críticas e direcionada pelo processo de comunicação, rumo à realização de uma ou várias metas determinadas; II - O gestor deve ser inacessível, analista, entusiasta, diligente, dentre outras características; III - O único estilo totalmente inadequado para os eventos é o Liberal, já que, sem alguém no leme, o evento pode desandar ou, no mínimo, ficar à deriva; IV – Um líder totalmente ditador seria inaceitável, especialmente quando há voluntários envolvidos, e uma abordagem dogmática será ineficiente na maioria das situações, muitas vezes causando mais problemas do que avanços; V - Uma postura positiva, mas democrática e pragmática, por parte da liderança, costuma ser a forma para obter um certo grau de controle, juntamente com a unidade de propósitos. É correto apenas o que se afirma em:
A. I e II apenas; B. II, III, IV e V; C. III e IV apenas; D. I, III, IV e V; E. IV e V apenas;