Buscar

A hipófise é uma neuroglândula localizada no interior do crânio, no osso mais central do neurocrânio — o osso esfenoide. Essa glândula está bem pró...

A hipófise é uma neuroglândula localizada no interior do crânio, no osso mais central do neurocrânio — o osso esfenoide. Essa glândula está bem próxima a várias estruturas vasculares e nervosas. É importante para o estudante da área da saúde o reconhecimento das estruturas que cercam a hipófise, pois, no caso de um processo expansivo, como um tumor hipofisário, os sintomas podem estar relacionados a essas estruturas, que podem ser comprimidas pelo tumor.

A Figura A é uma representação da parte superior da base do crânio em um corte transversal e a Figura B, uma vista interna do crânio em um corte sagital mediano:

A) Indique, com um círculo, a glândula hipófise nas duas imagens.

B) Quais estruturas estariam em risco em uma cirurgia de retirada de tumor hipofisário?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Na Figura A, a glândula hipófise está localizada na região indicada pelo círculo. B) Em uma cirurgia de retirada de tumor hipofisário, as estruturas que podem estar em risco são os nervos ópticos, o quiasma óptico, a artéria carótida interna e o seio cavernoso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais