Buscar

O Prof. Sílvio de Almeida, ao citar Ellen Meiksins Wood, explica o “racismo moderno” da seguinte forma: "O racismo moderno é diferente, uma concepç...

O Prof. Sílvio de Almeida, ao citar Ellen Meiksins Wood, explica o “racismo moderno” da seguinte forma: "O racismo moderno é diferente, uma concepção mais viciosamente sistemática de inferioridade intrínseca e natural, que surgiu ao final do século XVII e início do século XVIII, culminando no século XIX, quando adquiriu um esforço pseudocientífico de teorias biológicas de raça, e continuou a servir como apoio ideológico para a opressão colonial mesmo depois da abolição da escravidão".

É nesse sentido a peculiaridade principal do racismo brasileiro: ele se expressa cada vez de forma mais velada e mais naturalizada nas relações sociais. Juntamente com o mito da “democracia racial”, que se ocuparia em blindar o discurso oficial do Estado, nas ações do Estado – especialmente através de seu aparato punitivo –, seria o “racismo científico”, propagado pelo Positivismo, o responsável por manter a tendência do sistema penal brasileiro direcionada aos corpos negros.

Considerando os impactos do “racismo científico” e do mito da “democracia racial” nas relações sociais da sociedade brasileira e seus impactos no âmbito penal, julgue as afirmativas a seguir.

I – O racismo é uma patologia, um comportamento anormal e “irracional”, consistindo em um fenômeno ético ou psicológico, de caráter individual ou coletivo, a ser combatido no âmbito jurídico através de sanções penais ou civis.

II – A “democracia racial” foi responsável por libertar o seguimento negro da sociedade de seu passado marcado por uma tradição de opressão, já que, a partir dessa ideia como unificadora da população brasileira, negros, brancos e índios passam a viver em paridade de direitos no Brasil.

III – O “racismo científico” foi a corrente de pensamento criminológico que, pautada nas ideias da Escola Positivista, defendia que a raça determinava a predisposição para a criminalidade, e considerava que os afrodescendentes eram mais “degenerados”.

De acordo com as afirmativas expostas, é correto o que se afirma em

I e II apenas.

II e III apenas.

I e III apenas.

III apenas.

Todas as afirmativas estão corretas.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as afirmativas expostas, é correto o que se afirma em: I e III apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais