Buscar

Sobre a Escola Positivista e o “racismo criminológico”, julgue as afirmativas a seguir:


 


I – As vertentes positivistas do pensamento criminológico, que focam no estudo do delinquente para explicar o fenômeno criminal, surgem influenciadas pela teoria fisionomista e frenologista, através das quais se compreendia que características físicas, anatômicas e psíquicas do indivíduo delinquente poderiam estar relacionadas à prática de comportamentos criminais.


II – Para as vertentes de pensamento atreladas à Escola Positivista, o delinquente era compreendido como o principal objeto de estudo que possibilita a explicação da criminalidade, empregando metodologias científicas objetivas, próprias das ciências naturais, para legitimar medidas e interpretações criminais discriminatórias.


III – O Positivismo foi uma vertente do pensamento criminológico fruto da sociedade de sua época, que empregou métodos científicos seguros e adequados para a compreensão da criminalidade e identificou as causas e consequências do crime de acordo com a realidade do século XIX.


IV – O período positivista do pensamento criminológico foi, posteriormente, intitulado de “criminologia racista” pois suas teorias legitimavam a discriminação e o preconceito, especialmente, entra as diferentes raças, justificando falas e medidas racistas sob a proteção de um suposto cientificismo das ciências criminológicas.


Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:


II, III e IV apenas.

I, II e IV apenas.

I, III e IV apenas.

I, II e III apenas.

Todas as afirmativas estão corretas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais